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O cartaz anuncia a competição em maio, mas os relatos descrevem em junho de 1941

1º Grande Prêmio Automobilístico Getúlio Vargas – 1941

1º Grande Prêmio Automobilístico Getúlio Vargas foi uma prova de longo percurso que aconteceu no Brasil em 1941.

Os pilotos percorreram 3.371 quilômetros por estradas diversas, tanto em estado precário e também em boas condições, pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e terminando no ponto de partida, na cidade do Rio de Janeiro. Foram sete etapas em sete dias de árdua competição entre os dias 22 e 29 de junho de 1941, com um dia de descanso na quarta-feira dia 25 de junho.

História

Em 1941 a Europa estava imersa na Segunda Guerra Mundial, os participantes de competições automobilísticas ficaram sem um local apropriado, sendo disponível apenas a América do Sul; livre para praticarem a paixão pelos velozes carros de corrida.

Nesta época, o Brasil já tinha um Grande Prêmio famoso, o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, mas faltava uma prova de resistência, tal como a francesa Le Mans ou a desafiadora Mille Miglia italiana, além do pioneiro Rally de Monte Carlo que estavam paralisadas devido a segunda guerra. Com isso, a ditadura Vargas resolveu criar uma prova assim, colocando o nome de Getúlio.

Percurso

  1. Rio de Janeiro a Belo Horizonte (541 Km.) – 22/06/1941, vencida pelo argentino Oscar Galvez.
  2. Belo Horizonte a Uberaba (606 Km.) – 23/06/1941, vencida pelo mesmo argentino em seu Ford V8 com 3662cc.
  3. UberabaGoiânia (547 Km.) – 24 de junho de 1941, vencida pelo também argentino e futuro pentacampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio, com seu Chevrolet 3548cc.
  4. GoiâniaBarretos (592 Km.) – 26/06/1941, o termo Barretos coube bem, o trecho com mais barro de todos, vencida por Fangio.
  5. BarretosPoços de Caldas (512 Km.) – 27/06/1941, Fangio venceu e Galvez em segundo, na verdade as vitórias até agora só foram entre eles dois, e o resto dos carros?
  6. Poços de CaldasSão Paulo (490 Km.) – 28/06/1941, vencida pelo brasileiro Julio Vieira em seu Ford V8.
  7. São Paulo ao Rio de Janeiro (443 Km.) – 29/06/1941, vencida por Oscar Galvez e Fangio em segundo.

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O vencedor final, somando todos os dias da competição, foi Juan Manuel Fangio, com Galvez em segundo. Os argentinos fizeram os brasileiros passarem vergonha numa competição que levava o nome do presidente.

Totalmente restaurado, o Chevrolet Coupé 1940 que venceu a “Prova Presidente Getúlio Vargas” em junho de 1941 é uma das joias em exposição no Museu Juan Manuel Fangio, na cidade de Balgarce, vizinha ao balneário de Mar del Plata. Foto: Museo Fangio

Além de Fangio e Galvez, participou o piloto italiano, Fioravante Triavolino, acostumado com a Mille Miglia italiana, não imaginava a difícil corrida que teria aqui; chegando em oitavo no primeiro trecho e sumiu completamente nos demais.

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O embaixador argentino Labougle com os pilotos Oscar Garcez e Juan Manuel Fangio (abraçados). Na outra foto o piloto uruguaio Jorge Mantero ao lado do seu Ford V-8.

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Fonte: Wikipédia e sites relacionados

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Marcus Vinicius

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27/junho/2024

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