.

Frank Kurtis foi um construtor de veículos norte-americano que especializou-se em carros de corrida a partir de 1930.

.

Frank Peter Kurtis (25 de janeiro de 1908/17 de fevereiro de 1987); foi um designer de carros de corrida americano, projetou e construiu carros anões, carros esportivos, carros de corrida , carros para a Fórmula Indy e carros de Fórmula 1; fundador da Kurtis Kraft.

.

Kurtis nasceu em Crested Butte, Colorado, começou a trabalhar com fabricação de automóveis quando foi contratado por Willet Brown e Tom Lee para retrabalhar as carrocerias dos carros anões da Don Lee Racing Team.

.

Kurtis começou a Kurtis Kraft a partir da construção do seu próprio chassi de carro anão, no final dos anos 1930. Em 1941, Kurtis projetou um carro chamado The Californian para Joel Thorne. 

.

Kurtis construiu alguns carros esportivos de dois lugares com corpo de fibra de vidro muito baixos, entre 1949 e 1955 usando mecânica da Ford.

Kurtis Kraft criou mais de 550 carros anões prontos para rodar e 600 kits para montagem.  

.

Kurtis Kraft criou 120 carros para as 500 milhas de Indianápolis, incluindo cinco vencedores. 

.

Kurtis produziu chassis para equipes das 500 Milhas de Indianápolis entre 1950 e 1960, quando o evento fazia parte do calendário do Campeonato Mundial da FIA. 

.

Contou com a participação do piloto Juan Manuel Fangio na prova de 1958.

.

Um Buick Roadmaster 1941 foi totalmente estilizado por Frank Kurtis. O carro é conhecido como “Kurtis Buick Special” e foi o precursor do Kurtis Sports Car . Frank comprou o carro com menos de 500 milhas no hodômetro e o guardou até 1946. Em 1946 Frank projetou e construiu este carro para seu uso pessoal. Ele descartou a carroceria completa do Buick mantendo apenas o chassi. Uma carroceria conversível para quatro passageiros foi formada à mão com painéis de alumínio sobre uma estrutura de tubos de aço. A capota e a estrutura do para-brisa foram fundidas em alumínio personalizado. A grade foi construída com tubos e o carro foi equipado com uma capota acolchoada removível. A construção foi concluída em 1948.

.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

01/fev/2023

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *