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Que Cuba é um museu a céu aberto não é novidade para ninguém, seus carros e casarões são muito admirados e atraem turistas o ano todo para conhecer essas belezas. Mas, o que vamos mostrar aqui é o motivo por ter tantos carros antigos ainda em circulação no país.

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Vamos embarcar para Cuba…

A frota de veículos de Cuba foi congelada em 1959, ano que não mais importou produtos. A partir daí estabeleceu-se um longo e duradouro embargo econômico, instituído pelos Estados Unidos e que se mantém até os dias de hoje.

Tudo começou no dia 1º de janeiro de 1959, quando os revolucionários liderados por Fidel Castro derrubaram o governo de Fulgencio Batista e provocaram uma grande mudança na famosa ilha caribenha, chamada Cuba. O que não imaginavam é que poderia ser eterna.

Até 1958, antes da guerra civil que levou à mudança do regime político no país, Cuba era uma das nações da América Latina que mais importavam automóveis, principalmente dos Estados Unidos, devido a fronteira entre esses dois países serem bem próximas. A partir da década de 1940 até o início do embargo, tanto o estado quanto uma elite poderosa importaram milhares de carros, os mesmos que ainda circulam pelo país.

Em 1958 Cuba tinha o segundo maior número de automóveis por habitante da América Latina, a estimativa era de 38 carros para cada 1000 habitantes, com uma frota nacional próxima de 160 mil veículos, perdendo apenas para a Venezuela.

Devido ao embargo econômico é quase impossível importar peças de reposição para os carros antigos, o que os deixa com aparência de abandono ou descuido, mas, assim mesmo é bonito de se ver, além de ser um tanto nostálgico.

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Vamos ao que nos interessa: os carros…

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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07/abril/2023

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