.

Peugeot 402 Darl’Mat 1937

Um carro totalmente novo, com diversas inovações técnicas, o 402 da Peugeot foi um dos modelos mais respeitados que a França já produziu, evoluindo para a criação do 402 Darl’mat. Os responsáveis pela criação do 402 Darl’mat foram, Emile Darl’mat, Georges Paulin e Marcel Pourtout.

Darl’mat era um apaixonado e entusiasta de automóveis, constantemente trabalhava na garagem de sua concessionária melhorando seus próprios carros modificando-os cuidadosamente. Paulin era um gênio em estililos e design . Pourtout era um construtor francês de carrocerias e amigo de longa data de Darl’mat.

A Peugeot enviou chassis 402 para a garagem de Darl’mat, transmissões eletromecânicas Cotal MK-25 que foram acopladas aos motores 402 sob a supervisão de Darl’mat, na sequência enviado para a fábrica de carrocerias da Pourtout, onde uma carroceria de alumínio moldada à mão foi montada em uma armação de madeira de freixo e então fixadas ao chassi, surgindo aí o Peugeot 402 Darl’mat.

O novo carro tornou-se atraente e aerodinâmico, foi desenhado por Paulin. A produção dos 402 Darl’mat durou de 1937 a 1938 num total de 106 unidades. O carro estava disponível como cupê, conversível e roadster.

Em junho de 1938 um 402 Darl’mat ficou em primeiro lugar na classe de 1.500cc a 2.000cc em Le Mans.

Post Image

Nesta foto Dorothy Patten, a Baronesa Dorndorf pilotando o Peugeot Darl’Mat. Frequentemente ela era fotografada com o carro em pistas de corrida na Inglaterra e na França.

Foto ilustrativa

A última grande aventura de um Peugeot 402 Darl’Mat foi realizada no Autódromo de Linas-Monlhéry em 1939. Um coupé aerodinâmico foi trazido ao local para quebrar a barreira dos 200 km/h. Infelizmente ele atingiu os 199 km/h. Após essa tentativa, não aconteceram outras, a 2ª guerra mundial impediu que eventos como esse não acontecessem mais.

Roadster
Conversível
Cupê

Durante os dois anos de produção do 402 foram 106 carros no total, sendo, 54 roadsters, 32 conversíveis e 20 cupês. Após o encerramento de sua produção, muitas réplicas surgiram, com um certo sucesso, nada comparado ao original, que atualmente são carros raros e caros, muito caros.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão Jaderson Gomes

suporte@gasolinananveia.com.br

.

.

19/fev/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *