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A Jensen Motors Limited era uma fabricante britânica de carros esportivos e veículos comerciais. Construiu carrocerias para os principais fabricantes, juntamente com carros de seu próprio projeto, usando motores e mecânicos dos principais fabricantes como, Ford , Austin e Chrysler.
Em uma segunda fase, produziu por apenas 10 anos, entre 1966 e 1976, o Jensen Interceptor, um carro de passeio construído à mão na Kelvin Way Factory em West Bromwich , perto de Birmingham na Inglaterra.
A carroceria foi projetada por uma empresa externa, a “Carrozzeria Touring” da Itália e montada também na Itália pela “Vignale”, até passar a ser totalmente produzido na Inglaterra.
A Jensen Motors usou motores Chrysler V8 para o Interceptor
O Interceptor pode ter copiado parte do projeto de estilo do Uirapuru da Brasinca, com uma janela traseira grande e curva.
A especificação original incluía janelas elétricas, bancos dianteiros reclináveis, volante com aros de madeira, rádio com alto-falantes duplos, luzes de ré e um relógio elétrico. A direção hidráulica foi incluída como padrão a partir de setembro de 1968.
O Jensen Interceptor Mark II foi anunciado em outubro de 1969, com um estilo ligeiramente revisado em torno dos faróis, grade frontal e pára-choque e luzes traseiras revisadas. O interior foi substancialmente revisto, a fim de atender a regulamentos dos Estados Unidos, o ar condicionado era opcional.
O Mark III, lançado em 1971, revisou novamente a grade frontal, os finalizadores dos faróis e o tratamento dos pára-choques. Ele tinha rodas de liga leve GKN e ar condicionado de série. Agora com o novo motor 440ci de 7,2 litros.
O Jensen-Healey (1972-1976) foi um carro esportivo conversível de dois lugares sendo o Jensen mais vendido de todos os tempos, num total de 10.503 unidades.
A Jensen Motors dirigiu uma equipe de fábrica para competir no Campeonato de Produção D do Clube de Carros Esportivos da América SCCA . Essa equipe foi montada pela Huffaker Engineering na Califórnia, EUA. Embora fosse um carro novo, o Jensen-Healey se tornou um dos poucos carros da história da SCCA a vencer um campeonato no seu primeiro ano de corrida (1973). O roadster também conquistou cinco campeonatos nacionais de produção “D” da SCCA.
A crise do petróleo atingiu a Jensen Motors, prejudicando muito as vendas de seus modelos, degradando sua condição financeira como um todo. O Jensen GT foi então apressadamente levado ao mercado numa desesperada estratégia de recuperação da marca.
A Jensen entrou em tempos difíceis em 1975, ocasionado pela recessão mundial. A empresa entrou em concordata, e a produção continuou até que o estoque disponível de peças fosse esgotado. A produção do Interceptor terminou em 1976.
Depois de um investimento de £ 10 milhões, incluindo o Liverpool City Council e o Departamento de Comércio e Indústria, um conversível de dois lugares, o Jensen S-V8 foi lançado no British International Motor Show de 1998, com uma produção inicial prevista para 300 veículos, mas em outubro de 1999 foi confirmado que 110 pedidos haviam sido feitos. A nova fábrica iniciou a produção em agosto de 2001, mas problemas com a manufatura obrigaram o encerramento da produção, com apenas 20 carros deixando a fábrica e outros 18 inacabados.
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- Matéria de Marcus Vinicius
- Fotos meramente ilustrativas
- Fonte de consulta: Wikipédia
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17/março/2019
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