.
A “Studebaker Corporation” iniciou a sua historia quando os irmãos Studebaker: Henry (1826-1895) e Clement (1831-1901), fundaram em 16 de fevereiro do 1852 na cidade de South Bend, uma loja de manufatura e serviços para ferraria e fundição, a “H & C Studebaker”. Em pouco tempo a loja transformou-se numa oficina fornecedora de peças de metais para as industrias locais que fabricavam vagões, carroças e carroções para a agricultura, mineração e o Exército Americano. Neste ritmo, dois outros irmãos mais novos entraram para a empresa: John Mohler Studebaker (1833-1917) e Peter Everst Studebaker (1836-1897). Os quatro irmãos, em pouco tempo, ampliaram a produção de peças e em meados da década de 1860 já estavam produzindo seus próprios vagões e carroças. Com a expansão dos negócios e a aquisição de outras industrias, em 1868 a empresa modificou sua denominação para “Studebaker Brothers Manufacturing Company”.
Na década de 1870, Jacob Franklin Studebaker (1844-1887) o irmão caçula da família, passou a fazer parte da sociedade.
Em 1895 a Studebaker iniciou pesquisas para desenvolver sua “carruagem sem cavalos”, optando inicialmente por motores elétricos. Somente em 1902 a empresa lançou o “Studebaker Runabout“, um automóvel tracionado com o “Standard Westinghouse Vehicle Motor” (motor padrão para veículos, marca Westinghouse). O modelo elétrico não foi satisfatório em número de vendas e em 1904, a empresa lançou um veículo movido a gasolina.
Com a aquisição da “Everitt-Metzker-Flanders Company” em 1911 (também conhecida por E-M-F Company), sua razão social foi alterada para “Studebaker Corporation”.
Em 1920 a empresa finalizou a produção de carroças e similares para focar exclusivamente na industria automotiva.
Com o rápido e dinâmico desenvolvimento de novas tecnologias automotivas da primeira metade do século XX, especializou-se na produção de ônibus e automóveis de grande porte, como limusines e executivos, resultando em modelos campeões de vendas.
Entre estes temos o Studebaker Speedste, o Studebaker’s Big Six Touring Car, o Studebaker Phaeton ou o UK.
Com a Segunda Guerra Mundial, passou a produzir caminhões, sendo o principal fornecedor para os exércitos aliados.
Devido a uma grave crise financeira em 1956 a Studebaker fundiu-se com a Packard, formado assim a “Studebaker-Packard Corporation”
A estratégia não resultou num crescimento financeiro e em 1962, houve a dissolução da parceria, quando sua razão social voltou a ser “Studebaker Corporation”.
Em 1961, Studebaker estava em um momento muito desesperado, nunca tendo se recuperado do fiasco de 1953. O ousado cupê “Lightew” Starlight (acima) foi originalmente planejado para ser apenas um carro de exibição. Mas Loewy convenceu Studebaker a colocá-lo em produção. O carro tinha uma distância entre eixos substancialmente maior do que os sedãs, o que exigiu um investimento maciço. o que a montadora não poderia pagar. Este foi um dos carros mais notáveis produzidos na América nos anos cinquenta, foi uma peça profundamente influente e o maior prego no caixão da empresa.
Tempos desesperadores requerem medidas desesperadoras; e às vezes o resultado é nada menos que espetacular. O Studebaker Gran Turismo cupê consegue ser bastante impressionante, apesar de suas falhas óbvias de ter sido remendado em um shoestring em seis meses. Mas, em seguida, uma parte substancial de seu apelo é precisamente porque está muito comprometida e imperfeita. É certamente um carro que os Três Grandes nunca teriam construído; mais como algo de Bristol. Essa é a alegria mórbida das décadas finais de Studebaker, carros que apenas um fabricante morrendo poderia e teria construído.
A Studebaker parou de produzir a linha automotiva em 16 de março de 1966
Pick-Ups e Caminhões Studebaker
Durante a década de 1930, Studebaker ganhou uma posição no campo de caminhões. Em 1936, introduziu uma linha de caminhões cab-over-engine e, em 1937, o pickup Coupe-Express. A Studebaker construiu caminhões de qualidade continuamente de 1929 a dezembro de 1963.
Alguns modelos de Caminhões e Pick-ups “Studebaker”:
Studebaker Pick-up Deluxe 1959
No Brasil
Uma das mais admiradas coleções da marca Studebaker está no Brasil, na cidade de Campinas no estado de São Paulo, de propriedade do empresário “Mário Ferretti” também conhecido entre os antigo-mobilistas como “Ferretti Studebaker”
O contato com a marca começou quando o “Mário” ainda era criança, seu pai tinha uma caminhonete Studebaker, carro que ele pouco andou, por ser um carro de trabalho e ter mais sete irmãos, ficava difícil sair na caminhonete.
Em 1984, ele realizou o sonho ao comprar a ‘Azul’, uma picape Studebaker 1955. Mas foi só o primeiro carro da marca, na sequencia vieram mais doze, todos restaurados com alto nível de qualidade.
O Sr. Ferretti e seus belos carros estão sempre participando dos grandes eventos de carros antigos pelo país, muito alegre e educado, atende com entusiasmo aos que o procura para conhecer sua coleção. Foi no evento de Águas de Lindóia em 2019 que tive o prazer de conhecê-lo e a partir daí estamos sempre nos falando.
.
ENCONTRO INTERNACIONAL STUDEBAKER DRIVERS CLUB 2017
Admiradores da marca, participaram do Encontro Internacional Studebaker Drivers Club 2017, realizado de 3 a 6 de maio em South Bend, Indiana, Estados Unidos
Vejam alguns dos mais belos Studebakers que estiveram no evento
.
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
Matéria de outubro de 2017/atualizada em outubro de 2020
Tenho uma para restaurar e muitas peças de reposição como lataria diferencial caixa setor
Está à venda ? qual o modelo. Obrigad, LB
Pode enviar fotos do seu studebaker watts 11983690814
fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