O Gasolina na Veia visitou a cidade de São João da Boa Vista-SP no dia 24 de junho de 2019, data do seu aniversário de fundação, e conheceu o museu particular de automóveis e motocicletas de propriedade do empresário “Ailtinho Ambroso”.
Foi realmente uma grande surpresa ao chegar no local, o Sr. Ailtinho abriu as portas do seu museu particular para visitação pública durante a comemoração dos 198 anos de fundação do município.
São João da Boa Vista é um município brasileiro do estado de São Paulo, fundado em 24 de junho de 1821. Localiza-se na região Centro-Leste do estado com altitude de 767 metros. Segundo estimativa de 2017 do IBGE, São João da Boa Vista tinha uma população de 90.089 habitantes naquele ano, é considerado o 28º melhor município do estado de São Paulo.
Logo na chegada fomos recebidos pelo Ailtinho e sua esposa Ceila, os quais estavam recepcionando os visitantes com muita alegria e extrema simpatia.
Vamos conhecer os belos carros de sua coleção, que quase na totalidade são Volkswagen refrigerados a ar, entre eles alguns que ajudaram a contar a história do carro, sendo: o último modelo do Fusca produzido no Brasil e o Fusca Last Edition produzido no México.
E o único (vamos carinhosamente chamá-lo de “Um estranho no ninho”) Citröen 2CV
Uma grande quantidade de motocicletas, inclusive algumas muito raras em nosso país, como: Honda 750 com câmbio automático e Honda Turbo.
As raridades em duas rodas tornam este museu ainda mais interessante. Para que conheçamos um pouco da história de algumas que estão aqui convidamos o Zé Henrique Alvarenga para nos auxiliar com seu conhecimento em motocicletas.
As primeiras Gold Wing foram colocadas à venda na Europa e nos Estados Unidos em 1975, mas os modelos de pré-produção da GL1000 foram primeiramente revelados aos distribuidores de Las Vegas em Setembro de 1974, durante a reunião anual de distribuidores e apresentadas ao público no mês seguinte, na IFMA International Fahrrad und Motorrad-Ausstellung (Salão Internacional de Bicicletas e Motocicletas Intermot) em Colónia, na Alemanha. A Honda vendeu mais de 97.000 unidades da GL 1000 nos Estados Unidos em 1979 e da primeira versão da Gold Wing, lançada em 1974 até 1979, foram vendidas cerca de 150.000 unidades.
A CX500 Turbo foi lançado em 1982. A Honda CX500 Turbo (também conhecido como CX500TC) foi produzido apenas para o ano modelo de 1982. A CX500T de 1982 foi a primeira motocicleta de produção da Honda a ter programado o sistema de injeção de combustível. Com sistemas redundantes à prova de falhas, trabalhando em conjunto com um sistema de ignição separado. Falhas no sistema eletrônico foram relatadas ao motorista através de dois visores do painel: um problema com o sistema de injeção de combustível acendia uma luz de “Sistema de Combustível” no painel e um problema com a ignição piscaria no indicador “TURBO”.
A Honda CBX era uma motocicleta esportiva fabricada pela Honda de 1978 a 1982. Com um motor de seis cilindros em linha de 1047cc , produzindo 105 cv (78 kW), era o carro-chefe da gama Honda.
A K1 mostrada em 1988 foi desenhada principalmente para mostrar do que a BMW era capaz e exibir novas tecnologias. O modelo foi o primeiro a sair de fábrica com freios ABS e seu motor com 1.171 cm³ de capacidade oferecia 100 cv de potência máxima e tinha quatro válvulas por cilindro. Seu design inusitado e o desempenho surpreendente fizeram a fama da K1 no final dos anos 1980. O modelo ainda contava com pinça de freio de quatro pistões e conversor catalítico de três vias.
A CB700SC Nighthawk 700S é uma motocicleta de quatro cilindros em linha , com refrigeração a ar e carburada , comercializada pela Honda exclusivamente nos Estados Unidos para os anos de modelo 1984-1986 – O tamanho real do motor da CB700SC era de 696cc, que pelo design estava abaixo do limite de 700cc de uma tarifa íngreme imposta em 1983 pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos . Na Europa e no Canadá, a Honda comercializou o CB750SC, uma bicicleta praticamente idêntica com uma capacidade de motor ligeiramente maior.
Além dos brinquedos de gente grande, o museu também tem brinquedos para crianças…é verdade!!!
A grande motivação para a criação do museu, foi inspirar-se no pai o Sr. Ailton Ambroso, um apaixonado por automóveis e motocicletas.
“Um dia no Museu” foi uma grande festa, além de conhecer os carros e as motocicletas, uma completa praça de alimentação, brinquedo para as crianças e uma banda muito legal.
Mais fotos
Agradecimentos:
Ao Ailtinho e esposa pela gentileza.
Aos amigos Dimas e Zé Henrique pelo convite para a visita ao museu, e ao Marcos (de preto) por viabilizar a nossa matéria.
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24/junho/2019
Para.marcar para visitar..como.poderia
Muito capricho, maravilhoso de se ver. Parabéns