.
Contrabando, poder econômico, organizações criminosas, bons contatos, armas, bebidas, moda, mulheres bonitas e belos carros; este foi o mundo dos Gangsters.
Uma das marcas dos Gangsters eram as suas roupas, chamavam bastante atenção, usavam chapéus tipo Fedora, ternos listrados impecáveis, camisas e lenços de seda, suspensórios, coldre, polaina, sapatos de couro preto e armas.
As mulheres que tinham alguma relação com os Gangsters, eram chamadas de “Molls”. Já na cultura ítalo-americana, elas eram chamadas de “Madrinhas”. As roupas também eram uma marca forte entre elas, estavam sempre com vestidos de franjas, saias curtas acima do joelho e o corte de cabelo como se estivessem usando bobs. Nos encontros sociais sempre se apresentavam com cordões de pérolas, piteiras, tiara de penas e casaco de pele, meias de seda com cinta liga, o que para época era totalmente fora dos padrões.
A mulher na foto acima é a atriz Alice Granville em 1931, esposa de Pete Donahue, um dos assassinos profissionais que prestava serviços ao famoso gângster Dutch Schultz . Na imagem, Alice Granville mostra dois buracos de bala em seu braço, feitos por seu marido durante uma festa em uma boate. Em seu depoimento, ela afirmou que foi a forma dele provar que a amava.
Esta é Kiki Roberts, estrela em ascensão no show business, namorada do mafioso Jack “Legs” Diamond , morto quando saía do apartamento de Kiki em dezembro de 1931. Após a morte de Diamond a estrela tentou voltar aos palcos, o que não aconteceu, sua imagem estava tão vinculada ao mafioso que não demorou sua estrela perder todo o brilho. Circularam boatos de que Kiki teria se tornado uma sem-teto.
Os Gangsters sempre se destacavam desfilando em seus carros magníficos. Cadillac, Rolls-Royce, Chrysler, Lincoln, Buick, eram somente alguns dos modelos usados pelos senhores do crime. Carros caros com blindagem especial e pisos falsos para esconder armamentos. Eram na grande maioria preparados por Joe Bergl e Clarence Lieder, dois mecânicos e armeiros do submundo criminoso de Chicago durante a era da Grande Depressão.
Os carros Essex-Terraplane de 8 cilindros produzidos em 1933 tinham a melhor relação peso/potência entre todos os automóveis da época, eram os preferidos por vários gangsters como: John Dillinger , Baby Face Nelson e John Paul Chase, principalmente por sua leveza, aceleração e aparência discreta.
O “Carro Gangster” mais famoso, foi o Cadillac 1928 Town Sedan 5.6 V8 de Al Capone o qual foi preparado para ser um dos primeiros modelos a implementar armadura corporal e vidro à prova de balas.
Em 1928 Alphonse Gabriel Capone “Al Capone”, entrou em uma concessionária Cadillac e adquiriu um veículo topo de linha para a época, um Town Sedan equipado com motor V8 3.4 de 90 cv. Esse carro seria usado para todo tipo de ato ilícito, desde o transporte de bebidas e drogas até como veículo de apoio para sequestros e roubos.
Este é Benjamin “Bugsy” Siegel e seu carro, o que não dá para ver qual o modelo.
Em 1959 o Cadillac de Anthony Carfano foi encontrado estacionado em um local ermo. O mafioso e Janice Drake estavam mortos.
Lester Gillis, também conhecido como Baby Face Nelson, foi mecânico e piloto antes de se tornar criminoso.
Este Chevrolet foi abandonado por ladrões de banco após um assalto por volta de 1934.
Buick Century 1939 durante a filmagem de Lady Gangster (Mulher Gangster) de 1942, onde Dot Burton (Faye Emerson) agiu como um chamariz em um assalto a banco e não conseguiu fugir. Sua prisão atrai a atenção de Ken Phillips (Frank Wilcox), um ex-namorado de infância que acredita na sua inocência até ela confessar.
John Dillinger só dirigiu o Ford Model A 1930 uma vez, mas resultou em uma das perseguições mais lendárias da história do crime. Depois de cometer uma série de roubos, Dillinger e sua gangue se esconderam no Little Bohemia Lodge, no Wisconsin, onde os proprietários o reconheceram e avisaram as autoridades. Quando a polícia chegou, Dillinger e seus comparsas escaparam por uma janela lateral e roubaram o Ford Modelo A de Robert Johnson. Dirigiram em fuga por 200 milhas em alta velocidade com a polícia os perseguindo. O mais interessante: O Ford Model A foi restaurado e apareceu em 2009 no filme Inimigos Públicos para retratar a famosa perseguição de carro.
Não podemos chamar Bonnie e Clyde de Gangsters; era apenas um casal de jovens impulsivos. Ficaram famosos por uma série de assaltos pelo interior dos Estados Unidos no início da década de 1930. O Ford V8 era o carro preferido por Clyde para as fugas, devido ao forte motor, estabilidade nas curvas e resistência, sendo que as rotas de fuga sempre eram por estradas de terra e em difíceis condições de tráfego.
O corpo do gangster Frankie Yale, (Francesco Ioele), ao lado de seu automóvel depois de ser morto a tiros por um automóvel que o perseguia em 02 de julho de 1928. O carro de Yale colidiu com uma casa e ele foi jogado para fora.
Gangsters e o Chrysler Gazelle 1932
Carro de Gangster alvejado por balas em Nova York, após uma perseguição policial em 1933.
George “Machine Gun” Kelly é levado da prisão do condado de Shelby a caminho do aeroporto de Memphis e Oklahoma City para seu julgamento pelo sequestro de Charles F. Urschel, 2 de outubro de 1933.
A intenção era mostrar as mulheres e os carros dos Gangsters, mas acabei relatando fatos interessantes ocorridos com estes contraventores, muito dinheiro, luxo e no final a cadeia ou o cemitério. “Realmente o crime não compensa”.
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
09/fevereiro/2022
Bonnie e Clyde: o casal criminoso mais famoso do mundo… usavam o FORD V8… Por sua agilidade e força no motor. Hoje esse carro está exposto em uma redoma de vidro, em um cassino em Las Vegas, NV.
CARAMBA
IGUALZINHO GAMES DE AVENTURA COMO MAFIA E GTA.
INFELIZMENTE NA VIDA REAL , BANDITISMO SO TRAZ DOR.
MAS POR ALGUM MOTIVO ESSES SERES ENCARNAM AQUI NA TERRA.
Graaaannnde Vinicius! Mais uma vez você nos contempla com uma bela reportagem histórica. Os gangsters aí são apenas pano de fundo, o que importa são os carros, verdadeiras obras primas da indústria americana na época. Obrigado, e parabéns.