A Oldsmobile produziu o seu primeiro veículo em 1901, o Oldsmobile Curved Dash, sendo também o primeiro automóvel produzido em larga escala em linha de produção.
Fundada por Ransom Eli Olds (1864/1950) com o nome de Olds Motor Vehicle Co, no estado de Michigan em 1897
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Em 1902, a empresa produziu 635 carros, tornando-se o primeiro fabricante de automóveis a gasolina de alto volume, fabricou também carros elétricos, como a Columbia Eletric. Também fabricou carros movidos a vapor, como a Locomobile.
A Oldsmobile foi a empresa que mais vendeu carros nos Estados Unidos em 1903 e 1904.
Na teoria que tudo que é bom tem interessado na aquisição, a General Motors comprou a empresa em 1908.
1910 foi o lançamento do Limited Touring, montado sobre rodas de 42 polegadas e equipado com pneus “brancos” de fábrica, foi o modelo de prestígio da Oldsmobile na época, tinha um valor maior que a compra de uma casa de três quartos, oferecido com estofados de pele de cabra e motor de seis cilindros em linha e 60 hps.
Em 1929, a Oldsmobile introduziu a marca Viking, de alto padrão, comercializada através da rede de revendedores Oldsmobile, produziu apenas até o final de 1930, embora um adicional de 353 carros foram comercializados em 1931.
Em 1940 lançou o primeiro carro com transmissão automática, uma inovação, eliminando o câmbio manual e a embreagem, trata-se do Hydra-matic, a primeira caixa de câmbio automática do mundo.
Começando em 1941 e continuando até 1999, a Oldsmobile usou uma designação de modelo de dois dígitos. Conforme implementado originalmente, o primeiro dígito significa o tamanho do corpo, enquanto o segundo representa o número de cilindros. Tamanhos de corpo foram 6, 7, 8 e 9, e seis e oito cilindros foram oferecidos. Assim, Oldsmobiles foram nomeados 66 a 98.
O último Oldsmobile pré-guerra saiu da linha de montagem em 5 de fevereiro de 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial a Oldsmobile produziu vários tipos de materiais para o esforço de guerra, incluindo canhões de grande calibre. A produção de automóveis foi retomada em 15 de outubro de 1945, com um modelo resgatado de 1942 servindo como oferta para 1946.
A Oldsmobile foi mais uma vez pioneira, em 1949 introduziu o motor Rocket, um V8 de válvulas suspensas. Este motor produziu muito mais potência que os outros populares dessa época, encontrou notoriedade nas provas de automobilismo, o projeto com algumas pequenas mudanças, durou até meados da década de 1960.
Ao longo da década de 1950 a Oldsmobile estava entre as primeiras divisões da General Motors a receber um verdadeiro hardtop, chamado de “Holiday coupe” (a versão da Buick era chamada de “Riviera”, e o Cadillac era chamada de “Coupe DeVille”), também recebeu um pára-brisa envolvente, uma tendência adotada por várias marcas entre 1953 e 1964.
Oldsmobile Super 88 Holiday Coupe 1957
O Oldsmobile que surgiu em 1958 tinha pouca semelhança com o design de seus precursores, o carro emergiu rapidamente, grande e super decorado apresentava um estilo excessivamente ostensivo.
Em 1959, os modelos Oldsmobile foram completamente redesenhados com um motivo de foguete da frente para trás, o topo dos pára-lamas dianteiros tinha um foguete cromado, enquanto as barbatanas do corpo foram moldadas como escapes de foguetes que culminou em uma lanterna traseira côncava nos modelos 98 e convexo nos modelos 88.
Grandes mudanças nos anos 1960, incluindo a introdução do primeiro motor turbinado em 1962 o Jet Fire.
Em 1966 a revolução com o Toronado, um coupé esportivo de porte grande, impressionou o mercado por ter um motor grandalhão (V8 7.0 e 7.5, ambos Turbojet) e tração dianteira, visto que naquela época, os muscle cars utilizavam geralmente tração traseira.
Vista Cruiser, um station wagon de 1967, notável pelo seu imenso teto de vidro.
A Oldsmobile lançou modelos mais baratos por um breve período, usou os nomes Jetstar 88 (1964-1966) e Delmont 88 (1967-1968).
1964 começou com um pacote de muscle car (carburador de 4 barris, transmissão manual de 4 velocidades e 2escapamentos) no F-85 / Cutlass.
Em 1970, um motor V8 maior, de 455 CID (7,5 L) equipou o Oldsmobile cutlass 442 holiday coupe muscle car .
A Oldsmobile conquistou seu ápice de vendas nas décadas de 1970 e 1980, atingindo a alta histórica de 1.066.122 em 1985, com base em designs populares, críticas positivas e percepção de qualidade e confiabilidade. A série Cutlass foi o carro mais vendido da América do Norte em 1976.
