.
Os Hot Rods são carros geralmente americanos, na sua grande maioria entre as décadas de 1920 e 1950. Este termo significa que foram modificados, incluindo rodas largas, principalmente no eixo traseiro, pintura com chamas feitas a partir de aerografia e pinstriping, motores potentes, preferencialmente um V8.
Os Hot Rods se tornaram muito populares nas décadas de 1940 e 1950 e fazem sucesso até hoje entre os entusiastas automotivos.
Atualmente muitos deles são projetados e construídos individualmente, usando componentes de várias marcas, tanto de carros antigos como de novos. São mais populares nos Estados Unidos e Canadá. Muitos são destinados apenas para exposições e não são vistos no dia a dia.
O termo surgiu por volta do final da década de 1930 no sul da Califórnia, onde era comum correr com carros modificados em leitos de lagos secos em Los Angeles, sob as regras da Southern California Timing Association.
Para o termo Hot Rod, existem várias teorias, o mais comum é o termo “quente” relacionado a “esquentar” um carro, o que significa modificá-lo para maior desempenho e “rod” vem do roadster , um carro leve de 2 portas frequentemente usado como base para os primeiros hot rods.
A prática de modificar os carros ganhou mais popularidade depois da Segunda Guerra Mundial, com o retorno dos soldados. Eles empregaram seu conhecimento técnico recebido durante o serviço militar, salvando os velhos Ford´s que estavam indo para o ferro velho. Fizeram grades personalizadas, tiraram painéis, capotas, para-lamas, tudo isso para diminuir o peso e aumentar a velocidade, também rebaixavam os carros.
Logo após a Segunda Guerra Mundial , pequenos aeroportos militares foram abandonados ou raramente usados nos Estados Unidos, permitindo que os hot rodders promovessem competições, geralmente corridas de arrancada em pistas de até 1,6 km.
Como alguns Hot Rodders também corriam em ruas, surgiu a necessidade de uma organização para promover a segurança e fornecer locais para corridas seguras. Com isso a National Hot Rod Association foi fundada em 1951, para levar as corridas de arrancada das ruas para ambientes controlados.
A partir da década de 1960, quando os automóveis oferecidos pelas principais montadoras começaram a aumentar o desempenho, a atração pelos Hot Rods começou a diminuir. Com a era dos Muscle Car , passou a ser possível comprar um carro de alto desempenho já pronto de série.
Mas, tudo que é bom dura pouco, com a crise do petróleo iniciada em 1973, os fabricantes de automóveis se concentraram na eficiência do combustível em detrimento do desempenho, o que levou a um ressurgimento do interesse pelo hot rodding. Como o foco mudou para longe das corridas, os carros modificados ficaram conhecidos como “street rods”. A National Street Rod Association (NSRA) foi formada e começou a sediar novos eventos, englobando vendas de produtos e exposições de carros acima de 30 anos.
.
Vejamos alguns desses eventos
.
.
.
.
.
.
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
11/agosto/2022
.
.
Top demais essa matéria! Parabéns!
Muito bacana! Parabéns!
Muito interessante essa reportagem. Sucesso. Parabéns Vinícius.
. Parabéns Vinícius.
Excelente trabalho.
Bela reportagem, esclareceram os termos Hots. Parabéns. Muito TOP.
Chique demais! Parabéns!