.
Hoje vamos conhecer os automóveis produzidos pela Avions Voisin e destacar suas inovações na construção dessas incríveis máquinas.
A Avions Voisin foi criada em 1906 pelos irmãos “Charles e Gabriel Voisin”. Inicialmente construía aviões e em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial, a empresa se converteu à construção de automóveis, até 1939. Em apenas 20 anos a Voisin projetou e produziu verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Os carros eram equipados com um motor totalmente novo para a época, do tipo Knight sem válvula, produzidos na fábrica de Issy-les-Moulineaux, um bairro industrial no sudoeste de Paris na França.
Gabriel Voisin, estudou belas artes em Lyon, fã de mecânica desde a infância, foi um personagem atípico e intransigente, além de participar do desenvolvimento do novo motor também revolucionou usando muitos materiais leves na construção dos automóveis, como o alumínio.
O primeiro carro da marca foi o M1, produzido entre 1919 e 1920 num total de 100 unidades.
O C4 foi o carro que deu notoriedade à marca; neste modelo ficou evidente o símbolo que se tornaria marcante em seus futuros modelos, uma pomba cromada com as asas para cima sobre o radiador.
Um dos designs mais impressionantes da empresa foi o carro de Grand Prix da Voisin Laboratoire de 1923; um dos primeiros carros a usar chassi monocoque, e uma pequena hélice montada no radiador para acionar a bomba de resfriamento. Vamos explicar o que é chassi Monocoque: É o primo rico do tipo tubular, normalmente aplicado em carros de competição e superesportivos; seu trunfo consiste no melhor comportamento dinâmico possível, rigidez excepcional na torção, segurança veicular e pode ser feito sob medida para uma pessoa.
Voisin C7 de 1927, reparem nas malas para bagagem nos para-lamas dianteiros e na traseira.
O estilo Voisin é caracterizado pela carroceria que Gabriel Voisin desenvolveu com seu colaborador André Noël; priorizando leveza, distribuição de massa, espaço para bagagem e linhas angulares acentuadas. Os modelos da década de 1930 eram notavelmente baixos.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Voisin foi entregue ao seu principal credor, o fornecedor de motores Gnome & Rhône, que por sua vez foi nacionalizada em 1945, passando a ser dirigida pelo estado .
Um “Biscooter Voisin”, projeto de Gabriel Voisin em 1940 foi apresentado no Paris Motorcycle and Bicycle Show de 1950, uma voiturette para 2 pessoas destinada à era empobrecida do pós guerra com motor de 125 cc. Apenas a Espanha se dispôs a produzi-lo, cerca de 12.000 foram montados na Catalunha, entre 1953 e 1960.
Este é o magnífico Voisin C25 Aerodyne de 1934, apenas 28 unidades foram produzidas, tendo uma delas recebido em 2011 o premio Best in Show, no Pebble Beach Concours d’Elegance.
Ainda sobre o C25, na sua época este carro era o auge do design moderno. O ditado de Voisin era “Nenhuma linha que não cumpre uma função pode ser bonita”. Entre outros toques interessantes, este carro tem uma capota rígida retrátil deslizante; com o teto fechado os ocupantes ainda podiam ver o céu através de uma série de janelas redondas acima. Este carro foi leiloado em Pebble Beach, Califórnia, em 2013 por de US$ 1.925.000.
Voisin C-15 Saloit Roadster, premiado no Pebble Beach Concours d’Elegance em 2002.
No filme Sahara de 2005, o carro roubado do ditador é um Voisin C-28 de 1936. Durante o filme, Matthew McConaughey como Dirk Pitt reconhece o carro e diz: “É um Avions Voisin de 1936″. Apenas seis unidades foram produzidas. (O carro usado nas filmagens era uma réplica)
.
Mais alguns modelos Voisin
.
Fonte: Wikipédia e sites relacionados
Fotos ilustrativas
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
26/junho/2020
Thank you for this insightful post. The way you presented the information made it easy to understand and apply. I appreciate the effort you put into researching and writing this. It’s a great resource for anyone looking to learn more about this subject.