.
Vamos conhecer algumas marcas de automóveis classificadas como “Premium”, elas estão relacionadas a um segmento de mercado que sem dúvida é um dos mais importantes hoje em dia.
Uma marca é considerada Premium quando temos a certeza que ela vale o preço cobrado, isso indica que estamos dispostos a pagar mais caro em um produto que acreditamos nos tornar únicos. O termo Premium quer dizer “algo de qualidade maior ou superior”.
AUDI – Quando falamos em marca Premium no Brasil uma das primeiras que vem à mente é a Audi, o que poucos sabem que a Alemã é uma das marcas de luxo da Volkswagen. A Audi chegou ao Brasil no final de 1993 através do Tricampeão Mundial de F1 Ayrton Senna. As importações tiveram início em 1994, após um evento de apresentação ao público brasileiro no hangar da extinta Varig no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
PORSCHE – Outra marca pertencente ao grupo Volkswagen é a Porsche, fundada por Ferdinand Porsche e seu filho Ferry em 1931 na Alemanha, sendo uma das mais admiradas no mundo.
LAMBORGHINI – É uma fabricante italiana de automóveis desportivos de luxo e de alto desempenho, criada originalmente para competir com a Ferrari, com sede no município de Sant’Agata Bolognese. A companhia foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A., atualmente o grupo Volkswagen AG a tem como subsidiária da divisão Audi AG, onde intercambia tecnologia entre Audi R8 e os modelos mais recentes da Lamborghini.
BENTLEY – Empresa automobilística britânica de automóveis de luxo e grand tourers, fundada em 1919 pelo engenheiro britânico Walter Owen Bentley, tem sede em Crewe, no condado inglês de Cheshire. Atualmente faz parte da Volkswagen AG, Seu modelo mais famoso é o Continental GT.
CADILLAC – Viajando agora para a América do Norte, vamos conhecer a Cadillac, uma das empresas pertencentes à General Motors. Fundada em 1902 por Henry M. Leland, hoje é atuante em mais de 50 países e territórios; a Cadillac especializou-se em veículos de luxo, sendo uma referência entre as fabricantes deste segmento. O maior mercado da empresa é o norte-americano seguido pela china.
LINCOLN – É a marca de automóveis Premium da Ford Motor Company, tem como maior rival nos Estados Unidos a Cadillac, divisão de luxo da General Motors. A Lincoln é a fabricante das famosas limusines americanas, um dos seus modelos mais conhecidos é o Continental.
LEXUS – É a divisão de veículos de luxo da Toyota com sede no Japão. Em 1983 o presidente da Toyota Motor Corporation, Eiji Toyoda, desafiou seus executivos a desenvolverem o melhor carro de luxo do mundo, foram envolvidos 1.400 engenheiros e 2.300 técnicos, além de 450 protótipos. Assim nasceu o primeiro Lexus, o LS 400, que causou grande impacto entre os consumidores, lançado em 1989 conquistou posição de destaque por sua moderna tecnologia e design.
ACURA – Com o forte crescimento das marcas japonesas e o plano de competir globalmente, a Honda criou sua marca de luxo no final dos anos 1980, a Acura. Sem grandes alterações mecânicas em relação aos confiáveis automóveis Honda, os modelos conquistaram relativo sucesso nos EUA. No mercado asiático as vendas se mostraram mais expressivas e a marca de luxo do maior fabricante de motocicletas do mundo emplacou, se transformando em mais um negócio de sucesso do grupo.
INFINITI – Marca Premium da montadora japonesa Nissan, pertencente ao grupo Renault, muito conhecida no mercado norte-americano. A Infiniti, tem razoável prestígio com seus modelos de design arrojado e extravagante, pouco conhecidos no Brasil. Algumas unidades do SUV FX35 foram trazidas por conta de uma novela da Globo, cuja vilã circulava com um utilitário da marca.
BMW – Mesmo sendo considerada marca Premium no Brasil e de nicho nos EUA, alguns de seus modelos competem com marcas como Volkswagen, Opel, Ford, dentre outras no mercado europeu, sendo um carro comum e sem muito glamour por lá.
FERRARI – Eu prefiro classificar como uma fabricante italiana de carros esportivos de luxo com sede em Maranello, foi fundada por Enzo Ferrari em 1939. Em 2014 foi classificada como a marca mais poderosa do mundo pela consultoria Brand Finance.
MASERATI – Depois de muito arrasto para se manter ativa conseguiu se posicionar no mercado europeu, asiático e latino-americano, tendo hoje sua participação nos Estados Unidos impulsionada pelos seus esportivos de luxo.
JAGUAR – Marca de automóveis de luxo inglesa pertencente à Jaguar Land Rover, fabricante multinacional de automóveis com sede em Coventry, Inglaterra, subsidiária da empresa indiana Tata Motors desde 2008. Por aliar desempenho e luxo em seus produtos, tem como concorrentes diretos a BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Cadillac, Infiniti, entre outros.
MERCEDES-BENZ – A Mercedes sempre foi uma marca renomada e conhecida em todo o mundo, atualmente a sua gama é composta por modelos de entrada que não podemos classificar como Premium, deixando essa denominação para os topos de linha como o E-Class.
ROLLS-ROYCE – É uma empresa automobilística inglesa, atualmente uma das mais conceituadas do mundo. A marca é sinônimo de qualidade e alto padrão de conforto, tornou-se também famosa pela fabricação de automóveis de custo elevado e geralmente destinados a membros da realeza e chefes de Estado em todo o mundo.
MAYBACH – Em tudo o melhor fica para o final, agora chegamos na cereja do bolo, vamos apresentar a Maybach, uma fabricante de automóveis de alto luxo pertencente ao grupo industrial Daimler AG. Também faz parte do Mercedes Car Group. O grau de conforto e luxo de seus carros é superior aos modelos fabricados pela sua irmã Mercedes-Benz. Os automóveis Maybach são alguns dos carros mais caros e luxuosos do mundo, competindo diretamente com marcas como a Rolls-Royce e a Bentley, todos os veículos Maybach são equipados com motor V12.
.
Mais uma do
Marcus Vinicius
.
Revisão de
Jaderson Gomes
.
06/agosto/2020
.