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Dirigir um carro antigo por mais de 14 mil quilômetros, faz do Peking to Paris Motor Challenge o desafio de direção mais longo e difícil para carros entre 50 e 100 anos; são 37 dias de muita aventura e coragem.

Em 31 de janeiro de 1907 o jornal parisiense Le Matin publicou um desafio:

” O que precisa ser provado hoje é que, enquanto um homem tiver um carro, ele pode fazer qualquer coisa e ir a qualquer lugar. Alguém se comprometerá a viajar neste verão de Paris a Pequim de automóvel? “

1907

 A corrida começou na embaixada francesa em Pequim em 10 de junho de 1907. O vencedor foi o príncipe Scipione Borghese pilotando um Itala, chegou a Paris em 10 de agosto de 1907.

Não havia regras na corrida, apenas que o primeiro carro a chegar a Paris ganharia o prêmio de uma garrafa magnum de Champanhe Mumm. A corrida decorreu sem qualquer assistência por zonas rurais onde não havia estradas nem roteiros. Camelos transportando combustível se instalaram em postos ao longo do percurso para fornecimento aos corredores. A corrida seguiu um percurso telegráfico, de modo que a corrida teve boa cobertura nos jornais da época. Cada carro tinha um jornalista como passageiro e os jornalistas enviavam histórias regularmente das estações telegráficas durante a corrida. A corrida foi realizada numa época em que os carros eram relativamente novos e a rota atravessava áreas remotas da Ásia.

1997

Em 1997 houve o “Segundo Desafio Motorizado de Pequim a Paris”, composto por 94 carros antigos , que seguiu uma rota mais ao sul através do Tibete, Índia, Paquistão, Irã, Turquia, Grécia e Itália. Foi vencida pela dupla britânica Phil Surtees e John Bayliss, dirigindo um Willys Jeep 1942.

2024

Em 2024 o Pequim-Paris retorna com a participação de 80 carros antigos inscritos e competidores de 26 países.

Com a organização do grupo britânico ERA (Endurance Rally Association), a prova começou no dia 18 de maio na China, passando pela Mongólia, Cazaquistão, atravessando o Mar Cáspio para o Azerbaijão, na sequência pela Geórgia, Turquia e Grécia, Itália, San Marino e finalmente com previsão de chegada na França em 23 de junho.

Trata-se de uma prova que combina coragem com resistência, tanto dos competidores quanto dos carros. A rota será tão atraente quanto exigente, através da Ásia e da Europa. Alguns dos acampamentos estão absolutamente longe de qualquer forma de civilização, digamos, “no meio do nada”.

A manutenção dos carros é feita apenas pelos seus pilotos e navegadores, não é permitido às equipes os carros de apoio.

O modelo mais novo é de 1975 e o mais antigo é um American La France 1914; usado como caminhão de bombeiros nos Estados Unidos, restaurado com um speedster dos anos 1920.

FOTOS DA ESTRADA

FIM DA COMPETIÇÃO

O Peking to Paris Motor Challenge 2024 terminou na tarde de domingo,23 de junho, nas dependências da Gendarmerie National, em Paris. A prova começou em Pequim, há 37 dias percorrendo mais de 14 mil Km.

Depois de um drama mecânico a prova foi vencida por Andy Buchan e Mike Sinclair num Bentley 4 ½ Le Mans de 1928.

VÍDEO

Incêndio de veículo no Peking to Paris Motor Challenge 2024

10 de junho, Azerbaijão, arredores de Baku. 10h30, horário local

A HERO-ERA confirmou que o carro número um competindo no evento, um Pioneer Class 1914 American LaFrance de Tomas de Vargas Machuca e Ben Cussons, foi totalmente danificado em um incêndio grave, mas felizmente nenhum dos tripulantes sofreu qualquer ferimento livrando-se das chamas.

Ben Cussons, presidente do Royal Automobile Club no Reino Unido e Tomas de Vargas Machuca, presidente da HERO-ERA, estavam em uma estrada importante nos arredores de Baku a caminho do início da primeira seção competitiva no dia 24 do P2P de Baku a Qakh, quando um motorista foi visto apontando para a traseira do LaFance americano.

Ao parar para investigar a traseira do veículo, o carro explodiu em grandes chamas que engolfaram o americano LaFance. Apesar de descarregar os extintores o mais rápido possível, não surtiu efeito. Os bombeiros chegaram quinze minutos depois para finalmente apagar o incêndio, mas não antes de grandes danos ao carro de 110 anos que liderava a Classe Pioneer no evento.

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FOTOS ENVIADAS PELO LEITOR RICARDO ALVES DA CIDADE DE SANTOS/SP

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FONTE: Wikipédia e sites relacionados

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Matéria de Marcus Vinicius

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04/06/2024

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