Em 1978 a Oldsmobile introduziu uma opção de motor a Diesel V8 de 5,7 litros nos seus modelos Custom Cruiser, 88 e 98, e um diesel V8 de 4.3 litros menor nos modelos Cutlass Salon e Cutlass Supreme / Cutlass Calais, em 1979.
Oldsmobile Cutlass Salon 4-Door Sedan – 1979
Oldsmobile Cutlass Ciera, produzido de 1982 a 1996, um carro popular de luxo de tamanho médio. Durante todo período de produção, o Cutlass Ciera foi o modelo mais vendido da Oldsmobile.
Oldsmobile Firenza, produzido de 1982 a 1988 nos seguimentos sedan compacto, hatchback, cupê e station wagon.
Após o grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980, as coisas mudaram rapidamente para a Oldsmobile, no início da década de 1990 a marca perdeu rapidamente espaço no mercado. A GM continuou usando a Oldsmobile para exibir designs futuristas e como cobaia para testar novas tecnologias. Para 1995, a Oldsmobile introduziu o Aurora , que seria a inspiração para o design de seus carros a partir de 1995.
Com a introdução do Aurora, a General Motors reposicionou a Oldsmobile, dando continuidade ao seu apelo de luxo. Assim a Oldsmobile recebeu um novo logotipo baseado no tema “rocket” familiar. Quase todos os nomes de modelos existentes foram gradualmente eliminados.
Conheça mais alguns modelos da Oldsmobile
Em 29 de abril de 2004 a Oldsmobile encerrou as suas atividades, tendo produzido mais de 35 milhões de veículos. Na época de seu fechamento a Oldsmobile era a mais antiga marca de automóveis americana sobrevivente e uma das mais antigas do mundo.
O último carro produzido pela Oldsmobile foi um Alero GLS Sedan de 4 portas, assinado por todos os trabalhadores da linha de montagem. Ele estava em exibição no RE Olds Transportation Museum, localizado em Lansing, Michigan. Agora está exposto no Centro do Patrimônio da GM em Sterling Heights, Michigan.
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Curiosidades
- O Canadá não foi um grande consumidor da marca Oldsmobile, o Silhouette só apareceu por lá a partir de 1998 e a Oldsmobile Bravada estava indisponível no Canadá até a sua terceira geração em 2002.
- No México, todos os modelos Oldsmobile foram vendidos com a marca Chevrolet.
- O Oldsmobile Alero foi vendido como Chevrolet na Europa, mas manteve o emblema Oldsmobile na frente, o nome Chevrolet foi usado devido à falta de familiaridade dos compradores com a Oldsmobile na Europa.
- No início de sua história, Olds desfrutou de um saudável impulso nas relações públicas com o sucesso da música de 1905 In My Merry Oldsmobile.
- O tema do Dr. Oldsmobile foi uma das campanhas de marketing de maior sucesso da Oldsmobile no início da década de 1970, envolvendo personagens fictícios criados para promover o popular muscle car 442.
- A Oldsmobile é conhecida pelo seu sucesso na NASCAR , começando com o Rocket 88 e nos anos sessenta o Rocket 88 foi substituído pelo 442.
- O Cutlass e o Toronado foram usados na IMSA GTO
- A Oldsmobile forneceu motores para a IndyCar Series, a partir de 1996.
- Este Oldsmobile Cutlass 1989 foi pilotado por Paul Newman e Scott Sharp na competição Trans-Am.
Oldsmobile Cutlass 1989
- Registro de um Chalmers-Detroit Pathfinder e um Oldsmobile, na corrida de resistência bandeira-bandeira, saindo de Denver para a Cidade do México em 1931.
- O primeiro carro a ganhar a La Carrera Panamericana realizada no México em 1950 foi um Oldsmobile 88.
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Matéria de Marcus Vinicius diretoria@gasolinanaveia.com.br
Revisão de Jaderson Gomes suporte@gasolinanaveia.com.br
Fotos meramente ilustrativas
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
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17/04/2019
sou amante das oldsmobile . começou quando meu pai comprou em 1969 uma oldsmobile 98 Hart top holliday 1953 cupe. e assim vai . ja tive 1981 , 1974 e uma 52 cupe holliday . agora tenho uma 52 88 4 portas e uma 60 98 hard top sou Agapito de São Lourenço.
Já tive 5 Olds. Hoje tenho uma 1949 Futuramic Super 88. Parabéns pela matéria. Olds foi pioneiro antes de Ford. Fale sobre a REO.
O museu da Olds em Lansing, apesar de pequeno é muito bacana. Conheço bem lá