.

.

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, Aston Martin Lagonda A Global Holdings plc é um fabricante britânico independente de carros esportivos de luxo

Logo de 1932

 O nome da marca é derivado do nome de um dos fundadores da empresa, Lionel Martin, e uma referência a montanha de Aston Hill, perto de Aston Clinton, Buckinghamshire no Reino Unido.

Lionel Martin

O primeiro carro a ser chamado de Aston Martin foi criado por Martin ao encaixar um motor de quatro cilindros no chassi de uma Isotta Fraschini de 1908.


Aston Martin Coal Scuttle (1915)

Atualmente a sede e o principal local de produção estão em Gaydon , Warwickshire , Inglaterra, ao lado de um dos centros de desenvolvimento da Jaguar Land Rover no local de uma antiga base aérea RAFV Bomber

Depois da Primeira Guerra Mundial, a Aston Martin adquiriu novas instalações na Abingdon Road, em Kensington, e um novo carro foi apresentado em 1920.

Aston Martin 1920

Em 1922 a Aston Martin produziu carros para competir no Grande Prêmio da França, estabelecendo os recordes mundiais de velocidade e resistência em Brooklands.

Grande premio da França – 1922

Até 1924 aproximadamente 55 carros foram construídos para venda em duas configurações: chassi longo e chassi curto, ano em que a empresa faliu. Neste mesmo ano foi comprada por Lady Dorothea Charnwood, sob a direção de seu filho, mas em 1925 entrou em dificuldades financeiras novamente.

Aston Martin – 1924

Num projeto de recuperação da empresa, entre 1926 e 1937 Augustus Bertelli diretor técnico e designer dos novos Aston Martins, conhecidos como “carros Bertelli”, sendo o 1½-litro “T-type”, “Internacional”, “Le Mans”, “MKII” e seu derivado de corrida, o “Ulster”, e o 2-litro 15/98 e seu derivado de corrida, o “Speed Modelo”, (na maioria carros esportivos abertos de dois lugares), participaram de diversas competições automobilísticas.

24 horas de Le Mans – 1933

Mais problemas financeiros em 1932 e depois de nova reestruturação na direção da empresa, em 1936 a Aston Martin decidiu concentrar seus esforços em carros de rua, produziu aproximadamente 700 até a Segunda Guerra Mundial interromper o trabalho, então a produção mudou para componentes de aeronaves durante a guerra.

Aston Martin – 1938

Em 1947 a David Brown Limited, comprou a Aston Martin, em abril de 1950 foi anunciado a produção planejada de seu protótipo Le Mans para ser chamado deDB2, seguido pelo DB2/4 em 1953, o DB2 /MkII em 1955, o DB Mark III em 1957 e o 3,7L DB4 em 1958 com estilo italiano.

Aston Martin DB2 – 1951
Aston Martin DB2/4 MKIII 1958
Aston Martin DB4 – 1958

 Em 1963 foi lançado o famoso DB5, carro usado por James Bond no filme “007 contra Goldfinger” de 1964 estrelado por “Sean Connery”

007 CONTRA GOLDFINGER – 1964

Aston manteve fiel ao seu estilo com o DB6 (1965-1970) e o DBS (1967-1972).

Aston Martin DB6 – 1966
Aston Martin DBS – 1969

A história financeira da Aston Martin foi muito complicada, se eu for explicar aqui vai ser muito longa, por isso vamos falar dos carros. Em setembro de 1975 mais um novo proprietário, agora com o nome de “Aston Martin Lagonda Limited” empregando 100 funcionários, e em 1977 foi apresentado o V8 Vantage.

Aston Martin V8 Vantage – 1977

Em 1978, o lançamento do V8 Volante Conversível

Aston Martin V8 Volante Conversível – 1978

Em 1980 foi a vez do Lagonda

Aston Martin Lagonda – 1980

Em 1992 o lançamento do Aston Martin Vantage

Aston Martin Vantage – 1992

Em 1993, dando sequencia na linha DB, lança do DB7

Aston Martin DB7 – 1993

Em 1991 a Ford assume a Aston Martin, investindo em novas manufaturas e aumentando a produção. Em 1994 a Ford abriu uma nova fábrica em Banbury Road para fabricar o DB7, tornando-se o carro chefe da marca. Em 1995 a Aston Martin produziu um recorde de 700 carros e a gama DB7 foi renovada com a adição de modelos V12 Vantage mais potentes em 1999.

Aston Martin DB7 V12 Vantage – 1999

Em 2001 a Aston Martin apresentou o Vanquish, com motor V12.

Aston Martin Vanquish – 2001

No Salão do Automóvel de Detroit em 2003, a Aston Martin apresentou o concept car “AMV8 Vantage”, lançado em 2005, resgatando o clássico motor V8, dando mais competitividade a Aston Martin.

Aston Martin AMV8 Vantage – 2005

Lançado também em 2003 o DB9 coupé, substituiu do DB7.

Aston Martin DB9 – 2003

O DB9 Volante Conversível foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 2004.

Aston Martin DB9 Volante Conversível – 2004

A Aston Martin voltou ao automobilismo em 2005 com o DBR9, uma nova divisão foi criada chamada Aston Martin Racing. 

Aston Martin DBR9 – 2005

Em 12 de março de 2007 mais um dono, um consórcio liderado pelo presidente da Prodrive , David Richards, comprou a Aston Martin por 475 milhões de libras (US$ 848 milhões).

Em setembro de 2008, a Aston Martin anunciou o renascimento da marca Lagonda , propondo um carro conceito a ser exibido em 2009. Os primeiros carros foram programados para produção em 2012.

Aston Martin Lagonda (prototipo)

Os primeiros grand tourers de quatro portas Rapide saíram da fábrica de Magna Steyr em Graz na Áustria em 2010.

Aston Martin Rapide – 2011

2011 – Aston Martin Cygnet

Aston Martin Cygnet – 2011

Em 2012 lançado o Aston Martin V12 Zagato


Martin V12 Zagato – 2012

Em 2015 mais um super carro, o Vulcan

Aston Martin Vulcan – 2015

Aston Martins atualmente em produção

Aston Martin Rapide

Aston Martin Rapide S

Aston Martin DB11

Aston Martin Vantage

Aston Martin DBS Superleggera

Leiloado por US$ 22,5 milhões, o primeiro dos cinco exemplares do DBR1 montados para competir em Le-Mans no final dos anos 1950.

A Aston Martin realmente é uma marca surpreendente, reconhecida pelos seus produtos, pela sua história, pela credibilidade, pela visibilidade em todo o mundo, também pela capacidade de recuperação em todas as suas dificuldades financeiras. Considerando tudo isso hoje a empresa é avaliada em 5 bilhões de libras (US$ 6,4 bilhões)

.

  • Matéria de Marcus Vinicius
  • Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
  • Fotos meramente ilustrativas

.

.

Matéria de abril/2019

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *