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O início de tudo foi em 1874, quando George Singer começou a fabricação de bicicletas em Coventry, Inglaterra. Em 1901 passou a fabricar veículos motorizados e veículos comerciais; denominando a empresa de Singer Motor Co.

Bicicletas 

Foto ilustrativa

Singer foi inspirado pelo ciclista George Dominy a produzir uma bicicleta mais segura que o padrão da época, juntando os garfos dianteiros, uma inovação. 

Foto ilustrativa

Um novo modelo surgiu em 1879, com uma roda traseira grande e rodas dianteiras pequenas que podiam ser dobradas para o lado, e em 1885 um triciclo, com rodas traseiras acionadas por corrente, que também apresentava freio de mão, desenhado por Singer.

Foto ilustrativa

Por volta de 1888, Singer lançou o Rational, um modelo com moldura de diamante e rodas do mesmo tamanho, cada uma com cerca de 76 cm de diâmetro. Também oferecia guidão removível e roda traseira removível.  Embora mais seguro, seu desempenho foi prejudicado. No entanto, provou ser popular entre os ciclistas. 

Motores, veículos de três rodas e motocicletas 

A Singer Cycle iniciou a produção de veículos motorizados em 1901, adquirindo os direitos de fabricação da Perks & Birch Motor Wheel, um motor de um cilindro contido em uma roda de alumínio com raios; conhecida como roda motorizada.

Era um quatro tempos de 222cc com característica única; o motor, o tanque de combustível, o carburador e o magneto de baixa tensão estavam todos alojados em uma roda raiada de liga fundida de dois lados. Foi provavelmente a primeira bicicleta a motor com ignição magnética. O design foi usado pela Singer & Co na roda traseira e depois na roda dianteira de um triciclo. (vendo a foto a gente entende)

1913

Em 1904, desenvolveu uma gama de motocicletas mais convencionais que incluíam 346cc dois tempos e, a partir de 1911, modelos com válvulas laterais de 299cc e 535cc. Em 1913, a Singer & Co ofereceu um modelo feminino de moldura aberta. 

Foto ilustrativa

Corrida de moto

Em 1909 Singer & Co inscreveu várias motos em corridas e também no Isle of Man Senior TT em 1914. Em 1912 o piloto George E. Stanley quebrou o recorde de uma hora no autódromo de Brooklands em uma motocicleta Singer, tornando-se o primeiro piloto em uma motocicleta de 350cc a percorrer mais de 60 milhas (97 km) em uma hora.

A Singer & Co parou de fabricar motocicletas com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Tricar

O primeiro tricar de Singer foi o Tri-Voiturette , oferecido em dois modelos, o Número 1 com passageiro voltado para trás e o Número 2, com o passageiro voltado para frente.

No Cordingly Show de 1902, no Islington Agricultural Hall, Singer mostrou duas variantes comerciais do Tri-Voiturette, o Motor Carrier, uma para comerciantes e outra para leiteiros.

O Tri-Voiturette foi substituído por outro Tricar, que tinha duas rodas dianteiras e uma traseira motriz, mais potência e com o passageiro agora na frente do motorista.

Um Singer Tricar foi pilotado por Muriel Hind no Land’s End to John O’Groats Trial de 1906, com a pioneira da aviação Hilda Hewlett como passageira e mecânica. Ela também dirigiu um Tricar no trajeto de 24 horas de Londres a Edimburgo, fazendo um bom tempo sob chuva torrencial.

Automóveis 

Singer fez seu primeiro carro de quatro rodas em 1905, projetado pelo engenheiro escocês Alexander Craig; era uma variante de um projeto que ele havia feito para Lea-Francis com motor de 2 cilindros.

A Singer Motor Co foi a primeira a fabricar um carro pequeno e econômico na Alemanha, uma réplica de um carro grande, mostrando ser prático, com motor de quatro cilindros e dez cavalos de potência, o Singer Ten foi lançado no Cycle and Motor Cycle Show de 1912 em Olympia. 

Singer Ten 1913

O novo 10/26 substituiu o antigo 10 em 1924; oferecia um motor de 1.308cc e um estilo modernizado. Foi oferecido em vários modelos, desde o popular de quatro lugares até o Saloon Limousine Del Luxe.

10/26

Em 1922 o primeiro seis cilindros de Singer, era um 1999cc com cabeçote fixo. Este novo 15 usava um chassi muito semelhante ao do 10, e tinha uma característica interessante, um bagageiro retrátil. Em 1924. As vendas dos 15 foram “modestas”.

Junior

No Salão do Automóvel de Londres de 1926, a Singer estreou o Junior, movido por um motor OHV 848cc.

Singer Junior 1929

Na década de 1920, as vendas da Singer aumentaram continuamente. Em 1928 a Singer era a terceira maior fabricante de automóveis da Grã-Bretanha, depois de Austin e Morris. Em 1926, fabricaram 9.000 carros; em 1929 com sete fábricas e 8.000 funcionários, eles produziram 28.000 carros.

Junior Nine 1933

Em 1932 Leo J. Shorter tornou-se engenheiro-chefe; com mais dois outros designers criaram o novo Sports Nine, estreando no Salão do Automóvel de Londres naquele mesmo ano. Devido às dificuldades de fabricação tornou-se um carro incrivelmente raro, denominado “Junior-Nine”. Os números de produção são desconhecidos e sabe-se que apenas 8 sobreviveram.

Eleven 1934

Eleven foi lançado em 1934 e foi muito inovador em sua classe ao incluir o acoplamento fluido “Fluidrive” sem embreagem e suspensão dianteira independente.

Roadster 1954

Após a Segunda Guerra Mundial, o novo Roadster e os sedãs Ten e Twelve retornaram à produção com poucas alterações. Em 1948, apareceu o primeiro carro aerodinâmico de Singer, o SM1500.

SM1500 – 1952

Em 1956 estavam em dificuldades financeiras, com isso foi vendida para  os Irmãos Rootes. A marca Singer foi absorvida pelo Grupo Rootes, resultando no lançamento do sofisticado Singer Gazelle.

Gazelle

Em 1970 a Rootes também estavam com dificuldades financeiras, foi vendida para a corporação americana Chrysler. Em abril de 1970 o último Singer saiu da linha de montagem, foi uma versão sofisticada do Hillman Imp com motor traseiro , chamado Chamois.

Chamois

O local da fábrica da Singer em Coventry é agora ocupado pela Singer Hall, uma residência universitária da Universidade de Coventry .

Imagem ilustrativa

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Fonte: Wikipédia e Sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas: “devido à época dos acontecimentos, as fotos quase não existem

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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20/05/2024

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