.
1º Grande Prêmio Automobilístico Getúlio Vargas – 1941
O 1º Grande Prêmio Automobilístico Getúlio Vargas foi uma prova de longo percurso que aconteceu no Brasil em 1941.
Os pilotos percorreram 3.371 quilômetros por estradas diversas, tanto em estado precário e também em boas condições, pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e terminando no ponto de partida, na cidade do Rio de Janeiro. Foram sete etapas em sete dias de árdua competição entre os dias 22 e 29 de junho de 1941, com um dia de descanso na quarta-feira dia 25 de junho.
História
Em 1941 a Europa estava imersa na Segunda Guerra Mundial, os participantes de competições automobilísticas ficaram sem um local apropriado, sendo disponível apenas a América do Sul; livre para praticarem a paixão pelos velozes carros de corrida.
Nesta época, o Brasil já tinha um Grande Prêmio famoso, o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, mas faltava uma prova de resistência, tal como a francesa Le Mans ou a desafiadora Mille Miglia italiana, além do pioneiro Rally de Monte Carlo que estavam paralisadas devido a segunda guerra. Com isso, a ditadura Vargas resolveu criar uma prova assim, colocando o nome de Getúlio.
Percurso
- Rio de Janeiro a Belo Horizonte (541 Km.) – 22/06/1941, vencida pelo argentino Oscar Galvez.
- Belo Horizonte a Uberaba (606 Km.) – 23/06/1941, vencida pelo mesmo argentino em seu Ford V8 com 3662cc.
- Uberaba a Goiânia (547 Km.) – 24 de junho de 1941, vencida pelo também argentino e futuro pentacampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio, com seu Chevrolet 3548cc.
- Goiânia a Barretos (592 Km.) – 26/06/1941, o termo Barretos coube bem, o trecho com mais barro de todos, vencida por Fangio.
- Barretos a Poços de Caldas (512 Km.) – 27/06/1941, Fangio venceu e Galvez em segundo, na verdade as vitórias até agora só foram entre eles dois, e o resto dos carros?
- Poços de Caldas a São Paulo (490 Km.) – 28/06/1941, vencida pelo brasileiro Julio Vieira em seu Ford V8.
- São Paulo ao Rio de Janeiro (443 Km.) – 29/06/1941, vencida por Oscar Galvez e Fangio em segundo.
.
O vencedor final, somando todos os dias da competição, foi Juan Manuel Fangio, com Galvez em segundo. Os argentinos fizeram os brasileiros passarem vergonha numa competição que levava o nome do presidente.
Além de Fangio e Galvez, participou o piloto italiano, Fioravante Triavolino, acostumado com a Mille Miglia italiana, não imaginava a difícil corrida que teria aqui; chegando em oitavo no primeiro trecho e sumiu completamente nos demais.
.
O embaixador argentino Labougle com os pilotos Oscar Garcez e Juan Manuel Fangio (abraçados). Na outra foto o piloto uruguaio Jorge Mantero ao lado do seu Ford V-8.
.
Fonte: Wikipédia e sites relacionados
.
Marcus Vinicius
.
.
27/junho/2024