.
A “RAM 3500” já está no Brasil e o Gasolina na Veia conheceu essa que é a maior caminhonete do mundo
Estive no interior do estado de São Paulo em um evento de apresentação da nova RAM 3500 e pude dirigir essa gigantesca caminhonete. Eu já dirigi muitos carros com alta potência, mas, uma caminhonete assim é uma sensação difícil de descrever.
Já na arrancada, com o pedal no fundo, ela mostra o que é ter um torque de 117,3 kgfm, cola fácil o corpo no banco, o ganho de velocidade é muito rápido. Durante o teste havia uma outra caminhonete que largou antes de mim na pista, eu dei distância para ela, mas não adiantou, em poucos segundos eu já estava colado nela, foi incrível.
A RAM 3500 tem o mesmo porte da RAM 2500 e o mesmo motor Cummins 6.7 turbodiesel, apenas com mais potência e torque, sendo 377 cv e 117,3 kgfm de torque, contra 365 cv e 110,7 kgfm da 2500. A transmissão segue automática de 6 marchas com tração 4×4, a capacidade de carga é de 1.752 kg e reboca o peso de 9.021 quilos, bruta heimmm….
Produzida no México a 3500 divide a linha de montagem com a 2500, sua irmã menos musculosa e já vendida no Brasil, inclusive com fila de espera e sem previsão de entrega.
A nova RAM 3500 desembarca como a picape topo de linha da marca do Cabrito Montês, sendo a maior caminhonete, mais potente, mais cara e a mais luxuosa atualmente em produção.
Os modelos e os preços sugeridos são:
- Laramie – R$ 484.990,00
- Laramie Night Edition – R$ 509.990,00
- Limited Longhorn – R$ 529.990,00
.
O visual da RAM assusta no primeiro contato
A RAM 3500 tem os faróis Matrix, com quatro pontos de luz e iluminação Full Led com ajuste automático. A grade frontal é gigante e exibe cromados com linhas horizontais. No teto, cinco luzes refletoras que dão identidade ao modelo e exibe o emblema ”3500 Heavy Duty’‘ no capô.
Seu interior é todo revestido em couro, com costuras pespontadas e muitos detalhes com madeira, inclusive no volante.
Já no painel, o destaque é a central multimídia Uconnect de 12 polegadas com conexão sem fio, Android Auto e Apple CarPlay, permitindo conectar até dois smartphones de forma simultânea, GPS Tom Tom, câmeras 360° e carregador por indução.
Ficha Técnica:
Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 6 cil 16V, 6.690 cm³, 377 cv a 2.800 rpm, 117,2 kgfm a 1.700 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: independente McPherson na dianteira e fecho de molas na traseira
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 275/70 R18
Peso: 3.600 kg
Dimensões: comprimento 6,066 mts – largura 2,12 mts – altura 2,03 mts – entre-eixos, 3,78 mts
.
Aproveitando a oportunidade, dirigi também a RAM 1500, já conhecida por aqui. Essa traz um apelo mais esportivo e de alto desempenho de velocidade, o brinquedão tem motor HEMI V8 a gasolina, 5.7 litros com 400 CV de potência e torque de 56.7 kgfm. Velocidade é com ela, até arrepia.
.
Tem mais….
Fiz o teste de aceleração no Commander e Compass Flex e conheci as suas performances nas curvas em alta velocidade. Confesso que não esperava conseguir fazer as curvas na velocidade que entrei; a tecnologia embarcada nos carros me surpreendeu. Mesmo não fazendo o traçado correto da curva, de propósito, o carro corrigiu a trajetória e concluí com segurança.
.
Pensa que acabou ?
Já falei do teste On-Road, agora vem mais emoção, o Off-Road.
Uma nova experiência, a minha vida atrás do volante sempre foi em piso de asfalto, aqui tive a oportunidade de conhecer as reações de um carro 4×4 na terra, no barro e em condições extremas de uma aventura Off-Road, dirigi o Wrangler e o Renegade 4×4 flex.
Confesso que foi a primeira vez que estive em uma pista off-Road e estou aguardando um convite para mais… gostei.
.
Como surgiu a marca RAM
Até a década de 1970, a Dodge mantinha uma marca separada para caminhonetes, a Fargo Trucks, vendida fora dos Estados Unidos. Após este período todas as caminhonetes fabricadas pela Chrysler passaram a ser distribuídas sob a marca Dodge. A Ram Trucks foi criada como uma divisão da Chrysler em 2010, sendo derivada da Dodge, e usando o nome da linha de picapes como Dodge Ram que agora é apenas RAM.
A marca RAM foi criada após a aquisição da Chrysler pela montadora italiana Fiat, destinando a produção da Dodge exclusivamente para carros. Assim todas as picapes e caminhonetes pesadas da Chrysler passaram a ser vendidas sob a marca RAM, iniciando em 2010.
.
Agradecimentos
.
Thiago Batista
Elevado à categoria de fotógrafo de plantão
.
Roberto e toda equipe de pilotos
Por acompanharem e incentivarem a pisar fundo no acelerador
.
Mais uma do
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
14/05/2022
.
Somebody necessarily help to make critically posts I would state. This is the first time I frequented your website page and up to now? I amazed with the analysis you made to make this actual submit incredible. Wonderful task!
Look into my web-site … https://bumss.xyz/
Thanks for the words, it’s always great to read what you’ve written and motivating too.
Marcus Vinicius
Show total! Linda essa Ram.
Vinícius… Que máquina.. um dia ainda faço um teste drive nela!!!
Muito boa matéria.
Belos carros.
Grande abraço Sr Vinícius
Parabéns pelo trabalho Vinicius…essas caminhonetes são incríveis…a Rebel é minha preferida…..grande abraço
Fecho de mola na traseira???
Veículo maravilhoso!
Ótima matéria, muito bom conhecer um pouco mais sobre o carro. Abs