.
10/MARÇO/2020
.
Anos de pesquisa, milhões de dólares gastos, tudo isso para desenvolver esta nova tecnologia que já é realidade e evolui muito rapidamente. Esta alternativa ajuda o planeta a se manter mais limpo, principalmente quando falamos em mobilidade urbana, uma grande porta aberta para os carros elétricos ganharem espaço no cenário mundial.

Não somente a questão da emissão de poluentes, mas também a economia no dia a dia, pois o gasto com energia elétrica é muito reduzido, somado ainda a ausência de manutenção do motor a combustão.

O desenvolvimento do motor elétrico não é uma novidade, em 1830 o escocês Robert Anderson inventou as primeiras células elétricas. Em 1828, o húngaro Ányos Jedik criou o primeiro motor elétrico. Em 1834 o americano Thomas Davenport inventou o primeiro motor movido a energia elétrica e em 1859 o francês Gaston Planté inventou a primeira bateria recarregável de chumbo ácido, usada até hoje.

França e a Inglaterra foram os primeiros países a desenvolver carros elétricos, e em seguida os Estados Unidos. No final dos anos 1800 Nova Iorque já tinha táxis com motores elétricos o que permaneceu por aproximadamente duas décadas.

E porquê os carros elétricos foram sendo esquecidos? Muitos fatores, inicialmente a descoberta de grandes reservas petrolíferas pelo mundo, o barateamento dos veículos de combustão interna, custando em média um terço dos veículos elétricos, as limitações de velocidade e de autonomia dos veículos elétricos que impedia sua utilização em trajetos mais longos, e por fim, a invenção da partida elétrica em 1912 por Charles Kettering, substituindo a partida manual por manivela tornando mais fácil o uso do automóvel com motor a combustão interna.

Vamos conhecer alguns dos carros elétricos de hoje

Hyundai IONIQ Eletric – lançado em 2017, com autonomia de cerca de 200km, auxiliada também pela aerodinâmica.

Volkswagen e-Golf – Mantém as caraterísticas normais de um Golf e autonomia de cerca de 200km.

Chevrolet Bolt – Com autonomia de 385km, foi o primeiro carro elétrico com elevada autonomia nos EUA e preço acessível.

Tesla Model X – Com uma excelente autonomia, cerca de 475 km, design inovador, considerado o SUV mais rápido do planeta.

Tesla Model 3 – Com autonomia que pode chegar a 500km, é um dos melhores carros elétricos da atualidade.

Tesla Model S – Este é o carro elétrico com maior autonomia, chegando próximo dos 600km. O Tesla S foi um dos primeiros carros elétricos a chegar ao mercado.

BMW i3 – Ideal para a cidade, com boa condução, boa visibilidade e conforto interno, mas como disse, ideal para a cidade, com autonomia de apenas 185km.

Renault ZOE – Com característica de carro urbano, tem preço acessível e autonomia de 350km.

Nissan LEAF – Com autonomia de 350km, não o torna muito competitivo, pois a sua característica é de um carro para viagens curtas.

Kia Soul EV – Um SUV compacto com autonomia de 180KM. Na minha opinião deveria ter autonomia perto dos 300km, aí poderia ser um carro para viagens curtas sem necessidade de recarga.

Baic EC-Series – Minivan compacta, é o modelo elétrico mais vendido da China.

JAC iEV 40 – versão elétrica do T40 .

BYD E5 – A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e já produz ônibus elétrico no Brasil, expandindo para a linha de automóveis, como o E5.

Toyota Prius Prime – Versão plug-in do híbrido da Toyota, que recarrega as baterias na tomada.

Ford Fusion Hybrid – Levou o desempenho e eficiência dos veículos híbridos a um novo patamar, com a tecnologia EV+. Após algumas semanas de uso, o veículo reconhece os destinos mais frequentes permitindo uma condução mais econômica utilizando o Modo EV+, que combina os motores elétrico e à combustão.

Citroën Ami – Com velocidade máxima de 45 km/h, veículo é ideal para pequenos deslocamentos dentro das cidades. Prometendo oferecer “mobilidade 100% elétrica para todos”, a Citroën está lançando na Europa o Ami, um veículo elétrico urbano compacto e de baixo custo, que pode ser dirigido por qualquer um acima de 14 anos (na França) mesmo sem carteira de habilitação.

Nem só de carros elétricos vive o mundo, a Embraer está desenvolvendo seu primeiro avião elétrico em parceria com a WEG, que fornecerá o sistema de propulsão elétrica. O sistema está sendo montado no avião agrícola EMB-203-Ipanema, por precisar de poucas adaptações para receber o sistema elétrico.

Volkswagen e-Delivery – O primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil é puxado por um novo motor que entrega 80 kW (109 cv) de potência, combinado com transmissão automática. Silencioso o motor não emite gases poluentes e está previsto para ser lançado no mercado ainda este ano.
EM 2020 DEVERÃO CHEGAR ALGUNS PESOS-PESADOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS DESTINADOS A QUEM TEM MUITA GRANA

Porsche Taycan – O primeiro Porsche elétrico é um dos lançamentos mais aguardados de 2020, com preço perto de um milhão de reais.

Audi e-tron – O primeiro elétrico da Audi deve chegar no Brasil até maio de 2020, e já está em pré-venda pelo valor de R$ 460 mil.

Ford Escape PHEV – O hibrido tem dois motores, um 1.5 turbo e um outro elétrico, juntos geram 200 cv de potência e deve chegar no Brasil em 2021.

Mercedes-Benz EQC – O crossover tem um motor para cada eixo, juntos produzem 408 cv e 76 kgfm de torque, e autonomia de 450 km.

Jac iEV60 – O SUV médio tem 150 cv e 33,6 kgfm de torque, autonomia de 380 km. Confirmado para maio ao preço de R$ 209.900.00

VOLVO XC40 T5 TWIN ENGINE – Provavelmente o híbrido mais barato produzido pela Volvo, e também deve desembarcar por aqui em 2020.

A evolução dos elétricos vem surpreendendo muito rapidamente, eles ficaram potentes e a sua autonomia satisfatória, isso quando falamos no aspecto global. Mas no Brasil atualmente a realidade é outra, não ficamos restritos somente ao preço, pois, por mais eficientes que esses produtos sejam, eles precisam ser carregados, cuidados e revisados. Hoje os pontos de recarga estão restritos a alguns shoppings, condomínios de alto padrão e na Via Dutra. Quanto a sua manutenção, teremos disponibilidade de tecnologia e conhecimento necessário para um reparo rápido? Tudo isso tem que ser analisado antes da aquisição, a tecnologia empregada em carros elétricos ainda é muito cara e bem misteriosa para os nossos profissionais de manutenção.
.

Texto de
Marcus Vinicius
.

Revisão de
Jaderson Gomes
.
