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A Koenigsegg é uma montadora sueca de modelos de alta performance fundada em 1994 por Christian von Koenigsegg, um jovem de apenas 22 anos que realizou seu sonho de criança ao construir o maior super desportivo do mundo. Christian Koenigsegg reuniu 60 milhões de coroas suecas de investidores e fundou a Koenigsegg Automotive.

Christian von Koenigsegg

O projeto inicial foi o CC idealizado por Christian von Koenigsegg. O designer industrial David Crafoord realizou os esboços como um modelo em escala 1:5. Este modelo foi posteriormente ampliado para criar o plugue base para o protótipo inicial da Koenigsegg, concluído em 1996.

Koenigsegg CC

Durante os anos seguintes, o protótipo passou por testes extensivos e vários novos protótipos foram construídos. Inicialmente os protótipos usavam motor Audi V8, tendo o contrato de fornecimento do motor cancelado, seguido pelo motor de corrida Flat-12 desenvolvido pela Motori Moderni para a equipe de Fórmula 1 Scuderia Coloni; correu pela Subaru na temporada de 1990. Esses motores Subaru 1235 foram adquiridos e modificados para uso no CC; este acordo falhou quando o fundador da Motori Moderni morreu, levando a empresa à falência.

Posteriormente a Koenigsegg desenvolveu seus próprios motores do zero, incluindo sistemas de controle e transmissões, o que é muito incomum para um produtor de carros esportivos de pequeno porte.

Modelos

Koenigsegg CC8S

Um protótipo Koenigsegg CC foi apresentado em 1996; enquanto outro era desenvolvido e só aparecendo no Salão do Automóvel de Paris de 2000. Stephan Reeckmann tornou-se o primeiro cliente da marca em 2001. Mais um cliente recebeu um CC8S vermelho em 2002 no Salão do Automóvel de Genebra e mais quatro carros foram construídos naquele ano.

Koenigsegg CCR

Em 2004 o novo CCR; era basicamente uma variante de alto desempenho do CC8S; apresentado no Salão do Automóvel de Genebra; com apenas 14 unidades produzidas.

Koenigsegg CCX

Em 2006 a Koenigsegg apresentou o CCX, um novo modelo desenvolvido para atender às regulamentações mundiais para uso rodoviário. Isto significou que o carro teve que passar por um extenso desenvolvimento para atender aos mais recentes e rigorosos padrões de segurança e emissões exigidos pelas autoridades mundiais; A Koenigsegg teve que desenvolver seus próprios motores e outras tecnologias relacionadas.

Koenigsegg CCXR

Em 2007 a Koenigsegg estreou o CCXR, uma versão biocombustível/flex do CCX. O carro apresenta motor, sistema de combustível e sistema de gerenciamento do motor modificados, que permitem que o carro funcione com gasolina normal ou etanol, e em qualquer mistura entre esses dois combustíveis. O etanol tem uma octanagem mais alta em comparação ao combustível normal.

Koenigsegg Trevita

Em 2009 a Koenigsegg divulgou informações sobre um carro de edição especial chamado Trevita, do qual três estavam planejados para serem fabricados, mas apenas dois foram concluídos devido a problemas técnicos. O Trevita, que se traduz em inglês como “três brancos”. Tem um corpo composto por fibra de carbono, reluzente como um diamante, exclusivo da Koenigsegg. O Trevita é baseado no CCXR, portanto tem potência 1.018cv ao funcionar com biocombustível.

Koenigsegg Agera

Em 2010 a Koenigsegg divulgou no Salão Automóvel de Genebra seu novo modelo chamado Agera, que se traduz em inglês como “agir/agir”. O Agera apresenta um motor V8 de 5,0 litros desenvolvido pela Koenigsegg com turbocompressores de geometria variável e potência de 960cv, acoplado a uma recém-desenvolvida transmissão de 7 velocidades e dupla embreagem. A produção do Agera terminou em julho de 2018 após oito anos, quando dois dos três carros da edição final foram apresentados aos seus clientes.

Koenigsegg Rogera

No Salão do Automóvel de Genebra de 2015, a Koenigsegg apresentou o novo modelo chamado Regera, que se traduz em inglês como “reinar” ou “governar”. O Regera usa a transmissão Koenigsegg Direct Drive (KDD). Abaixo de 48 km/h (30 mph), a força motriz é fornecida por dois motores elétricos nas rodas traseiras e o motor de combustão interna (ICE) é desconectado. Acima de 48 km/h (30 mph), o ICE é conectado por uma transmissão de relação fixa sem caixa de câmbio, vetorização de torque pelos motores elétricos mencionados anteriormente e impulsionado por um terceiro motor elétrico acoplado ao eixo de transmissão.

Koenigsegg Jesko

No final de 2018 a Koenigsegg mostrou aos potenciais clientes na Austrália a substituição do Agera. Inicialmente havia rumores de que o modelo se chamaria “Ragnarok”, mas a apresentação pública do carro no Salão do Automóvel de Genebra de 2019 revelou que o nome era Jesko, em homenagem ao pai do fundador, Jesko von Koenigsegg. O Jesko usa um motor V8 de 5,0 litros do Agera, com potência de 1.281cv com gasolina. O motor está acoplado a uma transmissão multiembreagem de 9 velocidades com sete embreagens chamada de “Transmissão de Velocidade Leve” (LST) pelo fabricante. O foco desta transmissão é ter tempos de mudança mais rápidos.

Koenigsegg Jesko Absolut

O Koenigsegg Jesko Absolut é um supercarro (hiper), revelado em 2019 como a evolução do modelo Jesko sendo um dos carros mais rápidos e tecnologicamente avançados do mundo. O Jesko Absolut possui um motor V8 biturbo com 1.578cv de potência e permite que o carro acelere de 0 a 60 mph em apenas 1,9 segundos alcançando velocidade máxima de 547 km/h.

Koenigsegg Gemera

Em 3 de março de 2020, o Gemera foi apresentado em uma transmissão online. O lançamento ao público estava previsto para 2022, o que não aconteceu. Recentemente a montadora declarou que os primeiros serão entregues até o final de 2024 com produção limitada, sendo o primeiro veículo de quatro lugares da Koenigsegg. A versão definitiva do Gemera difere tecnicamente da que a marca apresentou em 2020. Os três motores elétricos foram substituídos por um novo motor elétrico que Koenigsegg chamou de ‘Dark Matter’. Este motor entrega 800cv. A transmissão é a mesma do Jesko, uma máquina de nove marchas que se liga ao resto do trem de força sem a intervenção do volante e distribui as forças pelas quatro rodas. Combinado com o motor 2.0 litros de três cilindros, o Gemera entrega mais de 1.400cv. Também foi apresentado o Gemera HV8, uma variante mais potente em que o motor de três cilindros foi substituído por um V8 de 5,0L com dois turbos; isto dá ao HV8 uma potência de 2.300cv.

A marca produz apenas cerca de 20 carros por ano, tornando-os raros, valiosos e altamente procurados pelos colecionadores.

Em 2017 o Koenigsegg Agera RS estabeleceu o recorde de carro mais rápido do mundo ao atingir a velocidade máxima de 447 km/h (277,9mph). Em 2020 o Koenigsegg Jesko Absolut estabeleceu um novo recorde de velocidade de 547 Km/h, (dados declarados pela fabricante).

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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02/junho/2024

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