A PLACA PRETA ou placa de colecionador, sendo o nome oficial, é utilizada em veículos registrados no Brasil, indicando que os mesmos têm 30 anos ou mais de fabricação e mantém suas características originais e são considerados de valor histórico.

A utilização da Placa Preta iniciou em 1997, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para que o veículo receba o Certificado de Originalidade, terá que ser avaliado por um Clube de colecionadores credenciado pelo Denatran ou pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Um especialista avaliará a mecânica, parte elétrica, visual externo e interior. A cada item mal conservado ou não original, pontos são cortados e se passar de 20% o veículo não terá direito ao certificado.

Se o seu carro for Placa Preta, preste atenção: Após a certificação, o carro não poderá ser modificado sem a autorização do Detran.

A Placa Preta é uma espécie de “troféu” dado aos carros que mantiveram o mínimo de 80% de originalidade e conservação por 30 anos ou mais. Seus proprietários os exibem com orgulho e satisfação, tanto por ter uma joia nas mãos quanto por conseguir preservar um capítulo da história contada sobre 4 rodas.

A placa preta atual
Em 2018, quando vigorou a Resolução 729/2018, a placa de colecionador foi estabelecida na cor Cinza Prata (Swop Pantone Grey), a mudança foi duramente criticada por apreciadores do modelo tradicional, em fundo preto.

Em dezembro de 2021 uma alteração feita pelo Contran estabeleceu uma nova placa com fundo preto destinada a veículos de coleção. Por estar fora das especificações originais do Mercosul, que estabeleceu o fundo sempre branco, esse novo modelo com fundo preto, está restrito ao território brasileiro. Para viagens pelo Mercosul ou pelo exterior em geral é obrigatório o uso do modelo anteriormente adotado.

Carros com placa preta sempre chamam a atenção, seja pelo próprio modelo, pelo estado de conservação ou simplesmente por ter a placa, que é considerada como um prêmio para o automóvel.

Essa placa representa aos carros a sustentação da originalidade dos automóveis ao longo dos anos. Hoje em dia, não é tão difícil ter um veículo com esse atributo, já que muitos populares entraram para o “clube dos 30”.

.

Matéria de Marcus Vinicius
.

.

.

.
25/02/2025
Faltou a foto de um Ford ou uma Oldsmobile aí, meu amigo. Parabéns
Parabéns pela reportagem. Não sabia o porquê da placa com fundo preto/branco.
Bom dia a todos
Gostei das explicações. Legal. Abs.