Colocar nome ou apelido no próprio carro é uma prática bem comum, uns pelo modelo, cor ou mesmo por algum evento pessoal. Muitos deles acabam sendo batizados pelo próprio mercado, em alguns casos servem para promover o carro, tornando-o um ícone, como o “Opala seis canecos”, em outros casos servem para denegrir e afastar os possíveis compradores, como o “Gordini leite em pó”. Em muitos casos são chamados apenas pelo apelido.
.
VAMOS CONHECER ALGUNS DELES
VW 1600 – Zé do Caixão – O primeiro carro que vamos mostrar é o VW1600 de quatro portas, as suas linhas retas e as quatro maçanetas levavam a ideia de ser um caixão e também ao personagem do cinema brasileiro José Mojica Marins, o “Zé do Caixão”.
.
Toyota Corolla – Vovorolla – O Corolla recebeu este apelido no Brasil por ser um carro com o público formado de pessoas mais velhas.
.
Fiat Mille – Botinha Ortopédica – O formato quadradinho e parecido com uma bota originou o apelido.
.
Hyundai Veloster – Lentoster – Esse não teve como fugir do apelido, o nome sugere um carro de motor forte, preparado para velocidade, muito diferente do que equipa o veiculo.
.
Cadillac DeVille – Rabo de Peixe – Surgida em 1948 e extinta em 1965, a barbatana, conhecida aqui como rabos de peixe, era o estilo mais popular de Detroit nos anos 1950. Melhor que qualquer outro recurso visual, marcou o exagero da opulência econômica dos EUA.
.
Volkswagen Kombi – Pão de Forma – Devido ao desenho da sua carroceria, recebeu este apelido já no início da sua produção.
.
Chevrolet Monza – Tubarão – A geração do Monza com a carroceria lançada em 1991 recebeu este apelido, provavelmente pelo formato do capô em conjunto com a grade dianteira.
.
Chevrolet Chevette – Tubarão – Antes do Monza o Chevette produzido até 1977 também recebeu o apelido de Tubarão, provavelmente pelo formato da grade e do capô também.
.
Ford Ecosport – Nhecosport – Mesmo sendo um sucesso em vendas recebeu o apelido devido aos rangidos provenientes da carroceria.
.
Chevrolet Agile – Fragile – construído sobre a plataforma do antigo Corsa, assim que tornou-se público os críticos de plantão logo lançaram esse apelido.
.
Fiat 500 – Pulga – A primeira versão do Fiat 500 era pouco conhecida no Brasil mas nem por isso ficou sem o apelido.
.
Ford T – Ford Bigode – O “T” não trazia um acelerador com sistema convencional de pedal, e sim uma alavanca junto ao volante que formava par com outra para ajustar o avanço de ignição, as duas peças opostas lembravam a figura de um bigode.
.
Renault Gordini – Leite em pó – Projetado para as estradas europeias, seu sistema de suspensão era frágil para o piso brasileiro, com isso recebeu este apelido e herdou o slogan de uma marca conhecida “desmancha sem bater”.
.
Volkswagen Sedan – Fusquinha – Apesar de ser conhecido no Brasil como Fusca, Fusquinha, Fuscão, somente em 1984 veio o batismo oficial de “Fusca”, até este ano o nome correto era VW Sedan.
.
Volkswagen Sedan – Fafá – Um carro que teve vários apelidos foi o VW Sedan, todos inspirados em seus modelos, ano de fabricação, motorização etc… O Carro em questão recebeu o carinhoso apelido de “Fafá” devido as suas grandes lanternas traseiras comparando-as aos seios e aos decotes da cantora Fafá de Belém.
.
Volkswagen Sedan – Bizorrão – Mais um apelido, com vocação esportiva, motor mais potente e visual jovem, esta versão recebeu o apelido de Bizorrão, inclusive era objeto de desejo dos jovens da época.
.
Simca – Belo Antônio – Recebeu este apelido por causa do filme “O Belo Antônio” tratando-se de um personagem bonito mas impotente.
.
Renault 4CV – Rabo Quente – O 4CV chegou ao Brasil um pouco antes dos Fuscas, até essa data eram mais conhecidos por aqui os carrões americanos com enormes motores dianteiros. O CV tinha motor traseiro e com a difícil pronuncia do nome, recebeu este apelido.
.
DKW Vemaguet – Deixaver – Até 1963 as portas abriam ao contrário, para trás, sendo chamadas de portas suicidas ou deixaver, tratando-se das mulheres de saias quando entravam ou saíam do carro.
.
Chevrolet 3100 1954 – Boca de Bagre – tinha como característica a grade e a ampla entrada de ar semelhante a uma boca do peixe bagre.
.
Chevrolet 3100 1955 – Marta Rocha – Em 1954, Marta Rocha ficou em segundo lugar no Miss Universo. No ano seguinte seu nome ‘batizou’ a picape da Chevrolet 3100, a grade parecia um sorriso e a picape possuía para-lamas traseiros muito largos, comparando a Marta Rocha que só não foi Miss Universo por causa dos quadris largos.
.
Chevrolet Opala 4100 – Seis Canecos – O Opala com motor de seis cilindros lançado em 1971 ficou conhecido popularmente como Seis Canecos.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
14/jan/2020
Faltou o Delvelho!!!!! Apelido do DelRey, pois somente publico idoso comprava!!!!! kkkkkkkkkkkkaaa Boa reportagem!!!!!
Faltou o apelido POIZÉ para o fusca
Marcos Vinícius você está de parabéns não só com os carros mas também com os comentários e os apelidos. Continua assim feliz , alegre e com os comentários Eu tenho dois carrinhos antigos um Zé do caixão 69 e Fusca Itamar 95 que me dá alegria quando passo.
Faltou a velha Chevrolet brasil