.
Peugeot 402 Darl’Mat 1937
Um carro totalmente novo, com diversas inovações técnicas, o 402 da Peugeot foi um dos modelos mais respeitados que a França já produziu, evoluindo para a criação do 402 Darl’mat. Os responsáveis pela criação do 402 Darl’mat foram, Emile Darl’mat, Georges Paulin e Marcel Pourtout.
Darl’mat era um apaixonado e entusiasta de automóveis, constantemente trabalhava na garagem de sua concessionária melhorando seus próprios carros modificando-os cuidadosamente. Paulin era um gênio em estililos e design . Pourtout era um construtor francês de carrocerias e amigo de longa data de Darl’mat.
A Peugeot enviou chassis 402 para a garagem de Darl’mat, transmissões eletromecânicas Cotal MK-25 que foram acopladas aos motores 402 sob a supervisão de Darl’mat, na sequência enviado para a fábrica de carrocerias da Pourtout, onde uma carroceria de alumínio moldada à mão foi montada em uma armação de madeira de freixo e então fixadas ao chassi, surgindo aí o Peugeot 402 Darl’mat.
O novo carro tornou-se atraente e aerodinâmico, foi desenhado por Paulin. A produção dos 402 Darl’mat durou de 1937 a 1938 num total de 106 unidades. O carro estava disponível como cupê, conversível e roadster.
Em junho de 1938 um 402 Darl’mat ficou em primeiro lugar na classe de 1.500cc a 2.000cc em Le Mans.
Nesta foto Dorothy Patten, a Baronesa Dorndorf pilotando o Peugeot Darl’Mat. Frequentemente ela era fotografada com o carro em pistas de corrida na Inglaterra e na França.
A última grande aventura de um Peugeot 402 Darl’Mat foi realizada no Autódromo de Linas-Monlhéry em 1939. Um coupé aerodinâmico foi trazido ao local para quebrar a barreira dos 200 km/h. Infelizmente ele atingiu os 199 km/h. Após essa tentativa, não aconteceram outras, a 2ª guerra mundial impediu que eventos como esse não acontecessem mais.
Durante os dois anos de produção do 402 foram 106 carros no total, sendo, 54 roadsters, 32 conversíveis e 20 cupês. Após o encerramento de sua produção, muitas réplicas surgiram, com um certo sucesso, nada comparado ao original, que atualmente são carros raros e caros, muito caros.
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão Jaderson Gomes
suporte@gasolinananveia.com.br
.
.
19/fev/2022