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O Duesenberg Coupé “Simone” foi uma encomenda do magnata dos cosméticos Gui De LaRoche (Guy) para presentear a sua jovem amante Simone.

A história começa na França em 1936, igual a muitos romances. O rei dos cosméticos, Gui De LaRoche, assistiu à estreia mundial do filme The Clearing Cloud, e ficou impressionado com o automóvel dirigido pelo protagonista. Muito curioso, ele descobriu que a linda carroceria do automóvel era criação da Emmet-Armand Coachworks of America, propriedade de Emmet Hardnock e Armand Minasian, localizada em Green Brier, Pensilvânia.

Guy LaRoche

Guy De LaRoche contratou Emmet-Armand para criar um cupê de carroceria exótica em um chassi Duesenberg Model J. O novo automóvel seria um presente para sua amante, a bela chamada Simone e batizado de “Duesenberg Coupé Simone Midnight Ghost”.

Foram três anos para Emmet-Armand concluir o automóvel, com a supervisão de Antoine St. Claire, secretário de LaRoche. O carro foi feito com todos os detalhes femininos da época, rodas especiais, acabamento interno em roxo, bem parecido com a cor da carroceria, e um grande “S” na porta e estofados, tudo isso com o objetivo de divulgar um carro exclusivo, um presente para Simone. Quando a obra-prima foi concluída, o plano era revelar o extraordinário veículo na Feira Mundial de 1939, mas antes disso, seria levado a Paris para aprovação de LaRoche.

Até aqui a história parece encantadora, continuem lendo… O ano de 1939 foi repleto de perigos e nuvens de guerra ameaçando a Europa. Quando Emmet chegou a Paris com o carro, ele descobriu que um amargo triângulo amoroso entre LaRoche, Simone e St.Claire se tornava bastante sinistro. LaRoche forjou documentos acusando St.Claire de traidor; ele havia ameaçado Simone e expulsou Emmet de sua propriedade, tomando posse do carro sem intenção de pagar por ele. Mais tarde, Emmet e St. Claire uniram forças para resgatar o carro. O plano era esconde-lo até que pudesse ser transportado com segurança de volta aos Estados Unidos. Então veio a Segunda Guerra Mundial e o paradeiro do carro não era conhecido nem por St.Claire nem por Simone, muito menos pelos construtores. A teoria sugere que muitas pessoas ricas daquela época, por medo que seus bens fossem apreendidos pelos nazistas, escondiam os seus carros em celeiros ou desmontavam e escondiam em caixas subterrâneas para resgate após a guerra.

Na América, Armand recebeu um telegrama de Emmet afirmando que ele estava procurando um armazenamento seguro para o Coupé Simone e que seu retorno seria adiado. Aí a história parece terminar, pois tanto Emmet quanto o carro se perderam antes de saírem de Paris. Armand correu até a Europa para encontrar seu amigo e parceiro, mas ele também desapareceu.

Alega-se que o carro foi visto pela última vez no Kolb Showroom de Nova York em 1940.

Tudo sobre este carro é um grande mistério, principalmente por não ter nenhuma foto, acredita-se ser uma história inventada ou ele se perdeu durante a Segunda Guerra. Alguns anos atrás um conhecedor do assunto Duesenberg, ex-diretor do museu Auburn Cord Duesenberg em Auburn, Indiana, declarou que a história é uma ficção e conta que o carro foi projetado por Rafim Minasian e Roger Minasian, netos de Armand Minasian, que após completarem os desenhos em 1996, queimaram as bordas dos arquivos para fazê-los parecer velhos, alegando ter encontrado os papéis em um celeiro remoto, aparentemente pertencente ao seu avô. É claro que não demorou para essa mentira terrível ser descoberta e um final vergonhoso para eles.

Desenho de Rafim Minasian e Roger Minasian

 Em 1998 a Franklin Mint Precision Models lançou a réplica do Coupé Simone em miniatura na escala 1:24.

Miniatura 1:24

Independente de ser verdadeira ou não esta história, vamos concordar que o carro é uma obra-prima e quem o idealizou estava muito inspirado.

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Fonte: Wikipédia e sites relacionados/Fotos meramente ilustrativas

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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18/dez/2023

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