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Rolland-Pilain foi uma empresa francesa

Fundada em 1905 por François Rolland e Émile Pilain.

1909

François Rolland era um empresário de sucesso no ramo de vinhos e Émile Pilain tinha formação técnica em mecânica, o que resultou em uma sociedade sólida. Inicialmente começaram a reparar e vender automóveis usados até 1907, quando iniciaram a produção de seus próprios automóveis.

1914

Os recursos financeiros eram muito limitados, mesmo assim os carros Rolland-Pilain foram pioneiros em muitas soluções inovadoras, uma delas eram os freios hidráulicos.

A Rolland-Pilain produzia carros familiares, carros esportivos e modelos luxuosos.

1908 – Grand Prix de Voiturettes – França

Durante a Primeira Guerra Mundial, Rolland-Pilain produziu carcaças e peças para motores de aeronaves utilizando mão de obra feminina. Durante a guerra o bem sucedido fabricante de motores aeronáuticos Gnome et Rhône transferiu a produção para fora de Paris e no final da guerra, em 1918, Gnome et Rhône investiu na Rolland-Pilain, o que durou até 1920. Com isto grande parte da gestão foi passada de François Rolland para seu filho Lucien Rolland. Seu sócio Émile Pilain manteve-se ativo contando com o apoio de seu irmão mais velho, Léon Pilain, que já havia trabalhado em Paris para a Delahaye.

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Em outubro de 1919

Foram apresentados três carros durante o Salão do Automóvel de Paris.

Rolland-Pilain “Type RP 10HP” – quatro cilindros de 1.924cc e distância entre eixos de 2.820 mm.

Rolland-Pilain “Type M6 14HP” – Seis cilindros de 2.770cc e distância entre eixos de 3.120 mm.

Rolland-Pilain “Type CR 18HP” – grande motor de quatro cilindros de 3.969cc e distância entre eixos de 3.120 mm.

O carro de seis cilindros nunca chegou a um expressivo volume de produção, mas os carros de quatro cilindros fizeram algum sucesso.

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Em 1924

Não se falava mais nos motores de seis cilindros.

Isso foi confirmado no Salão do Automóvel de Paris em outubro daquele ano, quando a Rolland-Pilain apresentou quatro carros:

Rolland-Pilain “Type B25

Rolland-Pilain “Type RP 10HP” – motor quatro cilindros com válvula lateral de 1.924cc e distância entre eixos de 3.000 mm.

Rolland-Pilain “Type B25 10/25HP” – motor quatro cilindros com válvula no cabeçote de 1.924cc e distância entre eixos de 3.040 mm.

Rolland-Pilain “Type C23” – também chamado de Rolland-Pilain 2 litros – motor quatro cilindros com eixo de comando de válvulas no cabeçote de 2.008cc e distância entre eixos de 3.200 mm

Rolland-Pilain “Type CRK 18HP” – motor quatro cilindros com válvulas no cabeçote, de 3.969cc e distância entre eixos de 3.250 mm.

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A participação no automobilismo

Incluiu diversas corridas de Grande Prêmio e as 24 horas de Le Mans.

1923

O maior sucesso veio em 1923, quando Albert Guyot dirigiu um Rolland-Pilain A22 até a vitória no Grande Prêmio de San Sebastián . 

Le Mans – 1924

Rolland-Pilain participou das 24 Horas de Le Mans em 1924 e 1925, inscrevendo 3 carros com carroceria Torpedo e motores restritos a 1.997cc. Apenas um dos três terminou, conduzido por Jean de Marguenat e Louis Sire, alcançando o sétimo lugar.

(Foto ilustrativa)

A Rolland-Pilain recebeu muita publicidade positiva na maratona “Tranin-Duverne” realizada de Conacri Djibouti usando um Rolland-Pilain de 10CV. A exploração durou de 3 de dezembro de 1924 a 20 de fevereiro de 1925 atravessando o continente africano de oeste a leste num total de 14.700km, foi a primeira viagem de um automóvel de 4 rodas neste percurso.

A falta de capital fez com que François Rolland e Émile Pilain perdessem o controle da empresa em 1926. As coisas pioraram a partir daí, a produção de automóveis terminou em 1927 e a empresa foi declarada inadimplente em 1928. Após um período tentando reerguer, a fábrica fechou em 1932 com mais de 5 mil automóveis produzidos.

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FONTE: WIKIPÉDIA E SITES RELACIONADOS

FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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25/março/2024

Comments

  1. Obrigado Vinicius por nos premiar com mais uma excelente matéria de preservação da memória das marcas antigas de automóveis já desaparecidas, mas que merecem ser relembradas. Essa é uma das marcas pouco conhecidas no Brasil. Parabéns por mais um belo trabalho de resgate histórico.

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