Hoje vamos conhecer Maurice “Maus” Gatsonides, um inventor e piloto de rali holandês; nascido em Java Central, nas antigas Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. “Maus” foi o fundador da empresa “Gatsometer BV” na Holanda em 1958.
Maurice “Maus” Gatsonides
14 de fevereiro de 1911/29 de novembro de 1998
Hoje Gatsonides é conhecido pela invenção do radar de velocidade Gatso, um dispositivo de medição de velocidade usado por muitas forças policiais para detectar motoristas em alta velocidade. O radar Gatso foi originalmente inventado para medir a velocidade que “Maus” entrava nas curvas, na tentativa de melhorar sua velocidade.
Kwik 1938
Mas, a história é um pouco maior, Gatsonides construiu alguns carros esportivos e de corridas entre 1938 e 1950. Gatsonides começou muito cedo nas competições automobilísticas, venceu sua primeira corrida antes de completar 20 anos de idade.
Gatsonides construiu seus próprios carros, dando-lhes o nome de “Gatso”, o primeiro foi em 1938 e o apelidou carinhosamente de ‘Kwik’ e o segundo foi construído em 1939. Depois de terminada a 2ª Guerra Mundial, Gatsonides estabeleceu um negócio de reparação de automóveis, atendendo os poucos carros que haviam permanecido em mãos privadas, aproveitando as peças de muitos veículos que foram destroçados durante a guerra.
Em 1946 fabricou o modelo Gatford com chassi Ford e mecânica Ford V8. Em 1948 fabricou os modelos Gatso 4000 Aero Coupe, Gatso 4000 Roadster e Gatso 4000 Coupe; todos equipados com motor Mercury V8.
Com a apresentação de seus carros esportivos no Salão de Genebra de 1948, Gatso viveu seu melhor momento recebendo pedidos para 200 unidades, o que não pôde assumir, no entanto, a empresa fabricou um pequeno número nas versões Roadster e Coupe.
Essa produção mínima não era suficiente para sustentar a empresa, mesmo assim, Gatsonides, crendo que a publicidade ajudaria a empresa, se concentrou mais nas corridas do que no negócio.
Em 1949 construiu o Gatso 1500 Platje, com chassi Fiat e Motor Fiat 1500 de 6 cilindros. Nesta época os clientes já não interessavam mais pelos carros de Gatso e foram sumindo, juntamente com o dinheiro necessário para continuar a atividade.
O último modelo foi o Gatso 4000 Luxe produzido em 1950. Nesse mesmo ano a Gatso declarou falência.
“Maus” de volta a Holanda, com os troféus conquistados em Monte Carlo
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
11/09/2024
Excellent piece! Your analysis is insightful, and the material is well-organized and simple to grasp. Your study and writing of this are greatly appreciated. For those curious about this subject, it’s an excellent resource.
Interessante. Nunca tinha ouvido falar. Os últimos modelos eram bonitos