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A Morris Motors Limited foi uma empresa britânica que produziu automóveis a partir de 1913, fundada em Oxford pelo fabricante de bicicletas William Morris, com a ajuda financeira do Conde de Macclesfield. Em 1926 a produção de seus automóveis já representava 42% dos automóveis britânicos.
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William Richard Morris nasceu em 10 de outubro de 1877 em Worcester, Inglaterra, mudando-se para Oxford com sua família aos três anos de idade. Depois de aprender a consertar bicicletas iniciou a construção por conta própria. Morris mostrou com sucesso a superioridade de suas bicicletas através de corridas de ciclismo. Seu primeiro empreendimento na fabricação de motores foi a motocicleta Morris, lançada em 1901.
História
A WRM Motors Ltd começou em 1913, quando o fabricante de bicicletas William Morris iniciou a fabricação de automóveis. Ele planejou um novo carro leve montado com componentes comprados. Desta forma manteve-se dentro dos limites dos seus recursos de capital.
Uma fábrica foi inaugurada em 1913 no antigo Oxford Military College em Cowley, Oxford, Reino Unido, onde o primeiro carro, o Morris Oxford “Bullnose” de 2 lugares, foi montado. Quase todos os componentes foram adquiridos de fornecedores diversos.
Em 1914, um cupê e uma Van foram adicionados à linha, como o chassi Bullnose era muito curto e o motor de 1.018 cc muito pequeno para a versão de 4 lugares; Morris recorreu à Continental de Detroit, Michigan, para fornecer um motor de 1.548 cc. As caixas de câmbio e eixos também foram adquiridos nos EUA.
Apesar da eclosão da Primeira Guerra Mundial, as encomendas foram mantidas e a partir de meados de 1915 foi introduzido um novo carro maior, o Morris Cowley de 2 e 4 lugares.
Morris Oxford Four-Seat Tourer – 1923
Após a guerra, o motor Continental não estava mais disponível, então Morris providenciou para que Hotchkiss da França fizesse uma cópia em sua fábrica em Coventry. Isso foi usado para alimentar novas versões dos carros Cowley básicos e dos carros Morris Oxford mais sofisticados.
Com a reputação de produzir automóveis de alta qualidade e uma política de redução de preços, os negócios de Morris continuaram a crescer e a aumentar a sua quota no mercado britânico, ultrapassando a Ford para se tornar em 1924 o maior fabricante de automóveis do Reino Unido, detendo uma quota de 51% do mercado nacional e permanecendo enormemente lucrativo. Morris aumentando a produção de menos de 300 unidades por semana para 1.200. Em 1924, a fábrica estava produzindo 2.000 unidades por semana com apenas um pequeno aumento no espaço de trabalho e na força de trabalho.
Cecil Kimber começou a construir versões esportivas dos carros Morris em 1924, rotulando-os de MG. Eles tiveram tanto sucesso que uma fábrica da MG logo foi estabelecida ao sul de Oxford.
O mercado de carros pequenos foi inaugurado em 1928 com o Morris Minor projetado por Leonard Lord, usando um motor de 847cc da recém-adquirida Wolseley Motors de Morris. Essa disseminação oportuna no mercado de carros pequenos ajudou Morris durante a depressão econômica da década de 1930. No Salão Automóvel de Londres de 1934, o Minor foi substituído pelo Morris Eight, uma resposta direta ao Ford Modelo Y.
O Morris J-type foi apresentado no Salão do Automóvel Comercial de 1948 em Earls Court, Londres, e entrou em produção em 1949. Com seu teto e carroceria curvilíneos exclusivos, frente em forma de V com grade distinta em forma de pêra, lindo pára-brisa dividido e portas deslizantes, a van Morris J-type se tornou um ícone global.
Vendido como van e chassi-cabina para construtores de carrocerias, o Morris J-type forneceu a base perfeita para uma ampla variedade de estilos de carroceria.
Em 1952, a Morris Motors introduziu o Traveller, uma versão prática que fornecia utilidade perfeita para todos os cenários. Um carro verdadeiramente distinto com sua carroceria traseira em enxaimel, o Traveller provou ser um modelo popular dentro da linha Minor e foi vendido até 1971.
Quando a Scotland Yard mudou os regulamentos para táxis, a Morris Commercial lançou o Morris Commercial Type-G International Taxi-Cab. Baseado no Morris Empire Oxford, o Type-G usava um motor de quatro cilindros de 15,9cv e era capaz de atingir 45 milhas por hora. Faltava um quarto do pára-brisa dianteiro, evitando que o vidro embaçasse com a forte poluição londrina da época. Aproximadamente 840 desses táxis londrinos foram vendidos entre 1929 e 1932.
O revolucionário Morris Mini-Minor foi lançado em agosto de 1959 para competir com os carros da “bolha” alemã, que se tornaram populares devido à escassez de combustível no Reino Unido, resultado da Crise de Suez de 1956. Idealizado por Alec Issignosis, que projetou o Morris Minor; o pequeno Mini tornou-se um clássico cult. Sucesso nas pistas de corrida, nas etapas de rally e favorito nas telas de cinema.
O Morris J4 foi o sucessor do Morris J-type. Lançado em 1960, o J4 deu continuidade aos princípios que permitiram ao seu irmão mais velho ser um sucesso mundial; estilo característico, design ergonômico e uma generosa escolha de estilos e cores de carroceria. Assim como o J, a van J4 permanece em serviço até hoje, vistos nas movimentadas ruas da cidade da Grã-Bretanha, servindo como vans de sorvetes, food trucks e muito mais.
Alguns clássicos Morris
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O Morris Ital (essencialmente um Marina reformado), foi o último carro de passageiros com o emblema Morris, encerrando sua produção no verão de 1984. O último Morris de todos foi uma variante da Van do Austin Metro, antes que a marca Morris fosse completamente encerrada em 1987.
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Fonte: Wikipédia e sites relacionados
Nossos agradecimentos ao leitor Carlos Ribeiro, residente na cidade de Gonçalves-MG pela indicação do tema desta matéria.
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Matéria de Marcus Vinicius
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11/11/2024
Meu tio Máximo Carlini tinha um Morris Oxford 1951. Dirigi esse carro por volta de 1965. Era um sedan cinza com câmbio na coluna, mas o motor tinha baixo rendimento. Bela reportagem Vinicius. Abraço.