.

Todo automóvel tem por trás uma grande e curiosa história, muitas vezes vindas do século passado ou até mesmo antes. Na maioria elas iniciaram como uma aventura, curiosidade ou mesmo loucura. Esta última digo com razão, pois as experiências normalmente eram feitas em pequenos barracões ou em cômodos das casas de seus inventores, a conclusão mais óbvia dos vizinhos era que “esse aí é um louco”. Mas, tudo isso é apenas para dar início a mais uma história de três loucos visionários…

Vamos falar da Daimler-Benz, começando lá no final do século XIX quando Gottlieb Daimler (1834–1900) juntamente com Wilhelm Maybach (1846–1929) e Karl Benz (1844–1929) “praticavam suas loucuras”, desenvolvendo separadamente o primeiro automóvel movido por motor de combustão no sul da Alemanha; o mais interessante é que eles não se conheciam. Karl Benz tinha sua oficina em Mannheim e inventou em 1885 o primeiro automóvel de três rodas movido por um motor de combustão interna.

Ainda em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega Wilhelm Maybach, foram premiados por terem construído o primeiro protótipo de um motor movido a gás. Em de março de 1886, Daimler comprou uma carroça fabricada por Wilhelm Wimpff & Sohn e, juntamente com Maybach, juntou o motor a esta carroça criando um automóvel de quatro rodas movido a gás, estava inventada a “carroça sem cavalo”. Daimler e Maybach fundaram a “Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG)” em 1890 e o primeiro automóvel foi vendido em 1892.

Benz Velo – 1894

Karl Benz continuou no processo de melhoria do seu Motorwagen (o primeiro motor) vindo a vender o primeiro automóvel em 1888 e o primeiro carro de quatro rodas veio em 1891.

Mercedes 35Hp

O nome “Mercedes” apareceu quando em 1899, a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek: “Mercédès Jellinek”. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor como “Mercedes 35hp” em homenagem a filha, e se o nomeasse responsável pelas vendas dos automóveis na França, Áustria, Bélgica e Estados Unidos. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros, gastando 500 mil marcos com a DMG.

Enfim, em 1926 o nome Mercedes-Benz apareceu, após a fusão das empresas fundadas por Karl Benz (Benz & Cie.) Gottlieb Daimler (Daimler-Motoren-Gesellschaft) com o nome de Daimler-Benz. Como toda boa história, é um pouco complicado explicar, mas aí vai: Em 1901, o nome “Mercedes” foi registrado pela DMG em todo o mundo como uma marca protegida. A adoção do nome para os carros da empresa ajudou a evitar problemas legais, porque depois da morte de Daimler em 1900, a DMG decidiu vender o nome registrado “Daimler” e ficando com o nome “Mercedes”, daí o nome Mercedes-Benz.

A estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler, em que cada ponta representava o “ar, a terra e o mar”, mostrando que os motores adaptavam-se a estes três meios. A estrela apareceu primeiramente num automóvel Daimler datado de 1909, denominado Mercedes 35 HP, e futuramente viria a ser usada pela Mercedes-Benz.

O círculo à volta da estrela foi incluído em 1923 por Karl Benz e três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros juntamente com o nome Benz.

Depois da derrota da Alemanha na Segunda Grande Guerra, a empresa continuou a ser muito importante para as exportações alemãs de automóveis. Mas, os resultados não foram os melhores devido aos altos preços praticados, obrigando à criação de modelos mais simples e mais baratos.

Hoje a Mercedes-Benz é uma das marcas de automóveis mais conhecidas do mundo, a sua fama e diversidade de produtos permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. Os carros enchem os olhos dos consumidores e de forma a variar a sua oferta, a Mercedes-Benz diversificou os seus modelos criando carros menores e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre o objetivo da marca, garantido serviços de atendimento em todo o mundo.

Curiosidades

A PRIMEIRA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DA HISTÓRIA FOI CONCEDIDA A KARL BENZ – Os habitantes do Grão-Ducado de Baden estavam irritados diante do barulho e da fumaça expelidos pelo carro com o qual Karl Benz e Bertha Benz, sua esposa, passeavam pelas ruas de Mannheim . Assim, para apaziguar os espíritos do povo de Baden, Karl Benz pediu ao principal líder desse estado alemão, Frederick I, para emitir um documento ao inventor do carro com motor de combustão autorizando-o a realizar seus testes nas estradas abertas ao tráfego de cavalos. Friedrich Wilhelm Ludwig Von Baden, mais conhecido por: Grão-Duque de Baden Frederick I, assinou um manuscrito de muito difícil leitura, que é considerada a primeira carteira de habilitação da história, uma autorização administrativa emitida em nome da Karl Benz, datada de 1887.

A primeira viagem de longa distância foi atribuída a Bertha Benz, esposa de Karl Benz em 1888. Esta viagem foi feita entre Mannheim e Pforzheim (cidade natal de Bertha), um percurso de 104 km em 12 horas. Tudo isso para provar a eficiência do Patent-Motorwagen que havia sido lançado dois anos antes, mas não despertou interesse do público. Outra curiosidade: Ela partiu para essa aventura com os dois filhos: Richard e Eugen, de 14 e 15 anos, escondida do marido. VEJA HISTÓRIA COMPLENA NA MATÉRIA – Conheçam “BERTHA BENZ”, sem ela os automóveis poderiam nem existir, acessando:

www.gasolinanaveia.com.br

.

Vamos acompanhar a evolução dos modelos

Resultado de imagem para mercedes benz 1901
1901
1910
Resultado de imagem para mercedes benz 1920
1920
1930
1940
Resultado de imagem para mercedes benz 1950
1950
1960
Resultado de imagem para mercedes benz 1970s
1970
38k-Mile 1980 Mercedes-Benz 450SLC for sale on BaT Auctions - sold for  $18,250 on May 2, 2018 (Lot #9,395) | Bring a Trailer
1980
1990 Mercedes-Benz 560SEC for sale on BaT Auctions - sold for $17,500 on  May 17, 2017 (Lot #4,241) | Bring a Trailer
1990
Resultado de imagem para mercedes benz 2000
2000
2010
2019

.

Texto de

Marcus Vinicius

.

Revisão de

Jaderson Gomes

.

Abril/2019

Comments

  1. A Mercedes Benz não fabrica automóveis, fábrica sonhos, sendo cada um mais lindo que o outro. A beleza dos automóveis Mercedes Benz são incomparáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *