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Fonte:

Matéria de Jeff Smith  – Fotos de Renz Dimaandal – 18/fevereiro/2022

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Este pode ser o Chevy 1954 mais bonito do mundo

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Scott Sullivan

Scott Sullivan construiu esta obra-prima. O processo foi longo e cheio de dificuldades, mas o resultado foi surpreendente.

Este carro desafia a descrição. Quanto mais você olha para este Chevy 54, mais amorfo ele se torna. Não é Pro Street , mas tem pneus grandes. Não é Pro Touring , mas tem um câmbio manual de seis marchas e freios grandes. E certamente não é um costume, mas oferece alguns toques personalizados clássicos que você deve pesquisar cuidadosamente para identificar. Este passeio verifica todos os itens acima e muito mais.

Scott Sullivan construiu este carro. Os fiéis do HOT ROD reconhecerão instantaneamente seu nome. Ele é alguém que há muito tem sido associado a carros que definem tendências e têm essa postura mágica, um visual indefinível – como um observador contou: “Assim que aquele carro entrou no show, eu soube instantaneamente que era um carro de Scott Sullivan ”.

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Nossa narrativa terá uma abordagem um pouco diferente. Este autor conhece Scott há quase 40 anos, e nossas aventuras foram contadas em várias histórias de revistas, incluindo uma épica jornada pela Pro Street em 1988 em todo o país em seu então novo Cheez Whiz 496ci Chevy ’55 com motor de bloco grande que ele ainda possui.

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Construtores de carros bem-sucedidos geralmente recebem status lendário, e as pessoas geralmente atribuem habilidades sobre-humanas a eles, mas quando nos sentamos para analisar os detalhes deste ’54, uma coisa parecia pairar sobre toda a discussão: essa não foi uma construção fácil . Na verdade, de muitas maneiras, foi francamente doloroso. Outros teriam se rendido, içado a bandeira branca, admitido a derrota e ido embora. Scott perseverou e entregou o que esperamos dele. Dizem que não é o destino, mas sim a jornada que é a recompensa. Neste caso, a viagem foi mais como uma batalha que foi custosa e gratificante.

Necessidade, A Mãe Da Reinvenção

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O projeto começou de forma simples. Scott tinha acabado de ser vítima de um cliente no valor de US$ 32.000 e estava procurando ganhar algum dinheiro rápido. Ele comprou o ’54 em algum momento de 2002 com a intenção de recuar metade dele, adicionar um subquadro dianteiro S-10, colocar um trem de força e enviá-lo pela estrada. Mas algum rebocador interno, uma valorização por linhas que ainda não existiam, impediu sua venda. Isso deu início ao processo que Scott admite que “se prolongou por muito tempo”.

Achamos que seria divertido revelar algumas das histórias internas sobre os desastres que aconteceram com este carro e que agora não podem ser rastreados nem pela inspeção mais próxima. Como um filme que quase mata seu ator principal, são as histórias dos bastidores que são as mais intrigantes.

É essa nova maneira de fazer algo que muitas vezes causa problemas. A postura Sullivan exigia puxar os trilhos de estrutura fabricados de duas por três polegadas cinco polegadas para dentro do corpo, e isso exigia choques de bobina do amigo próximo Brett Voelkel da RideTech. A suspensão dianteira também evoluiu para longe das noções S-10 de estoque, terminando com bobinas RideTech, braços de controle tubulares e todos os outros acessórios necessários.

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Scott também desejava um trem de força interessante e encomendou Scoggin-Dickey para construir um motor 427ci baseado em LS3 com injeção de combustível Holley, um T-56 de seis velocidades baseado em Viper e um conjunto de dupla embreagem Dyad da Centerforce. Toda a potência prometida estaria ligada a uma traseira Ford de 9 polegadas com eixos de 31 estrias, 4,10 marchas e deslizamento limitado. Tudo isso tem marcas tradicionais, mas os detalhes revelam onde as lições ocultas foram aprendidas.

Como seu carro Chevy Cheez Whiz ’55, havia apenas cerca de cinco polegadas de trilho original do quadro quando as duas extremidades se encontraram no meio. Isso exigiu a elevação do piso e a construção de novos painéis. Isso também é clássico Sullivan. “Hot rodders são engenheiros de quintal”, diz Scott, “com ênfase em ‘quintal’. Você tem que ser criativo e, na maioria das vezes, você é bem-sucedido.”

Problemas Do Sistema De Combustível Holley Dominator

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A frustração nasceu da criatividade. Scott é um daqueles caras que gosta de disfarçar seu trabalho. Ele começou disfarçando o motor LS para se parecer mais com um motor de 409 W com tampas com nervuras sobre os pacotes de bobinas e uma tampa de vale de elevação personalizada fresada por seu amigo maquinista Gary Mount. O bom amigo de Scott, Marty Miller, foi responsável pela tarefa esmagadora de conectar todo o carro, especialmente o sistema EFI. Marty fez grande parte da solução de problemas e ajuste do motor também. Além de tudo isso, havia o desafio de como fazer toda aquela fiação desaparecer. Uma solução foi usar um chicote de fiação Holley não terminado para o Holley Dominator EFI. A decisão do Dominador coube ao autor e, olhando para trás, foi uma sugestão que acrescentou complexidade desnecessária e acabou criando alguns erros. Mas tudo bem, Scott ainda atende minhas ligações. Uma escolha melhor teria sido uma ECU HP menos complexa, mas essa lição ainda precisava ser aprendida.

Como o motor tinha que parecer que nasceu da linhagem Sullivan, os trilhos de combustível do motor foram enviados para serem cromados, junto com várias outras peças ’54. À medida que o projeto se desenvolvia e era hora de acionar o motor, ele falhou ao iniciar. Demorou dias para descobrir que o chicote do sensor de came montado na frente de substituição de fábrica da Chevrolet estava conectado incorretamente. Uma aberração da natureza. Isso não poderia acontecer de novo, certo? Com isso corrigido, o motor ainda funcionou mal.

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Depois de descobrir injetores de combustível entupidos e filtros de combustível posicionados incorretamente, o motor permaneceu emperrado. Dois conjuntos de injetores limpos ainda não resolveram o problema. Então, um dia, Scott me ligou durante o almoço do outro lado do país com um pequeno vídeo. O mini-filme revelou seu trilho de combustível cromado despejando uma pilha de detritos de duas polegadas na palma de sua mão! A empresa de cromo não conseguiu bloquear as extremidades do trilho durante o processo de ataque ácido para remover a anodização externa. O ácido corroeu o interior dos trilhos de combustível, que nunca foram devidamente limpos, e Scott não inspecionou as linhas antes de instalá-las. Esse dano devorou ​​semanas de solução de problemas do sistema de combustível. Uma vez que o problema foi resolvido, o motor funcionou muito melhor, mas agora havia um som estridente emanando do motor.

A manivela estava batendo na bandeja de vento. Isso exigia puxar o motor de volta para fora do carro, o que não é pouca coisa manobrando em torno desses componentes preciosos pintados que você não ousa arranhar. A bandeja de vento foi consertada, as lascas de metal foram removidas e talvez agora houvesse luz no fim desse túnel para o construtor sofrido.

Desastre E Reconstrução Do ’54 Chevy

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Não, havia mais drama por vir. O ’54 agora estava pintado, o trem de força estava no lugar e funcionando decentemente, então Scott considerou o carro pronto para seu interior. Ele contatou seu amigo Larry Sneed e decidiu rebocar o carro para Larry usando um caminhão emprestado e um trailer de carro de corrida fechado. A carga ficou instável na estrada, fazendo com que Scott batesse e quase demolisse o ’54 no processo.

Ninguém ficou ferido, mas o mesmo não se pode dizer do ’54. Scott disse: “A porta do passageiro tinha um amassado do tamanho de uma bola de praia e ambos os para-lamas dianteiros estavam afundados. A traseira do carro estava boa, mas o dano foi quase esmagador. Eu o guardei por oito meses e nunca olhei para ele. Então eu trouxe de volta para a loja e estudei por mais duas semanas enquanto decidia como iria consertá-lo.” Este projeto não ia terminar em derrota.

Scott tinha originalmente retrabalhado o corpo tão diligentemente que substituir o dano por painéis de estoque não era uma opção, então cada peça mutilada foi cuidadosamente massageada, às vezes com ferramentas personalizadas que Scott construiu, a fim de alcançar a unidade. Ele removeu a tinta original até o primer usando uma lâmina de barbear, endireitou a carroceria e repintou o carro com uma tinta de dois estágios Ditzler personalizada. A garota que corta o cabelo de Scott rotulou a cor Metallic Cardboard, um nome que Scott acha mais do que apropriado.

Aperfeiçoando A Visão

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O interior é nada menos que uma obra-prima. Apesar de todos os danos ao exterior, o cockpit sofreu apenas pequenos danos. O traço pode parecer estoque, mas isso é uma ilusão. Scott cortou todo o painel soldado e o realocou uma polegada para a esquerda para acomodar uma saída de duto Vintage Air no lado do passageiro. O padrão de burlwood no painel está lá porque o interior precisava ser elegante, com um aceno para os clássicos Duesenberg e Packard de uma época anterior. Os bancos de estoque foram recuperados em um material semelhante ao mohair e inseridos com um pano de lã inglês. A busca da cor de tintura perfeita se prolongou em uma busca excruciante de dois anos antes de encontrar a tonalidade adequada. Assim é a busca da perfeição. O volante é um dos muitos exemplos inteligentes. A roda é de um ‘ 50 Chevy com um cubo Corvette modelo tardio adaptado para caber na coluna. O centro da roda duplica a grade do alto-falante do painel, enquanto o anel da buzina é feito de tubos de aço inoxidável personalizados. Passe um pouco de tempo olhando para a roda como um conhecedor de arte pode apreciar o esforço de uma pintura de Tom Fritz ou uma escultura de um artista como Stanley Wanlass.

