.

Fonte:

.

Louis Chevrolet, criador da Chevrolet Motor Car Company, nasceu neste dia em 1878 na Suíça. Depois de imigrar para Paris quando criança, ele ficou fascinado por corridas de bicicletas e mecânica. Ele passou o início da idade adulta trabalhando em várias oficinas mecânicas antes de se mudar para o Canadá e depois para Nova York em 1900. Lá ele encontrou trabalho nas operações do Brooklyn da montadora francesa de Dion-Bouton, dando-lhe a chance de aprimorar suas habilidades de engenharia automobilística. Ele logo descobriria a paixão por dirigir.

O crescente esporte automobilístico conquistou a admiração do mundo, e a Chevrolet não foi exceção. Contratado pela primeira vez em 1905 pela FIAT, dois anos depois ele se tornou motorista da Autocar com sede na Filadélfia. Alguns historiadores acreditam que a Autocar o recrutou mais por suas habilidades de engenharia do que por suas habilidades de direção para ajudar no desenvolvimento de um carro de corrida secreto com tração dianteira.

Em 1909, a Chevrolet assinou contrato com a Buick como motorista. Lá ele se tornou amigo do dono da empresa, William Durant, que recentemente fundou a General Motors. Enquanto estava na Buick, a Chevrolet se envolveu mais nos processos de engenharia, apesar da falta de educação formal. Ele até criou um motor de válvula suspensa em sua oficina mecânica pessoal em Detroit.

De qualquer forma, o sucesso da Chevrolet nas pistas fez dele uma estrela. Ele correu ao lado de outros grandes nomes da época, incluindo Bob Burman. Os dois projetaram o Buick Special 60 de 1910 , construindo dois no total. Esses carros de corrida feitos especialmente, conhecidos coloquialmente como Buick Bugs, foram vitoriosos em várias corridas.

Depois de ser expulso do lado de fora da sede da GM em Flint, Michigan, Durant abordou a Chevrolet sobre o início de uma nova montadora. Os dois co-fundaram a Chevrolet Motor Company em 3 de novembro de 1911. A esperança de Durant de usar a reputação de corrida da Chevrolet para vender carros fracassou quando o homônimo decidiu que preferia construir veículos mais luxuosos. De qualquer forma, as vendas da Chevrolet dispararam. Em pouco tempo, Durant usou o sucesso da nova empresa para retomar o controle da General Motors. Louis se separou depois de vender suas ações, criando a Frontenac Motor Corporation com seus irmãos em 1916 para construir peças de corrida para o Ford Modelo T.

Depois que os carros da Frontenac venceram as 500 milhas de Indianápolis de 1920 e 1921, a Chevrolet tentou vender sua empresa para a Stutz Motor Company. O negócio nunca se concretizou e a Frontenac fechou suas portas em 1921, um ano depois que o irmão de Louis, Gaston, morreu ao pilotar um em uma corrida de Los Angeles.

.

Aviões Chevrolet

Louis e seu irmão sobrevivente, Arthur, mais tarde começaram a se interessar por motores de aeronaves, fundando a Chevrolair. Os maus negócios cortaram seus lucros depois que o motor Chevrolair 333 chegou ao mercado como o Martin 4-333 Bomber. No entanto, em 1934, a Chevrolet mais uma vez se viu no ramo automobilístico.

Chevrolet tornou-se consultor da General Motors, onde permaneceu até 1938, quando uma hemorragia cerebral forçou sua aposentadoria. Ele se aposentou na Flórida, mas faleceu em 1941 em uma visita a Detroit. Ele está enterrado ao lado de seu irmão em um cemitério perto de Indianapolis Motor Speedway. A Chevrolet é reconhecida como uma grande montadora, tendo sido incluída no Automotive Hall of Fame em 1969.

.

.

25/dez/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *