Hoje vamos conhecer Maurice “Maus” Gatsonides, um inventor e piloto de rali holandês; nascido em Java Central, nas antigas Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. “Maus” foi o fundador da empresa “Gatsometer BV” na Holanda em 1958.

Maurice “Maus” Gatsonides

14 de fevereiro de 1911/29 de novembro de 1998

Hoje Gatsonides é conhecido pela invenção do radar de velocidade Gatso, um dispositivo de medição de velocidade usado por muitas forças policiais para detectar motoristas em alta velocidade. O radar Gatso foi originalmente inventado para medir a velocidade que “Maus” entrava nas curvas, na tentativa de melhorar sua velocidade.

Kwik 1938

Mas, a história é um pouco maior, Gatsonides construiu alguns carros esportivos e de corridas entre 1938 e 1950. Gatsonides começou muito cedo nas competições automobilísticas, venceu sua primeira corrida antes de completar 20 anos de idade.

Gatsonides construiu seus próprios carros, dando-lhes o nome de “Gatso”, o primeiro foi em 1938 e o apelidou carinhosamente de ‘Kwik’ e o segundo foi construído em 1939. Depois de terminada a 2ª Guerra Mundial, Gatsonides estabeleceu um negócio de reparação de automóveis, atendendo os poucos carros que haviam permanecido em mãos privadas, aproveitando as peças de muitos veículos que foram destroçados durante a guerra.

Em 1946 fabricou o modelo Gatford com chassi Ford e mecânica Ford V8. Em 1948 fabricou os modelos Gatso 4000 Aero Coupe, Gatso 4000 Roadster e Gatso 4000 Coupe; todos equipados com motor Mercury V8.

 4000 Aero Coupé – 1948

Com a apresentação de seus carros esportivos no Salão de Genebra de 1948, Gatso viveu seu melhor momento recebendo pedidos para 200 unidades, o que não pôde assumir, no entanto, a empresa fabricou um pequeno número nas versões Roadster e Coupe.

4000 Roadster

Essa produção mínima não era suficiente para sustentar a empresa, mesmo assim, Gatsonides, crendo que a publicidade ajudaria a empresa, se concentrou mais nas corridas do que no negócio.

Gatso 1500 Platje

Em 1949 construiu o Gatso 1500 Platje, com chassi Fiat e Motor Fiat 1500 de 6 cilindros. Nesta época os clientes já não interessavam mais pelos carros de Gatso e foram sumindo, juntamente com o dinheiro necessário para continuar a atividade.

Gatso 4000 Luxe – 1950

O último modelo foi o Gatso 4000 Luxe produzido em 1950. Nesse mesmo ano a Gatso declarou falência.

Mausde volta a Holanda, com os troféus conquistados em Monte Carlo

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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11/09/2024

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