.
Fundada como Bentley Motors Limited por “Walter Owen Bentley” em 18 de janeiro de 1919 em Cricklewood, norte de Londres.
Bentley
Times change,
.quality is constant.
.
Walter Owen Bentley
mais conhecido como WO
16/Set/1888
13/Ago/1971
.
Designer distinto, imponência britânica, acabamento luxuoso e detalhado, imagem robusta, e uma tradição imbatível no segmento de automóveis de alto luxo.
Em agosto de 1919, “WO” registrou a Bentley Motors Ltd. e em outubro exibiu um chassi de carro, com motor simulado, no London Motor Show. O engenheiro “Clive Gallop” projetou um inovador motor de quatro válvulas por cilindro para o chassi. A entrega dos primeiros carros estava programada para junho de 1920, mas o desenvolvimento demorou mais do que o estimado, então a data foi estendida para setembro de 1921.
Atualmente a Bentley está sediada em Crewe, no condado Inglês de Cheshire. Desde 1998 faz parte do grupo Volkswagen AG. Seu modelo mais famoso é o Continental, um luxuoso carro executivo. A marca também é famosa por fornecer carros de luxo à Família Real Britânica.
Já bem no começo de suas atividades a Bentley ganhou notoriedade quando foi campeã das 24 Horas de LeMans nos anos de 1924, 1927, 1928, 1929, 1930.
Na foto abaixo, em Le Mans 1924, WO Bentley no meio com os pilotos Frank Clement, à esquerda e John Duff à direita, e o Bentley 3 Litros, vencedor da prova.
A corrida 24 horas de Le Mans de 1927 permanecerá conhecida por um acidente que ocorreu em uma curva no circuito conhecido como “La Maison Blanche”
Jornais franceses contemporâneos relatam que o acidente ocorreu após 5 horas e meia da corrida, ao anoitecer. Carro nº 11, um Theophile Schneider, dirigido por Pierre Tabourin, entrou na curva muito rápido, perdeu o controle e atingiu um prédio perto da estrada. Ele acabou bloqueando parcialmente a estrada, ocasionando um desastre para a equipe da Bentley logo atrás. O Bentley nº 1, dirigido por Callingham, aproximou-se da curva a cerca de 110 quilômetros por hora e viu o número 11 muito tarde e desviou para a vala no lado oposto da estrada. Logo atrás veio o Bentley nº 2, dirigido por George Duller, ele também teve que desviar, então veio o Bentley nº 3 dirigido por Sammy Davis Benjafield, ele também atingiu o nº 1 em sua tentativa de evitar bater no nº 11. No entanto, o dano ao nº 3 foi menos extenso e Benjafield conseguiu realizar reparos de emergência e continuar a corrida.
A corrida de Le Mans de 1930 foi a quarta vitória consecutiva da Bentley e a última em que a empresa competiria. Depois de perdas financeiras catastróficas após o crash de 1929 em Wall Street e o subsequente colapso do mercado de carros de luxo, a Bentley se retirou das competições automobilísticas e sob o peso de aumentar as dívidas da empresa, foi vendida para a Rolls Royce em 1931.
Após a venda da Bentley em 1931 a produção foi interrompida por dois anos. Quando o novo Bentley 3,5 litros apareceu em 1933, era uma variante esportiva do Rolls-Royce 20/25, o que desapontou alguns clientes tradicionais, mas foi bem recebido por muitos outros. Anúncios da Rolls-Royce para os 3,5 Litros o chamaram de “o carro esportivo silencioso”, um slogan que a Rolls-Royce continuou a usar para os carros Bentley até a década de 1950.
Todos os Bentleys produzidos de 1933 a 2004 usaram chassis Rolls-Royce herdados ou compartilhados e motores Rolls-Royce adaptados.
Conheçam alguns modelos “Bentley”
Bentley R-Type Continental – 1952
Bentleys atualmente em produção
Bentley comemora 100 anos com “Mulsanne WO Edition”
Luxuosa limusine criada para homenagear o fundador da marca
Pintado em tinta preta Onyx com rodas de liga leve pretas combinando e uma tira de capô de cromo, o “Mulsanne WO Edição” é denotado por um distintivo sutil pequeno no pára-choque dianteiro.
De acordo com a Bentley, a empresa terá apenas 100 WO Edition Mulsannes e todos com tapetes de lã de cordeiro, copos de vidro de cristal, cortinas de privacidade nas portas traseiras e infotainment do banco traseiro.
O Bentley nas pistas
O Bentley Speed 8 é um carro de corrida, participou da classe Le Mans Prototype sendo desenhado por “Peter Elleray”, para as 24 Horas de Le Mans. Estreou em 2003 sendo o sucessor do EXP Speed 8 que estreou em 2001. O EXP Speed 8 marcou o retorno da Bentley às corridas depois de 73 anos fora das pistas.
Curiosidades
Bentley S2 Wendler Shooting Brake, construído em 1960 sobre o chassi de um Bentley S2 e usando um corpo especial fabricado pela empresa alemã Wendler Karosseriebau. Fabricado a pedido de um cliente anônimo, domiciliado no New York Yacht Club, trata-se de um modelo único no mundo.
Podemos chamar de um Bentley selvagem, batizado de
Bentley Continental GT Rally Edition. O cupê foi completamente transformado, preparado para ser um todo terreno, apareceu no programa de televisão Supercar Megabuild , da National Geographic.
Sempre pensando em atender seus consumidores e proporcionar um veículo que seja também a extensão de seu hobby, conheçam o Bentley Bentayga Field Sport (esporte ao ar livre). um carro preparado para caçadores.
A maior coleção de carros do mundo em quantidade, cerca de 5000, pertence ao Sultão de Brunei, “Hassanal Bolkiah”, entre eles 362 Bentleys.
Um dos maiores admiradores da marca é o pop star “Elton John”, na foto com um de seus preferidos, um Bentley Continental 1957, adquirido e restaurado pelo cantor em 1976.
.
Fonte de Consulta: Wikipédia e sites relacionados
Fotos meramente ilustrativas
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
.
.
Matéria editada em 19 de maio de 2019
Maravilha de reportagem, conteúdo recheado de informações super interessantes e muitas fotos, parabéns!
Carro da realeza. Fantastica reportagem
Que carros lindos!!!
Maravilha!
I have not checked in here for a while because I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I¦ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