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Quando o assunto é caminhão, os conhecedores sempre citam a marca Mack, sinônimo de beleza, robustez e eficiência quando se trata de trabalho. Mesmo conhecendo a marca, poucos conhecem a história e de como e quando começou. Vamos contar um pouquinho para vocês.
Em 1890 John M. (“Jack”), Mack começou a trabalhar na Fallesen & Berry, uma empresa de carruagens e carroças em Brooklyn, Nova Iorque.
Em 1893 John Mack e seu irmão, Augustus F. (“Gus”) Mack, compraram a empresa Fallesen & Berry. Logo um terceiro irmão, William C. Mack, se juntou na tentativa de trabalhar com automóveis movidos a vapor e energia elétrica.
Em 1900 tudo começa a acontecer, os Macks abrem sua primeira fábrica de ônibus; encomendados por uma empresa de turismo.
1905 – Um quarto irmão, Joseph Mack, se torna acionista, dando início a fabricação de vagões e locomotivas.
Os caminhões eram vendidos com a marca “Manhattan”; a partir de 1910 foram renomeados como “Mack”. Neste mesmo ano um quinto irmão, Charles Mack, se junta a empresa.
Em 1916, a empresa construiu o modelo AC, que era um veículo de eixo traseiro movido a corrente e famoso por sua confiabilidade. Mack produziu 40.299 modelos AC por um período de 24 anos.
A marca registrada é o Bulldog, os caminhões Mack ganharam esse apelido em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, quando o governo britânico comprou o modelo Mack AC para abastecer suas linhas de frente com tropas, alimentos e equipamentos. Os soldados britânicos apelidaram o caminhão de Bulldog Mack. O seu capuz combativo e de nariz achatado, juntamente com a sua incrível durabilidade, lembravam aos soldados as qualidades tenazes da mascote do seu país, o Bulldog Britânico.
Em 1919 um grande momento, o Exército dos Estados Unidos conduziu um projeto transcontinental utilizando caminhões Mack, para estudar a necessidade e a viabilidade de um novo sistema de rodovias interestaduais.
Em 1927 Mack lançou os modelos BJ e BB, produzidos para transportar cargas maiores do que o AC e outros modelos que vieram antes. Foram construídos mais de 15.000 caminhões modelo B durante 15 anos e mais de 2.600 reboques durante o mesmo período.
Em 1932 o engenheiro chefe da Mack, Alfred Fellows Masury, enquanto recuperava de uma cirurgia, esculpiu o primeiro ornamento de capô, um cachorro Buldog, sendo patenteado, e adornando os caminhões Mack desde então.
1936 foi lançada a série Mack E, esses caminhões médios estavam disponíveis como modelos de cabover ou como caminhões convencionais; foram construídos mais de 78.000 no início dos anos 1950. Sempre com foco na segurança do motorista, a Mack introduziu os freios nas quatro rodas em seus veículos pesados.
A fabricação de caminhões de bombeiro em 1941 foi transferida de Allentown, Pensilvânia para Long Island City no Queens, Nova Iorque e retornando em 1951 para Allentown. A primeira fábrica fora dos Estados Unidos foi em Oakville, Ontário, no Canadá, produzindo caminhões entre 1966 e 1993, quando encerrou suas atividades.
Durante a década de 1950, a Mack começou a cultivar seriamente as linhas de caminhões para serviços pesados e apresentou a série Mack L e os modelos da série G, H e B. As séries L e B provaram ser as mais populares; Mack construiu cerca de 35.000 unidades da série L e mais de 127.000 caminhões da série B até 1966.
Desde o início de sua história, a Mack criou uma imagem de fabricar caminhões duráveis, com foco em operações severas e pesadas. Muitos modelos fizeram sucessos gigantescos em serviços fora de estrada como na mineração e transporte florestal. Um desses modelos foi a chamada série M, composta por caminhões pesados fora de estrada com carrocerias basculantes. A série partia do M-15X com capacidade de carga de 15 toneladas até o M-70SX com capacidade de 70 toneladas.
Este é o M-100SX, uma linha de caminhões tratores destinados ao transporte de cargas superdimensionadas. As carrocerias basculantes foram substituídas por quinta roda e a empresa Texas Transport Systems fabricou enormes semirreboques para acoplar nesses gigantes. Os conjuntos podiam ter até sete eixos dispostos como 2+4 ou 3+4. Cada eixo tinha quatro rodas com pneus duplos, totalizando 48 ou 56 pneus por carreta.
Um breve relato:
- 1979: A Renault compra 10% das ações da Mack Trucks, Inc.
- 1982: A Renault aumenta sua porcentagem de ações para 20%, a Signal reduz sua porcentagem de participação para 10%.
- 1983: A Mack Trucks conduziu um IPO, liberando 15,7 milhões de ações ordinárias. A Renault aumenta sua participação em ações para 40%.
- 1987: A Renault se reorganiza, separando sua divisão de veículos pesados da sua divisão de automóveis leves. As ações da Mack são passadas para a Renault Véhicules Industriels.
- 1990: A Mack Trucks se torna uma empresa subsidiária da Renault Véhicules Industriels quando as ações públicas são compradas por $6,25 dólares a ação.
- 2001: A Mack com a Renault se torna parte do grupo Volvo Trucks (Volvo Caminhões), e a Renault recebe 20% de participação na empresa combinada.
- 2006: A Mack bate recorde de vendas em um ano.
- 2008: A Mack anuncia a realocação da sede corporativa da empresa para Greensboro, Carolina do Norte.
- 2018: A Mack lança um inovador modelo de caminhão, o Mack Anthem.
Caminhões Mack 2024
Os Mack elétricos
O modelo LR Electric é montado na fábrica de Lehigh Valley Operations, em Macungie, no estado norte-americano da Pensilvânia. É um modelo com cabine avançada, próprio para operações como coleta de lixo. Equipado com quatro baterias de íon-lítio NMC (Níquel Manganês Cobalto), que garantem autonomia para um dia completo de trabalho.
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O caminhão médio, chamado de MD é um modelo totalmente elétrico; é vendido em duas versões, com peso bruto total de 11,7 toneladas e 15 toneladas com autonomia de 200 ou 300 quilômetros, dependendo dos pacotes de baterias instalados.
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O Mack do Sultão
Um Mack Super Liner chama a atenção pelo conforto e itens requintados. Produzido sob encomenda por Ibrahim Ismail, sultão de Johor, na Malásia, o caminhão é um verdadeiro palácio sobre rodas, customizado na Austrália levou um ano para ser construído e tem preço de US$ 1 milhão.
Produzido pela Mack na Austrália, o modelo foi encomendado para puxar o iate do sultão; porém, por causa do resultado, o caminhão se tornou um veículo de passeio. O caminhão conta com cozinha com bancada de pedra, micro-ondas e geladeira, cama de casal, TV e uma pequena mesa.
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Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
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10/agosto/2024
Posso te dar uma dica?
Porquê você não faz uma reportagem sobre os símbolos dos carros?
Seria muito legal pois devem ter muitas histórias
What a great story! I’m so glad you shared it. The data you supplied was both practical and simple to grasp. Your ability to simplify otherwise difficult ideas is much appreciated. Anyone interested in learning more about this subject would benefit greatly from reading this.