.
O Peugeot Bébé ou Baby era tido como um apelido de identificação de carro pequeno da Peugeot, produzido entre 1905 e 1916. Era conhecido tecnicamente como Peugeot Type 69 e Type BP1 .
O Peugeot Bébé, ou Type 69 original, apareceu pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris em 1904. Ele impressionou muito os participantes, sendo uma criação moderna, robusta, barata, pequena e prática. Seu peso era de 350 kg e 2,7 metros de comprimento.
Essas dimensões significavam que seu pequeno motor poderia impulsioná-lo a 40 quilômetros por hora. O preço de venda foi mantido o mais baixo possível, mesmo tendo tecnologias como direção de cremalheira e pinhão e um eixo de transmissão em vez de corrente. A produção começou em Audincourt em 1905.
O carro provou ser popular, o Bébé vendeu 400 unidades no primeiro ano, 80% da produção da Peugeot. Também foi exportado para vários países, principalmente para a Grã-Bretanha.
.
Peugeot Bébé 1914 (Type BP1)
Este é o Bébé 1914, ou Type BP1, um design muito antigo de Ettore Bugatti. Criado em 1911 como Bugatti Type 19 e licenciado para a Peugeot dois anos depois para o mercado francês. O carro foi apresentado no Salão de Paris de 1912 com o logo da Peugeot. A produção começou em 1913 após o encerramento do Type 69.
O modelo era movido por um pequeno motor de quatro cilindros refrigerado a água, vendeu impressionantes 3.095 unidades entre 1912 e 1914, tornando-se o automóvel projetado pela Bugatti mais vendido de todos os tempos.
Este carro serviu como inspiração para outros fabricantes europeus começarem construir carros minúsculos. O resultado foi a famosa tendência do “ciclocarro” que continuou ao longo da década de 1910.
A publicidade promoveu as qualidades do Bébé como produto econômico, comparando com o transporte de um médico rural, que precisava percorrer cerca de 40 quilômetros por dia, sendo que um Bébé substituiria uma carroça de dois cavalos, com o custo de apenas um deles.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
30/setembro/2022
.
Excelente artigo. Parabéns.