.
A Delage Automobile foi uma empresa automobilística francesa, fundada em 1905 no subúrbio de Paris, por Louis Delâge, um jovem engenheiro ambicioso que anteriormente havia trabalhado na Peugeot. Seu primeiro automóvel foi apresentado em 1906, desenvilvido com a ajuda de Augustine Legros, ex projetista de Peugeot.
Inicialmente a empresa usava motores e transmissão adquiridos de terceiros, contudo, projetava suas próprias carrocerias e montava os seus automóveis.
Em 1908 novas técnicas de produção foram aplicadas, aumentando o sucesso da marca e iniciando nas competições automobilísticas, a primeira foi o Grande Prêmio da França. Um ano depois, a Delage já fabricava seus próprios motores e melhorava a qualidade das suas carrocerias.
Após a 1ª Grande Guerra Mundial, a empresa prosperou e passou a produzir veículos de alto luxo e excelentes motores. Nas competições, a equipe Delage se destacava com grandes pilotos na época, tais como: René Thomas, vencedor das 500 milhas de Indianápolis de 1914, Robert Benoist, Louis Wagner e Robert Sénéchal.
Em 1924, um Delage conduzido por René Thomas estabeleceu um recorde mundial de velocidade, atingindo 230km/h. A Delage venceu os Grand Prix da Grã-Bretanha (1926 e 1927), França (1925 e 1927), Espanha (1925 e 1927) e Itália (1927).
Apesar do sucesso da marca a Delage foi atingida pela Grande Depressão e em 1935 a fábrica foi fechada e o ferramental vendido.
A Delahaye conseguiu licença para produzir carros sob a marca Delage até o ano de 1953.
.
Alguns modelos produzidos pela Delage
.
Mesmo tendo encerrado sua produção há muito tempo, o modelo sempre volta às manchetes, vamos ver algumas curiosidades sobre o Delage.
.
Este automóvel de 1937 foi desenhado por Georges Paulin e fabricado pelo construtor frances Pourtout sobre um chassi Delage, motor Delage 4.743 litros, 8 cilindros em linha 16 vávulas e 120 hp, cambio 4 marchas e velocidade final estimada em 160 Km/h. Foto no Concours d’Elegance de Pebble Beach 2005.
Um Delage D8 Body Gallé de 1932 foi o vencedor do “concurso de elegância 2019” no evento Autoclassica ocorrido em Buenos Aires na Argentina. Este é o maior evento de motos e carros clássicos da América do Sul, organizado pelo Clube de Carros Clássicos da Argentina (CAC)
Quase 70 anos após ter fabricado seu último automóvel o Delage está de volta com um superesportivo híbrido, denominado Delage D12, com previsão de apenas 30 unidades. Nas mãos de um novo dono, o empresário francês Laurent Tapie, o D12 promete chegar ao mercado em duas versões: Sport e Club, empurrados por um 7.5V12 aspirado.
.
Mais uma matéria do
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Sempre com a revisão do
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
.
25/setembro/2021