.
TÁXI é um automóvel ou outro tipo de veículo usado para transporte público, na grande maioria para um número reduzido de passageiros.
Diferentemente dos transportes públicos que seguem uma rota pré-determinada, os táxis vão no roteiro determinado pelo contratante do serviço. A origem da palavra táxi, apesar de ser grega vem do alemão “taxameter”. Os primeiros táxis motorizados apareceram em Stuttgart no ano de 1891.
O primeiro sistema de transporte de passageiros começou nas cidades de Paris e Londres no início do século XVII. Estes eram carros puxados por animais e podiam ser contratados. As monarquias que governavam essas cidades controlavam as regras.
No século 19, os táxis da Hansom eram muito usados por causa de seu nível mais alto de segurança. O táxi Hansom era uma espécie de carruagem puxada por cavalos projetada e patenteada em 1834 por Joseph Hansom. Originalmente chamado de táxi de segurança Hansom, foi projetado para combinar velocidade e segurança através do centro de gravidade baixo.
O primeiro táxi moderno equipado com medidor foi o Daimler Victoria, construído por Gottlieb Daimler em 1897.
O termo taxímetro é uma adaptação da palavra francesa ‘taximètre’ e a palavra alemã ‘taxameter’. Significa medir um imposto ou taxa.
Mas a história é mais antiga que isso, o primeiro serviço desse gênero apareceu com a invenção do riquexó, um carro de duas rodas puxado por um só homem. Existiam apenas nas principais cidades da antiguidade, era exclusivo das elites que possuíam escravos para puxar esses carros.
No Brasil o serviço de táxi é datado do final do século XIX; a primeira cidade a contar com este serviço foi São Paulo, eles concentravam-se no Largo da Sé.
.
Os táxis e suas cores:
No Rio de Janeiro os táxis são da cor amarela com uma faixa azul escuro na lateral.
.
Em Porto Alegre, a cor dos táxis é vermelho alaranjado, com um faixa azul claro na lateral.
.
Em São Paulo, há predomínio da cor branca entre os táxis.
.
Em Belo Horizonte também predominam dos táxis brancos. Uma linha de cor preta, destinados ao transporte executivo lançado em 2011, inicialmente com 300 veículos também circulam na cidade, chamados de táxi especial. Conforme relato dos usuários os dois têm a mesma qualidade e preços.
.
Em Curitiba, a cor padrão é o laranja.
.
Em diversas cidades a cor para os táxis é livre, normalmente tendem para o branco ou prata. A regulamentação das cores depende de cada Prefeitura.
.
Os táxis em Berlim, na Alemanha, tem a cor marfim claro e se precisar utilizar o porta-malas, é cobrado 1 euro a mais por cada mala.
.
Em Buenos Aires, os táxis são pretos, com o teto amarelo.
.
Em Bangkok na Tailândia, os tuk-tuks, um modelo de triciclo motorizado com cabine para os passageiros, se misturam aos táxis com cores diversas e chamativas.
.
Em Havana, você pode contratar os serviços dos coco-taxis, uma espécie de tuk-tuks amarelos, com um formato peculiar, ou de um charmoso modelo da década de 1950 (particularmente vou no segundo).
.
Nada mais romântico que andar em um táxi de Veneza, as famosas Gôndolas. Uma tradição passada de família para família, quase que de uma forma hereditária, só se pode ser um gondoleiro se houver alguém na família que atue nesta profissão.
.
Os Táxis amarelos de Nova Iorque: A ideia de pintar os carros dessa cor foi de John Hertz, de Chicago, após ler em 1915 num boletim da Universidade de Chicago que a cor amarela, acrescida com um pouco de vermelho, podia ser vista de muito longe, mas, somente em 1970 a cor tornou-se padrão para toda a frota.
.
Talvez o mais conhecido e admirado do mundo, os Cab Ingleses. A palavra Cab do Inglês Britânico para Taxi, vêm do Francês :Cabriolet (carroça). O clássico London Cab é o modelo FX-4, fabricado pela montadora Britânica Austin Motor Company Limited entre 1958 e 1996.
.
Em Toronto no Canadá, os Beck Taxi são uma parte icônica da cidade, fundada em 1967 por Jim Beck, as cores laranja e verde distintas de Beck são instantaneamente reconhecíveis em toda a cidade.
.
Em Madagascar predominam os táxis de mato, são micro-ônibus, lotados de pessoas e produtos.
.
Quando eu era menino os táxis eram chamados de “carro de praça” e seus condutores de “Chauffer” abrasileirado para “Chofer”, palavra inglesa que significa condutor ou motorista de automóveis.
.
Finalizando, presto minha homenagem e agradecimento a todos taxistas em nome dos usuários ou não deste serviço. Quem não tem uma história interessante envolvendo um táxi e seu condutor, um dia de chuva, uma emergência, uma festa que bebeu-se demais, e por aí vai, se ainda não teve, vai ter. Valeu amigos, quando eu estiver com o braço erguido, para e me leva. MARCUS VINICIUS
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Fotos meramente ilustrativas
26/março/2020
.
.
Mais s bela história. Parabéns!!!!
Amei sua matéria!