Vamos mostrar alguns dos carros que ficaram eternizados pelas telas do cinema

.

Tínhamos que começar por ele, o famoso Herbie do filme “SE MEU FUSCA FALASSE”. Foram produzidos seis filmes, sendo: 1968, 1974, 1977, 1980, 1997 e 2005.  Gravado pelos estúdios Disney. Herbie é um Volkswagen Fusca, de cor branco pérola, dotado de vida própria, com uma incrível inteligência, carisma e personalidade. Trata-se de um Fusca desprezado que vai parar nas mãos de Jim Douglas, um piloto de corridas fracassado que, graças a Herbie, ganha confiança e vence diversas corridas.
Fusca 1963

.

O Cadillac utilizado no longa “OS CAÇA FANTASMAS” (Ghostbusters, no original) de 1984. Ele leva o nome Ecto-1 e foi o principal meio de transporte utilizado pela destemida (e atrapalhada) trupe vivida por nomes como Bill Murray, Rick Moranis e Sigourney Weaver. É o carro mais temido do além!
Cadillac Miller-Meteor 1959
O Ecto-1 do filme de 1989 (Ghostbusters II), tem por base um Cadillac Fleetwood Station Wagon  1980

.

“DE VOLTA PARA O FUTURO”  aqui o famoso carro vai para o tempo que o condutor decidir! A bordo do De Lorean DMC, Michael J. Fox e Christopher Lloyd foram do passado ao futuro e vice-versa na máquina do tempo mais querida da telona!
De Lorean DMC-12 1981

.

Aston Martin DB5 pilotado por Sean Conery na pele do espião James Bond em “007 CONTRA GOLDFINGER” de 1964. Você conferiu que o 007 de Craig também dirige uma versão mais moderna deste automóvel, mas… Esse carro é incrível!
Aston Martin DB5 1963

.

O filme de 2008 dirigido e estrelado por Clint Eastwood leva o nome do carro “GRAN TORINO”
Ford Gran Torino Sport 1972

.

“SPEED RACER”, é um clássico dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana  que nunca diz o nome original Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas.
Mach 5 (inspirado na Ferrari Testa Rossa)

.

Utilizado na gravação do filme “60 SEGUNDOS” (Gone in 60 seconds), estrelado por Nicholas Cage foi um sucesso nas telonas de todo mundo. A produção do filme utilizou 15 exemplares do  Mustang 1967 nas gravações.
Ford Mustang GT 500 1967  (Eleanor)

.

Outro Mustang muito famoso no cinema foi o GT 390, utilizado em Bullitt, de 1968 estrelado por Steve McQueen. O filme ganhou notoriedade devido a uma das mais longas perseguições da história do cinema entre o Ford Mustang Fastback 1968, dirigido por McQueen e um Dodge Charger R/T (modelo 1968) em San Francisco e arredores.
Mustang GT 390 Fastback 1968

.

General Lee é o apelido carinhoso do Dodge Charger R/T 1969 usado pelos rapazes da série dos anos 1970 e filme de 2005 “OS GATÕES”.
Dodge Charger R/T 1969

.

O Batmóvel  carro do seriado “BATMAN” foi customizado por George Barris que comprou um Lincoln Futura (carro que nunca foi produzido sem série, projetado pela Lincoln, divisão da Ford) em 1965 e o transformou no famoso carro depois de três semanas de trabalho. O designer ainda criou mais três réplicas depois de construir o original. O esqueleto do veículo foi mantido, mas o chassi e a frente foram completamente redesenhados. Os detalhes lembram foguetes.
Lincoln Futura 1955   (Batmóvel)

.

“STALLONE COBRA” estrelado por Sylvester Stallone, na direção de um memorável Mercury Monterey Coupe 1950 fez parte do “elenco” deste clássico de ação dos anos 80, e nem precisa explicar o porquê, né?
Ford Mercury Monterey 1950

.

Plymouth Fury 1958, o carro assassino usado no filme “CHRISTINE em 1983. Idealizado por Stephen King, mestre do suspense. E, graças a direção incrível de John Carpenter, sua fama foi tamanha, que o filme foi lançado antes mesmo da publicação do livro.
Plymouth Fury 1958

.

Passear com uma Ferrari 250 GT 1961, enquanto deveria estar na aula é uma proeza de Ferris Bueller, do filme “CURTINDO A VIDA ADOIDADO” de 1986. O carro utilizado nas filmagens foi uma réplica de fibra de vidro por ser um carro raro. Foram fabricadas apenas 100 unidades que chegam hoje a 9 milhões de dólares. (foram produzidos 3 carros para a filmagem).
Ferrari 250 GT  Spyder California 1961

.

Ford Falcon de 1973, com  949 unidades fabricadas apenas na Austrália foi o carro utilizado por Mel Gibson no filme “MAD MAX” de 1979. Para ficar com a cara do filme foram feitas alterações como instalação de aerofólio, novos faróis, suspensão e motor “Supercharger”. Foi instalado um dispositivo que injeta nitro para que o carro alcançasse velocidades altíssimas.
Ford Falcon XB GT Coupe 1973

.

Knight Industries Two Thousand. É este o nome completo do K.I.T.T., o Pontiac Trans Am 1982 que o agente Michael Knight, vivido por David Hasselhoff usa para combater o crime no seriado “A SUPER MAQUINA”.  Equipado com um avançado sistema de inteligência artificial programado para salvar vidas, ele era a verdadeira estrela da série.
Pontiac TransAn 1982

.

Na série “Mr. BEAN” um total de 14 episódios  foram filmados entre 1989 e 1995, em que o personagem interpretado por Rowan Atkinson teve várias aventuras cômicas e “quase-acidentes” ao volante do seu Mini amarelo com capô preto. O carro, que é um dos poucos Minis a sobreviver às travessuras na tela é alimentado por um motor de 4 cilindros, 1.0 litro e com uma potência de apenas 27 kW ou 34 cv.
Mini 1974

.

Vocês pensaram que esqueceríamos dele? Nada disso, por ser o último a ser postado nem de longe vai ser o menos importante, na realidade é para prestar uma homenagem a esta pessoa incrível, educada e até hoje  presente nos eventos automobilísticos no Brasil que é Carlos Miranda. Ator principal do seriado de TV “O VIGILANTE RODOVIÁRIO”, residente no interior do estado de São Paulo conserva muito bem o carro e quem passa pelo trevo da cidade de Águas da Prata-SP pode ver o Simca exposto no Posto de Policia Rodoviária.
Simca Chambord 1959

.

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria: Marcus Vinicius
 

28 DE MAIO DE 2018

.

Comments

  1. O Fusca, ou melhor, Herbie, o Plymuth, ou melhor Christine sem sombra de duvidas são icônicos!!!! Claro que o Aston martin (007) assim como o Ecto-1 também povoam nosso imaginário ate hoje…..mas o Herbie eh o mais querido… Parabéns pelo excelente artigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *