.
Admirado pelos amantes das provas de arranca, Don Garlits foi o pioneiro nas pistas desta modalidade.
.
Donald Glenn Garlits ou simplesmente “Don Garlits”, nascido em 14 de janeiro de 1932, (Tampa-Florida) piloto de carros de corrida e engenheiro automotivo, considerado o pai das corridas de arrancada, conhecido como “Big Daddy” pelos fãs de todo o mundo.
.
Após um acidente ocorrido em 1970, onde perdera parte de um dos pés, quando seu carro explodiu e partiu ao meio, ele desenvolveu um novo Dragster com motor traseiro, tratando-se de um projeto notavelmente mais seguro, pois colocava a maior parte do processamento de combustível e as partes giratórias do dragster atrás do motorista. O condutor ficava à frente de quase todos os componentes mecânicos, protegendo-o e tornando possível que ele possa ativar diversos equipamentos de segurança em caso de falha mecânica ou incêndio.
Seu primeiro carro de corrida de arrancada foi um Ford Model T Roadster ano 1927, modificado no quintal de sua casa em 1954 com peças de outros automóveis. O desempenho daquele carro de quarto de milha foi de 13,5 segundos, atingindo velocidade máxima de 93 mph. Em seguida ele construiu um novo dragster com o qual venceu a primeira corrida em Lake City, Flórida com o tempo de 12,1 segundos e velocidade de 108 mp/h. Três anos depois, ele se tornou um corredor profissional de arrancadas.
Em 1959, Garlits participou do US Fuel and Gas Championships, na Califórnia que mais tarde passou a ser chamado de “March Meet”. Mais de 30.000 pessoas compareceram ao evento, sendo a maior participação em uma corrida de arrancada até aquela data.
Depois de vencer o Campeonato Americano de 1964 em Indianápolis, Garlits viajou para a Inglaterra para participar do primeiro International Drag Festival, uma série de seis eventos organizado para promover o esporte de corrida de arrancada no Reino Unido.
Em 1987 uma explosão em um evento da ADRA em Spokane, Washington, Garlits sofreu vários ferimentos no acidente, embora nenhum grave, ele se aposentou temporariamente e se tornou comentarista para as transmissões da NHRA nas redes TNN e na NBC durante quatro temporadas, de 1988 até o final de 1991.
Garlits retomou sua carreira brevemente em 1998 e novamente em 2003. Sua última corrida foi em maio de 2003 na NHRA POWERade Drag Racing Series em Atlanta, Geórgia. Com 71 anos, 5 meses e 19 dias, ele se classificou em 16º, estabelecendo a melhor velocidade pessoal no quarto de milha com um tempo de 4,788 segundos a 319,98 mph.
Em maio de 2014 aos 82 anos, Garlits estabeleceu um recorde de velocidade de 184 mph (296 km / h) com Swamp Rat 37, um dragster EV movido a bateria de 2.000 hp . Em julho de 2019 aos 87 anos, ele estabeleceu um novo recorde de quarto de milha de 189,03 mph (304,21 km / h) com Swamp Rat 38, um dragster de 1.500 lb com um motor elétrico de 800 hp movido a bateria.
.
Uma carreira tão incrível nas pistas não poderia ser narrada apenas por fotos, com isso, vamos conhecer o Don Garlits de Drag Racing e o Hall da Fama International Drag Racing Museum. Localizado em Ocala, Flórida, com aproximadamente 300 carros.
Inaugurado em 1976, narra a história do esporte de corridas de arrancada, cerca de 90 carros de corrida podem ser vistos no Edifício Drag Race e 50 veículos adicionais no edifício Antique Car. Muitos dos carros Garlits “Swamp Rat” estão aqui, mas ele também acumula carros e lembranças de outros nomes importantes do esporte.
Os carros icônicos de Dean Moon, o dragster a gasolina Mooneyes e o carro esporte Moonbeam também estão em exibição.
Aberto das 9h às 17h, fechando apenas no Natal e no Dia de Ação de Graças, a duração média do passeio é de 2 a 3 horas e todos são bem-vindos.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveiacom.br
.
Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
24/03/2021
.
Mais uma vez me surpreendi com essa matéria fantástica, todas as matérias são de grande interesse, obrigado pela explicação amigo Marcos!!!!