.
Você tem costume de andar com o tanque de combustível do seu carro na reserva, ou conhece alguém que tenha este hábito? Então leia esta matéria.
Muitas pessoas acreditam que andar com pouco combustível no tanque do veículo vai fazer economia, e que colocar apenas a quantidade certa que vai usar é o correto. Não é, está errado.
.
Vamos expor algumas situações que poderão ocorrer:
Na esperança de achar um posto que tenha o combustível mais barato o condutor poderá rodar por vários quilômetros, correndo o risco de ficar parado sem combustível.
Também o combustível poderá acabar no meio do transito intenso, ficando parado em local perigoso e com grande chance de provocar um acidente.
Na busca por um combustível mais barato a pessoa acaba rodando muitos quilômetros, e a economia vai embora com o consumo do carro neste trajeto.
Combustível mais barato não é sinal de economia; os combustíveis mais baratos normalmente não têm qualidade, são misturados com outros produtos químicos comprometendo o funcionamento do seu carro e danificando peças importantes e também o motor.
Os combustíveis de boa qualidade oferecem um total de quilômetros rodados muito acima dos demais, entre 10% e 30%, com isso além de ganhar quilômetros a mais por litro o motor e componentes do seu carro sofrerão menor desgaste.
A pouca quantidade de combustível no tanque faz com que a bomba que envia o combustível para o motor trabalhe forçando mais, e como ela fica dentro do tanque o combustível ajuda esfriar durante o funcionamento. O baixo nível diminui a vida útil da bomba e ela pode queimar a qualquer instante, aí o problema é bem maior do que um simples tanque vazio.
Não confie nos alertas de pouco combustível, como a luz de advertência ou nos carros que não tem esta luz, na faixa vermelha do mostrador do painel; é que cada carro consegue rodar uma quantidade de quilômetros diferente, o que pode variar entre 30 e 60 quilômetros. Também pode acontecer do ponteiro não marcar corretamente, aí você vai ficar no meio do caminho mesmo.
Outro provável defeito que pode ocorrer é entrar ar no sistema de alimentação. Para solucionar, somente com o serviço de um mecânico, tem que fazer a chamada “sangria”, o que é mais comum nos veículos movidos a diesel.
O combustível que fica no fundo do tanque tem detritos e sujeira, o que faz entupir o filtro e a bomba.
Quando o motor para de funcionar, a direção hidráulica e freios não funcionam, ou ficam muito mais pesados, mais um risco de acidente.
Alguns conselhos que devem ser seguidos:
Quando estiver com pouco combustível, mantenha a velocidade entre 60 e 80 km/h, evite freadas bruscas e picos de aceleração, você vai conseguir rodar mais com o que tem no tanque.
Monitore o conta-giros, mantenha seu motor funcionando entre 2 e 3 mil rotações.
A economia de combustível aproveitando o embalo do carro e andando no ponto-morto é mínima e pode ocasionar a perda do controle da aceleração e dos freios.
Durante as paradas rápidas, não desligue o motor, para que haja economia o carro tem que ficar mais de um minuto com o motor desligado, pois, só em ligá-lo gasta o equivalente a um minuto de consumo.
Em viagens longas já saia da origem com o tanque cheio, caso o percurso necessite mais de um tanque, abasteça antes que ele complete três quartos de consumo. Dê preferência a um posto com bandeira conhecida, eles são mais confiáveis.
.
MESMO EM TEMPOS DE COMBUSTÍVEIS CAROS MANTENHA SEU CARRO SEMPRE ABASTECIDO
.
Se a pessoa não tem recursos financeiros para abastecer constantemente o veículo, com certeza também não vai fazer a correta manutenção preventiva das peças e componentes, colocando em risco a sua segurança, dos ocupantes do seu veículo e dos outros veículos na via. Qual o nosso conselho para estas pessoas? “NÃO TENHAM CARRO”.
.
Mais uma do
Marcus Vinicius
.
.
.
18/março/2020
Realmente é uma prática q muitos usam-na, qdo na verdade não deveriam prática’-la.
Realmente é uma peatica que muitos.usam, mas pensando bem, não cpemsa, porque pode trazer diversos problemas como a pane seca, problemas no carro que pode ficar até mais caro, fora outros.riscos..
Um outro detalhe: quanto menos combustível tem no tanque, mais evaporação do mesmo em virtude de que o maior espaço vazio, possibilita mais o “balançar” do líquido.