.
O nome Rolls-Royce Silver Ghost pode ser associado a um único carro, totalmente exclusivo.
.
O Rolls-Royce originalmente chamado de “40/50 hp”, é uma série produzida entre 1906 e 1926. Inicialmente montado na fábrica da Royce em Manchester, mudando para Derby em julho de 1908 e entre 1921 e 1926 produzido em Springfield, Massachusetts.
Um único carro foi batizado com o nome Silver Ghost (Fantasma de Prata), trata-se do chassi de número 60551, registro AX 201.
Em 1907 Claude Johnson, diretor comercial e gerente da Rolls-Royce, encomendou um carro para ser usado para demonstração pela empresa. Com chassis número 60551 e matrícula AX 201, foi o 12º 40/50 cv a ser produzido, pintado em tinta de alumínio com pigmentos prateados. O carro foi batizado de “Silver Ghost” para enfatizar sua aparência fantasmagórica. Uma placa com esse nome adornava a antepara.
Uma carroceria Roi-des-Belges produzida pelo construtor de carrocerias Barker foi montada, e o carro preparado para os testes de confiabilidade escoceses de 1907 e imediatamente depois, usado para um teste de 15.000 milhas (24.000 km) transitando entre Londres e Glasgow 27 vezes .
Essa foi uma ideia arriscada, os carros daquela época não eram confiáveis e as estradas horríveis. O objetivo desta aventura era apresentar ao público a nova empresa e mostrar a confiabilidade de seu carro. Mesmo com todas as dificuldades o carro quebrou vários recordes, depois de rodar 7.000 milhas (11.000 km), o custo de manutenção do carro foi insignificante.
O nome Silver Ghost ficou eternizado, os modelos 40/50 hp também receberam outros nomes, mas o título Silver Ghost foi evidenciado pela imprensa, e logo todos os 40/50 foram chamados pelo nome, fato não reconhecido oficialmente pela Rolls-Royce .
Um total de 7.874 carros 40/50 hp (Silver Ghost) foram produzidos de 1907 a 1926, incluindo 1.701 na fábrica americana de Springfield.
O verdadeiro “Silver Ghost” AX201 foi vendido em 1908 a um cliente e recuperado pela Rolls-Royce em 1948. Desde então, tem sido utilizado como carro publicitário e viajado por todo o mundo; em 1991 o carro foi totalmente restaurado.
Em 2005 foi apontado como o automóvel mais valioso do mundo, seu valor segurado foi estimado em US$ 35 milhões.
.
.
.
.
.
18/10/2022
Kkkk eu que tenho uma veraneio 1978 mais e meu chodo!! Muito enteresante essa matéria, e pensar que um carro 40/50 hp nunca pensei que um carro antigo poderia custar mais que uma Ferrari ou uma lamborguini, top essa matéria ……Um grande abraço a quem fez está materia Deus abençoe