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A marca Mercury apareceu em 1939, como alternativa intermediária entre a marca popular Ford e a refinada Lincoln. A sua produção foi paralisada em fevereiro de 1942, uma consequência do bombardeio a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.
Hoje vamos mostrar o Mercury Station Wagon Wood 1942
Menos de 100 peruas foram produzidas e muitas foram usadas no esforço de guerra, hoje existem apenas seis SW conhecidos. Estes Mercury Woody 1942, foram construídos na fábrica de Iron Mountain, na Península Superior de Michigan.
A nova grade do modelo de 1942 era muito mais atraente do que a grade anterior do modelo 1941. O motor V8 de cabeça chata produzia cerca de 100 cavalos de potência e tinha transmissão manual de três velocidades. A distância entre eixos era de 118 polegadas com eixo dianteiro sólido e o eixo traseiro dinâmico.
Embora as carrocerias dos modelos Mercury de 1942 tenham permanecido praticamente inalteradas entre 1941 e 1948, vários detalhes de acabamento são perceptíveis. Com tão poucos Mercurys construídos em 1942, os carros são excepcionalmente raros e desejáveis. De todos os modelos produzidos pela Ford em 1942, muitos argumentam que os primeiros Mercury Station Wagons são os mais atraentes. Com o interior de couro comparado ao vinil para o Ford e a coordenação de cores da pintura externa e superior, eles eram únicos.
Nesta época esses carrões eram montados com acabamentos em madeira, chamados de “Wood” como conversões de veículos regulares por parte de terceiros e também por algumas empresas de carpintaria grandes e respeitadas. Mesmo com a grande evolução dos automóveis, entre o final da década de 1930 e o início da década de 1940, a indústria automotiva americana ainda oferecia seus modelos “tipo perua” com acabamento em madeira. Uma segunda versão para o uso de madeira nesta época, é que o metal era em grande parte destinado a construção dos equipamentos de guerra, tornando-o raro e caro.
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Foto ilustrativa da montagem de um Wood
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04/julho/2023
Em Tijucas, SC, existe uma pequena oficina comandada por um juiz aposentado, e entendedor de madeiras, que faz o mesmo com FORDs 46/47.
Estive visitando o “artesanato “. Nota 10!!!
Sds.
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