A arte de Scott não se limitava apenas ao interior. Vários parágrafos teriam que ser dedicados a todas as modificações externas, então limitaremos nossa atenção a apenas algumas das adições mais notáveis. Em 1954, a Chevy carimbou o capô a partir de duas peças separadas de aço que foram rebitadas e escondidas com o ornamento do capô. Scott soldou o capô e, em seguida, acrescentou o que ele considera um pássaro de capô Chevy ’53 muito mais limpo e swoopier, e detalhou o nariz com anéis de farol ’53. Pergunte a Scott sobre as aberturas das rodas traseiras em um estoque ’54 e ele as descreverá como “desajeitadas” porque os painéis traseiros do balancim fazem uma mudança abrupta que não segue nem a forma nem a função. Scott contornou as aberturas das rodas e estendeu o painel do balancim para trás para complementar a posição do para-choque traseiro. Desajeitamento foi subitamente perdido. A grade dianteira ganhou dois dentes e os protetores de pára-choques foram encurtados 2 polegadas na frente e 2 1/2 polegadas na traseira. Observadores perspicazes podem notar que Scott encheu a porta de abastecimento de combustível no painel traseiro esquerdo e construiu uma dobradiça personalizada para colocar o gargalo de abastecimento de combustível dentro da lanterna traseira esquerda semelhante a umChevrolet ’56 . As maçanetas das portas também foram um grande trabalho de amor. Diz Scott, “Cinquenta e três maçanetas Oldsmobile são muito mais sexy do que as do Chevy. Eu tive que adaptar dois poppers de porta elétricos, então construir um pino estreito e guia que aciona um solenóide para abrir as portas. Isso me permitiu fazer o botão nivelado , porque só se move cerca de um oitavo de polegada.” Não há como dizer quanto tempo tudo isso levou para algo que mesmo o observador mais ardente provavelmente não descobriria.

Um Último Problema

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Apesar da arte, beleza e detalhes minuciosos, as tribulações de Scott com sua última criação ainda não haviam terminado. Com algumas centenas de quilômetros, o ’54 estava funcionando incrivelmente bem, o que significava, é claro, que ainda não estava tudo certo. Em marcha lenta e sem aviso, o motor subitamente girava para até 2.500 rpm. Isso claramente foi motivo de preocupação e, após semanas de ligações técnicas para sintonizadores, amigos e, eventualmente, o departamento técnico de Holley, a solução veio de um técnico observador de Holley que rastreou o problema para um único pino do conector do motor de velocidade do ar ocioso que não estava totalmente sentado. Scott construiu um jumper para o motor de velocidade do ar em marcha lenta e o sensor de posição do acelerador escondido dentro do tubo de ar frio para o corpo do acelerador. Um pino não estava bem encaixado e levou os primeiros quilômetros do carro para se desacoplar.

Isso tudo valeu a pena? Claro que foi. Scott diz: “Uma vez que terminamos o carro e o motor funcionando direito, Marty e eu o pegamos e pulamos nele. Cara, ele funciona bem. Eu estava gritando como uma garotinha.”

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Todos os carros de Scott são destinados a pilotos, não a rainhas de shows, então não foi uma surpresa encontrar o ’54 acompanhado por Bob Florine e seu incrível vagão ’57 Ford no HOT ROD Power Tour em 2021. A dupla colocou muitas milhas de estrada em seus hot rods e até encenou um concurso de aceleração improvisado. Scott ficou surpreso quando o motor 521ci Jon Kaase Boss9 de Bob se afastou com folga do ’54, apesar do peso significativo do vagão. Foi tudo divertido — pelo menos é o que Bob diz.

Todos os contratempos, desgostos, danos e frustrações estão agora firmemente alojados no espelho retrovisor e tornam-se menos pesados ​​a cada quilômetro que Scott coloca no hodômetro. Se você contar o sucesso em termos de fardos superados e frustrações derrotadas, esse pode ser seu maior esforço até agora. A maioria dos construtores de automóveis começa com um carro bonito e o torna mais bonito. É um pouco mais desafiador transformar uma velhinha deselegante em uma rainha da estrada.

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Revisão de

Marcus Vinicius

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