.

A Yamaha, famosa montadora japonesa de motocicletas, anunciou recentemente a participação no desenvolvimento de um novo carro esportivo elétrico, juntamente com a Caterham, uma empresa britânica do setor automotivo.

A Yamaha vai desenvolver um sistema de transmissão elétrica compacta e de pouco peso. Batizado de Projeto V, o novo esportivo será montado em um monocoque de fibra de carbono e alumínio, tudo isso para diminuir o peso, proporcionando maior desempenho e esportividade ao dirigir.

O carro foi apresentado em 2023 no famoso Festival de Velocidade de Goodwood. Na ocasião era apenas um conceito e não foi divulgado muito sobre o novo esportivo. Agora ele está evoluindo de carro conceito para um protótipo e já temos algumas informações que poderão ser alteradas até o seu lançamento. Mas, atualmente trata-se de um Cupê esportivo com motor 100% elétrico desenvolvido pela Yamaha, pesando 1190 kg.

O apresentado até o momento, trata-se de um motor traseiro de 268 cavalos de potência e carregamento rápido; entre 20% e 80% da bateria em apenas 15 minutos. Bateria de 55 kWh com autonomia de 400 km no ciclo WLTP. De acordo com a Caterham, o esportivo pode atingir 230 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em menos de quatro segundos.

VAMOS ESCLARECER O QUE É CICLO WLTP:

A sigla WLTP é a abreviação, em inglês, para “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves”. Como o nome indica, este é um método global de testes para determinar o consumo de modelos com qualquer tipo de propulsão (combustão, híbrida ou elétrica). O teste WLTP é feito em laboratório e possui duração total de 30 minutos e distância percorrida de 23km em dinamômetro com velocidade média de 46,5 km/h, podendo alcançar 131 km/h de máxima.

A projeção é de que esteja pronto em 2025 e a produção iniciada em 2026, sem data definida ainda. Com certeza um esportivo desenvolvido por ingleses e japoneses só pode ser algo fantástico e desejado pelos amantes da velocidade e da exclusividade, vamos aguardar.

Fonte: Sites relacionados

.

Marcus Vinicius

.

.

.

.

21/out/2024

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *