.
O Pasadena Roadster Club, promoveu 14 anos após a última edição, a estimada Reliability Run realizada em Pasadena na Califórnia, revivendo o espírito da primeira edição realizada em 1947.
No domingo, 28 de abril de 2024 parecia o ano de 1950 novamente. Para onde olhasse haviam hot rods homenageando as primeiras edições da Reliability Run, organizada pelo Pasadena Roadster Club (PRC). Os participantes percorreram as pitorescas estradas montanhosas do sul da Califórnia, usando a rota Angeles Crest Highway; bem parecida com a de 75 anos antes.
As origens da RPC remontam a 1945, quando um grupo de jovens se reuniu para celebrar a alegria do hot-rodding. Além das atividades sociais, os membros participaram de feiras de automóveis e disputas em lagos secos, realizados no deserto, algumas horas ao norte de Los Angeles. A primeira Reliability Run ocorreu em 1947, acolhendo roadsters, picapes roadster, phaetons , carros de turismo, cabriolets e “modificados”.
Um dos objetivos da Run era melhorar a imagem dos hot-rodders e permanecer em paz com as autoridades locais, numa época em que a comunidade associava esses carros e seus proprietários a incômodo e perigo. A revista HOT ROD tomou conhecimento dos esforços da RPC, cobrindo a quarta Reliability Run em 3 de dezembro de 1950. A capa do HOT ROD de fevereiro de 1951 posteriormente apresentou o evento, proclamando “Velocidade não é tudo!”. Além da foto da capa um artigo de três páginas foi destaque nesta edição.
Essas primeiras corridas de confiabilidade começaram e terminaram no famoso estádio Rose Bowl de Pasadena, com o objetivo de manter velocidades médias específicas entre os pontos de controle. Para domar os motoristas, os organizadores também montaram radares secretos. A diversão durou até 1951, quando o Pasadena Roadster Club ficou inativo.
Em 2002, sete hot-rodders decidiram reviver a RPC, seguindo os passos dos membros originais apenas com a participação de veículos com carrocerias de fabricação 1936 e anteriores. O motor e outras opções mecânicas importantes foram limitados aos componentes de 1953 ou anteriores. Dois anos depois, o clube recriou a Reliability Run usando o mesmo conceito dos eventos realizados após a Segunda Guerra Mundial. Esta sexta edição do encontro reuniu cerca de 60 hot rods de estilo tradicional, com especial atenção para carros historicamente significativos. Este caso de renascimento continuou com bastante regularidade até 2010, que marcou a sua 11ª edição .
Por uma série de razões, a Corrida de Confiabilidade 12 não aconteceu até 2024, mas valeu a pena esperar! Os Hot Rodders se encontraram no Elks Lodge em Pasadena, localizado no Colorado Boulevard. A RPC fez um excelente trabalho ao organizar a Reliability Run sob a liderança do atual presidente do clube, David Steele, que também é o diretor da American Hot Rod Foundation.
O evento deu aos participantes a oportunidade de viajar no tempo, utilizando automóveis e tecnologia bem parecidos aos primeiros membros da RPC. Essa façanha foi alcançada em grande parte aceitando apenas carros que seguissem os parâmetros de confiabilidade de execução de 1950: roadsters tradicionais de 1936 e anteriores, picapes roadster, phaetons e cabriolets, bem como carros fechados (cupês, sedãs, etc.), todos empregando componentes e estilo produzidos até 1954.
Como foi feito décadas atrás, a viagem de mais de 140 quilômetros percorreu as pitorescas montanhas da Floresta Nacional de Angeles, com três postos de controle instalados ao longo do caminho. Mais de 70 pilotos participaram das festividades, testando com sucesso a confiabilidade de suas máquinas em altitudes próximas a 1.500 metros.
Já estão sendo feitos os preparativos para o evento de 2025, saiba mais em: pasadenaroadsterclub.org ou pesquise “Pasadena Roadster Club” nas redes sociais.
.
Fonte:
.
Adaptação de Marcus Vinicius
.
.
29/05/2024
Excelente Matéria, informações de grande relevância