.
Fonte:
Fotos de Wes Allison e Brendon Vetuskey /9 de março de 2022
.
Brendon Vetuskey é designer da Hot Wheels. Em seu tempo livre, ele constrói versões em tamanho real dos carros que adora.
De dia, Brendon Vetuskey vê carros de brinquedo ganharem vida através do processo de design e fabricação em seu trabalho como designer da Hot Wheels. Quando está trabalhando, Brendon está aplicando esses mesmos princípios em objetos de escala muito maior — 1 para 1. Conhecemos Brendon há cerca de cinco anos em um show de carros local em Torrance, Califórnia, quando ele e sua esposa Coco apareceram em seu recém-concluído ’67 Firebird. Aquele carro impressionou bastante o seu autor na época em que acabou na capa da edição de outubro de 2018 da Car Craft . (Btw, confira a série de vídeos Car Craft no canal do YouTube da MotorTrend!) Recentemente, Brendon enviou fotos de sua última criação, este ’55 Chevy, então parei para conferir, sabendo muito bem que era bom o suficiente para ser destaque na HOT ROD Magazine.
Olhar para o carro de Brendon é literalmente como olhar para um carro Hot Wheels da vida real. Tem aquele tipo de presença impetuosa típica do design Hot Wheelsestético; as influências são óbvias e transitaram para a vida real. O que deve ser fascinante para Brendon é o nível de detalhe oferecido a ele ao construir um modelo em tamanho real que seria impossível de incorporar em um carro fundido em escala 1:64. Os orifícios de iluminação no pára-choques, por exemplo, ou os botões e interruptores no painel – todos são elementos que não se reproduziriam bem em uma forma pequena. Ampliado, no entanto, Brendon conseguiu deixar sua criatividade fluir totalmente, e o carro é tão bonito pessoalmente quanto nas fotos, ou em miniatura. Quando seus supervisores da Mattel viram o ’55 pessoalmente, eles aprovaram o projeto para recriar seu carro em escala 1:64, então, em certo sentido, Brendon estava trabalhando para construir algo em escala que ele havia acabado de completar em Vida real. Como muito meta.
Brendon é fã de Chevys 55 desde os seis anos. “Meus pais sempre tiveram carros muito chatos”, diz ele, mas quando seu vizinho comprou um ’55, o jovem Brendon ficou apaixonado. Sem surpresa, um de seus filmes favoritos é Two Lane Blacktop e o ’55 que estrelou é um de seus carros favoritos. “Há um monte de Two Lane Blacktopinfluências em meus 55-17, para ser exato, mas eu não queria apenas copiar um carro de filme. Eu queria ter algo que eu projetasse e construísse. Caso contrário, estou apenas copiando o trabalho de outra pessoa”, continua. Ele também construiu o carro, bem na garagem de sua casa em Long Beach, Califórnia. Ele começou com um chassi rolante que o proprietário anterior pretendia usar para corridas de arrancada, então uma dianteira completa de fibra de vidro foi incluída na venda. Ao longo dos próximos três anos, Brendon construiu uma seção de estrutura frontal personalizada na qual pendurou o eixo dianteiro de uma picape Chevy ’57. Ele também fez os suportes do motor e um túnel trans personalizado que é removível para facilitar a manutenção do motor e da transmissão. Com base em sua experiência de trabalho, ele montou o projeto do rollbar usando tubos de PVC de diâmetro externo de 1,75 polegadas antes de transferi-los para tubos de aço de tamanho semelhante, e modelos de papelão forneceram os padrões que ele usou para formar as aberturas das rodas traseiras.
As letras e os gráficos são feitos em tinta, assim como o acabamento externo de aparência desgastada. George Tantardini pintou o exterior da pátina, e Matt Joseph fez as letras e a divertida arte do Tiranossauro. Por dentro, o carro é elegantemente preto e todo profissional, com bancos JAZ surpreendentemente confortáveis com estofamento traseiro e painéis das portas combinando. Os assentos estão em trilhos para que a esposa de Brendon, que é vários centímetros mais baixa que ele, também possa dirigir o carro.
Obviamente, uma coisa que você não pode fazer com um carro fundido é dirigi-lo, e é aí que reside o apelo de “brincar com carros” em grande escala. Pegamos o ’55 para o ponto de encontro de hambúrgueres local de Brendon, e foi um prazer entrar. uma máquina de rua típica de construção leve.
Relacionado: O modelo de carros e colecionáveis
O carro anda suavemente e segue em linha reta. O motor 454faz todos os ruídos certos e entrega um empurrão autoritário quando você coloca as esporas nele, e é uma imensa alegria ver as pilhas de velocidade tremer e dançar pelo buraco no capô. O ralenti agitado é cortesia de uma câmera de rolos Comp Mutha Thumpr, e Brendon rema as marchas como um campeão com um T56 Magnum de seis marchas. Todas as peças de velocidade corretas estão presentes sob a extremidade dianteira inclinada para a frente. Um coletor de admissão de aríete de túnel é uma invenção gloriosa, e Brendon não desperdiçou a oportunidade de deixar cair um em seu bloco grande. Um par de unidades EFI dual-quad FiTech controlam o combustível e fazem com que as maneiras nas ruas pareçam um carro novo. Os cabeçotes do fenderwell Patriot são revestidos de cerâmica em branco pela Swain Tech, como deveriam ser, e Brendon instalou um par de recortes de escape elétricos Summit Racing à frente dos silenciadores Flowmaster para quando a situação o justificar, o que é frequente. O Ford de 9 polegadas está equipado com marchas 4.11 em um diferencial Detroit TrueTrac, e o conjunto de rodas American Racing da série 200S com slicks de crosta de torta completam o visual.
Ao todo, este ’55 Chevy faz um trabalho maravilhoso de misturar a aparência ultrajante dos pilotos A/Gas vintage e a credibilidade das ruas de um grande quarteirão barulhento com as comodidades modernas de injeção eletrônica de combustível e uma transmissão overdrive de mudanças suaves. Se você pensar sobre isso, o carro de Brendon é o que toda criança com um Chevy 55 de escala 1:64 esperaria que o carro fosse como na vida real: barulhento, rápido e incrivelmente divertido de dirigir.