.
A concepção de feio e bonito se diverge em todas as áreas, sendo na roupa, uma casa, uma decoração e por aí vai. Em automóveis é bastante evidente, por isso vamos mostrar alguns dos carros mais feios já produzidos em todo o mundo, em diversas épocas. Quero deixar claro: o que vamos expor não se trata de gosto pessoal, mas sim baseado em relatos e levantamentos feitos por especialistas no assunto.
Dizem que beleza não põe a mesa, pode até ser, mas no asfalto tem que por.
Iniciamos com carros comercializados no Brasil
.
Clio Sedã – Parece dois carros emendados, a traseira com o resto do corpo.
Peugeot 307 Sedã – A frente é harmoniosa, o que não combina com a traseira, na verdade mais uma emenda mal feita.
Ford Taurus – Comercializado no Brasil entre 1996 e 1999. Com cara de peixe bagre, era muito futurista para a época.
Tempra SW – O Fiat Tempra foi lançado com a promessa de se tornar um clássico entre os nacionais, mas se perdeu no caminho. Além disso, resolveram emendar uma coisa esquisita na traseira, deu nisso:
SsangYong Actyon – Comercializado no Brasil entre 2008 e 2012, passou despercebido.
Toyota Etios Cross – Para começar, um carro com o nome de Cross, teria que ser preparado para todo terreno, o que ele não é. Segundo, tentaram dar uma carinha Off Road e jovem, exageraram na dose em um carro que já é muito feio.
Renault Kangoo – Fazer um carro feio ainda vai, mas não precisava exagerar.
Nissan Tiida Sedã – Fazer carro bonito nunca foi a especialidade da Nissan, mas esse foi de doer.
Renault 19 – Nem quadrado e nem arredondado.
Agora vamos dar uma volta pelo mundo
Pontiac Aztec – Começamos bem.
Aurora – Idealizado em 1957, era tão espantoso quanto o seu criador: o padre norte-americano Alfred Juliano, ficou só no protótipo.
Aston Martin Lagonda – Produzido entre 1976 e 1989 era um sedã de luxo bicudo e quadrado. Até nas melhores crias sai um patinho feio.
Este é um Fuji Cabin, foram 85 unidades produzidas de 1957 a 1958. Deve ter assombrado muita gente nesse período.
Mitsuoka Orochi – Um Japonês com o nome de um dragão chinês de oito cabeças e o visual foi inspirado em uma cobra. Tá explicado?
AMC Pacer – Este é o exemplo de combinar nada com coisa nehuma.
Reliant Robin – Os Ingleses gostaram, produzido por quase 30 anos. O baixo custo e o peso de apenas 450 quilos eram os atrativos do veículo de três rodas.
Davis D-2 Divan – A crítica especializada considerou o pior projeto já colocado em prática de todos os tempos.
Fiat Múltipla – A Fiat sempre foi revolucionária em design mas nessa ela exagerou, no meu entender eles juntaram três carros em um.
Zundapp Janus – Com certeza o designer estava em abuso de substância ilícita.
Citroën Ami 6 – Lançado em 1961, o modelo teve um relativo sucesso com o público feminino, sem mais para o momento.
Ford Edsel – Era tudo que os americanos gostavam na época, tamanho, potência, desenho atual e luxo. Um detalhe pôs tudo por água abaixo, o desenho da grade dianteira que remetia à genitália feminina.
Tatra 603 – Inspirado em algum ser desconhecido das profundezas do mar.
Hoffman – Esquisitice tem limites.
SsangYong Rodius – O que misturaram nesse aí ?
P50 – Eu nem chamo de carro.
Plymouth Prowler – Vou mostrar este carro voltando ao que escrevi no início desta matéria “A concepção de feio e bonito se diverge”; particularmente acho esse carro lindo. O Prowler começou a ser produzido pela Plymouth em 1997, com o seu fechamento em 2000 passou a ser montado pela Chrysler em 2001 e 2002. Entre as duas marcas foram produzidos 11.702 unidades.
Lamborghini Countach – Produzido entre 1974 e 1990 num total de 1983 unidades. Foi definido pela própria fabricante como “Exótico”.
Alfa Romeo BAT 7 – Foram construídos 3 carros conceito pela casa de design italiana “Bertone” por encomenda da Alfa Romeo em 1953,54 e 55, este é o mais estranho. BAT significa “Berlinetta Aerodinamica Tecnica”, e não Batman como muitos vão pensar, principalmente pelo design do carro. (Vejam matéria completa em www.gasolinanaveia.com.br intitulada: ALFA ROMEO “BAT” a evolução da aerodinâmica)
.
Fotos meramente ilustrativas – Fonte: sites especializados
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
01/abril/2020
Interessante, nunca imaginei q houvesse carros tão feios assim. Mas o q ilustra o artigo, esse Mitsuoka Orochi é muito bonito. Gostei realmente do seu estilo. Gosto é mesmo assim. Ótima informação. Parabéns!!
Alfa Romeo BAT 7 na minha opinião o mais ridículo de todos. MINHA OPINIÃO. Parabéns pela matéria