.
Ai, Ai, Uruguai
.
Por todas nossas andanças a procura de carros antigos, sempre deparamos com ferros velhos ou carros abandonados a espera de restauração, muitas que nunca acontecerão. As pesquisas por internet, documentários e indicações de amigos nos remete a um passado nostálgico. De tudo isso, pouco se compara ao que encontramos no Uruguai.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O motivo de tantos carros antigos
O Uruguai foi um país muito rico até os anos 1950, era o principal exportador de carne e lã do mundo, um período de grande importação de automóveis. A partir da década de 1960, vieram crises econômicas, o golpe militar e o êxodo. Além disso o país nunca fabricou carros em larga escala, houve pequenos fabricantes, como a Nordex, e linhas de montagem em poucos volumes. Tudo desestimulava a compra de veículos novos.
Os desarmaderos, nome local para os ferros-velhos eram grandes fornecedores de peças para os donos de carros antigos, esses depósitos garantiam a sobrevivência das cachilas, nome local para calhambeques.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Parece que o tempo por aqui não andou, os relógios estão parados. Ficaram muitos carros sem donos e ninguém se interessou por eles, a maioria não tem mais recuperação, servindo apenas para doação de peças.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mesmo com este triste cenário, vale uma visita por este país vizinho, que guarda muitas raridades, e, com certeza nos fascina, admiradores dos carros antigos.
.
.
.
.
.
.
.
Quem visita o Uruguai, não pode deixar de conhecer a “Colônia Del Sacramento”. Por aqui o tempo não andou mesmo.
.
.
.
.
.
.
.
.
A Colônia Del Sacramento foi fundada em 1680 por Portugal e era um importante centro comercial e militar. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Passear pelo seu centro histórico é como fazer uma viagem ao passado, já que as ruas e casas foram preservadas para manter seu aspecto original. O lugar mais procurado é o bairro Casco Histórico, onde se encontram edificações muito antigas que datam da época da colonização.
.
.
.
.
.
.
.
Matéria de Marcus Vinicius
.
08/julho/2022
Parabéns meu amigo ótima reportagem
Excelente reportagem, tive o prazer de residir em Montevidéu nos anos 70, um verdadeiro paraíso.
Excelente reportagem, quebra aquela nostalgia fantasiosa de que tudo continua igual e que podem-se ainda encontrar por lá relíquias de autos antigos a serem restaurados! No entanto os carros abandonados nas ruas fazem um belo conjunto paisagístico lembrando quadros de antigos pintores!
Parabéns .suas reportagens são ótimas
Me faz viajar no tempo sem sair de casa
Muito belo e nostálgico. Acho q um passeio por aquelas bandas vale a pena. Alguém sabe informar se podem ser vendidos para serem restaurados?! Parabéns pela matéria.
obrigado
Parabéns pelas fotos e pela reportagem
Por essa eu não esperava. Interessante demais!!
Bela matéria. Parabéns amigo.
Felicitaciones por lá matéria realmente hace volver al tiempo
Excelente matéria.
Parabéns pelas fotos belíssimas e por compartilhar! Temos um acervo condiderável de fotos impressas de Colônia e de outras idas ao vizinho Uruguai, falta-nos selecionar e digitalizar … muito trabalho!