.
Rolland-Pilain foi uma empresa francesa
Fundada em 1905 por François Rolland e Émile Pilain.
François Rolland era um empresário de sucesso no ramo de vinhos e Émile Pilain tinha formação técnica em mecânica, o que resultou em uma sociedade sólida. Inicialmente começaram a reparar e vender automóveis usados até 1907, quando iniciaram a produção de seus próprios automóveis.
Os recursos financeiros eram muito limitados, mesmo assim os carros Rolland-Pilain foram pioneiros em muitas soluções inovadoras, uma delas eram os freios hidráulicos.
A Rolland-Pilain produzia carros familiares, carros esportivos e modelos luxuosos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Rolland-Pilain produziu carcaças e peças para motores de aeronaves utilizando mão de obra feminina. Durante a guerra o bem sucedido fabricante de motores aeronáuticos Gnome et Rhône transferiu a produção para fora de Paris e no final da guerra, em 1918, Gnome et Rhône investiu na Rolland-Pilain, o que durou até 1920. Com isto grande parte da gestão foi passada de François Rolland para seu filho Lucien Rolland. Seu sócio Émile Pilain manteve-se ativo contando com o apoio de seu irmão mais velho, Léon Pilain, que já havia trabalhado em Paris para a Delahaye.
.
Em outubro de 1919
Foram apresentados três carros durante o Salão do Automóvel de Paris.
Rolland-Pilain “Type RP 10HP” – quatro cilindros de 1.924cc e distância entre eixos de 2.820 mm.
Rolland-Pilain “Type M6 14HP” – Seis cilindros de 2.770cc e distância entre eixos de 3.120 mm.
Rolland-Pilain “Type CR 18HP” – grande motor de quatro cilindros de 3.969cc e distância entre eixos de 3.120 mm.
O carro de seis cilindros nunca chegou a um expressivo volume de produção, mas os carros de quatro cilindros fizeram algum sucesso.
.
.
Em 1924
Não se falava mais nos motores de seis cilindros.
Isso foi confirmado no Salão do Automóvel de Paris em outubro daquele ano, quando a Rolland-Pilain apresentou quatro carros:
Rolland-Pilain “Type RP 10HP” – motor quatro cilindros com válvula lateral de 1.924cc e distância entre eixos de 3.000 mm.
Rolland-Pilain “Type B25 10/25HP” – motor quatro cilindros com válvula no cabeçote de 1.924cc e distância entre eixos de 3.040 mm.
Rolland-Pilain “Type C23” – também chamado de Rolland-Pilain 2 litros – motor quatro cilindros com eixo de comando de válvulas no cabeçote de 2.008cc e distância entre eixos de 3.200 mm
Rolland-Pilain “Type CRK 18HP” – motor quatro cilindros com válvulas no cabeçote, de 3.969cc e distância entre eixos de 3.250 mm.
.
A participação no automobilismo
Incluiu diversas corridas de Grande Prêmio e as 24 horas de Le Mans.
O maior sucesso veio em 1923, quando Albert Guyot dirigiu um Rolland-Pilain A22 até a vitória no Grande Prêmio de San Sebastián .
Rolland-Pilain participou das 24 Horas de Le Mans em 1924 e 1925, inscrevendo 3 carros com carroceria Torpedo e motores restritos a 1.997cc. Apenas um dos três terminou, conduzido por Jean de Marguenat e Louis Sire, alcançando o sétimo lugar.
A Rolland-Pilain recebeu muita publicidade positiva na maratona “Tranin-Duverne” realizada de Conacri a Djibouti usando um Rolland-Pilain de 10CV. A exploração durou de 3 de dezembro de 1924 a 20 de fevereiro de 1925 atravessando o continente africano de oeste a leste num total de 14.700km, foi a primeira viagem de um automóvel de 4 rodas neste percurso.
A falta de capital fez com que François Rolland e Émile Pilain perdessem o controle da empresa em 1926. As coisas pioraram a partir daí, a produção de automóveis terminou em 1927 e a empresa foi declarada inadimplente em 1928. Após um período tentando reerguer, a fábrica fechou em 1932 com mais de 5 mil automóveis produzidos.
.
FONTE: WIKIPÉDIA E SITES RELACIONADOS
FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
25/março/2024
Interessante matéria, não sabia desse fabricante de automóveis europeu!!! Como sempre uma matéria surpreendente!!!
Obrigado Vinicius por nos premiar com mais uma excelente matéria de preservação da memória das marcas antigas de automóveis já desaparecidas, mas que merecem ser relembradas. Essa é uma das marcas pouco conhecidas no Brasil. Parabéns por mais um belo trabalho de resgate histórico.