.
.
A Lancia é uma das mais antigas e famosas fabricantes de automóveis da Itália, fundada em Turim no ano de 1906, faz parte das empresas do Grupo Fiat.
A Lancia foi constituída em 29 de novembro de 1906 pelos sócios Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin, sendo que cada um tinha 50% do capital da empresa. Em 1969 a Lancia foi comprada pela Fiat e atualmente faz parte do conglomerado Stellantis.
O primeiro modelo começou a ser produzido em 1908 denominado 12 HP, apresentado no VIII Salão do Automóvel de Turim. A denominação de projeto deste modelo era “tipo 51”, em 1919 foi rebatizado de Lancia Alfa. O irmão do construtor Giovanni, estudioso de línguas clássicas sugeriu que fossem utilizadas letras do alfabeto grego para distinguir os diversos modelos.
A Lancia foi sempre uma empresa inovadora em tecnologia, poucas marcas foram tão importantes tecnologicamente quanto ela. Com pausas na produção de automóveis para fabricar equipamentos militares durante as duas grandes guerras, o que não impediu o sucesso nos lançamentos da empresa, como o Lambda em 1922 e o Aprilia em 1934.
Em 1915 a Lancia iniciou a fabricação do “Jota” seu primeiro caminhão.
A Lancia é reconhecida no mundo automotivo por apresentar carros com inúmeras inovações, seguem alguns exemplos: Em 1948, a primeira caixa de 5 velocidades foi montada em um carro de produção (Série 3 Ardea). A Lancia estreou o primeiro motor V6 no Aurelia de 1950 e foi também o primeiro fabricante a produzir um motor V4.
A empresa teve uma presença muito forte também nos campeonatos de Rallye com o Lancia Stratos equipado com motor V6 Ferrari, considerado até hoje como um dos melhores bólidos já construídos para provas de rallye, e com o Lancia Delta HF Integrale.
Atualmente Lancia é a marca com mais títulos do Campeonato Mundial de Rali (WRC) com 10 títulos, mesmo já não participando desde 1992, quando conquistou seu último título no mundial de construtores.
A Lancia sofreu muito com a grave situação financeira pela qual atravessou o Grupo FIAT de 2000 a 2004. A partir de 1 de fevereiro de 2007, as operações automotivas da Fiat foram reorganizadas. Fiat Auto tornou-se Fiat Group Automobiles SpA , filial da Fiat SpA que lida com a produção automotiva convencional. Simultaneamente a empresa atual, Lancia Automobiles SpA , foi criada a partir da marca pré-existente e controlada 100% pela FCA. Em 2011, a Lancia mudou-se para uma nova direção e adicionou novos modelos fabricados pela Chrysler e vendidos sob o emblema da Lancia em muitos mercados europeus. Por outro lado, os modelos fabricados pela Lancia começaram a ser vendidos nos mercados de volantes à direita com o emblema da Chrysler.
Atualmente, o único modelo fabricado pela Lancia é o Ypsilon, mais de 200 mil unidades já foram vendidas na Itália desde o lançamento em 2003.
O novo Lancia Ypsilon Hybrid já se encontra à venda na Itália, a marca italiana aposta na eletrificação. O pequeno e inconfundível modelo italiano se eletrifica com a tecnologia híbrida leve (MHEV). Seu lançamento aconteceu pouco depois da chegada dos novos Fiat 500 Hybrid e Fiat Panda Hybrid. Graças a este tipo de mecânica o Ypsilon se torna um modelo mais eficiente e ecológico.
VAMOS CONHECER MAIS ALGUNS MODELOS LANCIA
.
Fotos ilustrativas – Fonte: Wikipédia
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
21/abril/2020
.
Essa matéria foi a melhor de todas