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Um assunto polêmico entres os motoristas é a conservação e condições das nossas estradas. O Brasil tem a quarta maior rede de estradas e rodovias do mundo, com 1,8 milhões de quilômetros, o que é muito difícil manter em perfeita conservação, mas é necessário que se pense na segurança dos usuários e no impacto na economia. Apenas os Estados Unidos, a Índia e a China tem uma malha viária maior que a do Brasil.

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Vamos conhecer algumas das principais rodovias do Brasil

Mapa com disposição geográfica das cinco principais rodovias federais... |  Download Scientific Diagram

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BR-101

Começamos pela rodovia mais extensa do Brasil, com 4.772,4 quilômetros de extensão, a BR-101, que corta o país de Norte a Sul, passando por 12 estados, iniciando na cidade de Touros, no Rio Grande do Norte, passando por Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e terminando em São José do Norte, no Rio Grande do Sul, cortando os estados litorâneos sendo o maior eixo rodoviário do país, construída pelo Exercito entre os anos 1950 e 1960.

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BR-116

A BR-116, provavelmente é a principal rodovia do país, com 4.486 quilômetros de extensão, é a maior estrada totalmente pavimentada. A rodovia passa por dez estados, do Nordeste ao Sul do país, iniciando em Fortaleza (CE) e chegando em Jaguarão (RS), fronteira com o Uruguai. A BR-116, passa pelos estados do  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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BR-381

Estátua do Bandeirante “Fernão Dias” (que dá nome a este trecho da Rodovia) em Pouso Alegre-MG

Outra rodovia de grande importância é a BR-381, situada no Sudeste do Brasil, tem 1.186 quilômetros de extensão, começando em São Mateus no Espírito Santo, no entroncamento com a BR-101 e finalizando em São Paulo (SP). Ela passa pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, dos quais 95 km são em São Paulo, 950 em Minas Gerais e 136 km no Espírito Santo. O trecho compreendido entre Belo Horizonte e São Paulo é denominado Rodovia Fernão Dias.

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BR-040

A BR-040 inicia em Brasília, no entroncamento com a BR-450 e vai até o Rio de Janeiro (RJ). Os seus 1.178,7 quilômetros de extensão dão acesso ao Distrito Federal, passando pelos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em setembro de 2009, o trecho da rodovia compreendido entre Brasília (DF) e Petrópolis (RJ), passou a receber o nome de Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, e o trecho localizado entre Petrópolis (RJ) e a cidade do  Rio de Janeiro, recebe o nome de Rodovia Washington Luís, em homenagem ao ex-presidente da república que construiu diversas rodovias durante o seu mandato (1926/1930), incluindo este trecho da BR-040. Mesmo com estas denominações a rodovia é popularmente conhecida por “Zero Quarenta”.

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BR-364

A BR-364 é uma rodovia diagonal, que vai do Sudeste ao Norte do Brasil. Seu ponto de partida fica em Cordeirópolis (SP), e o seu ponto final está em Mâncio Lima (AC), cidade que faz fronteira do Brasil com o Peru. São 4.230 quilômetros de extensão, passando pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Esta é uma rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste do país.

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BR-262

BR 262 pode ter pedágio alto e limite de velocidade baixo | A Gazeta

BR-262 é uma rodovia transversal brasileira que interliga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 2.213 quilômetros de extensão. Começa em Cariacica, município da região metropolitana no estado do Espírito Santo e termina junto à fronteira com a Bolívia, em Corumbá no estado de Mato Grosso do Sul.

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Sobre o estado geral das rodovias

Como dissemos no início da matéria, é muito difícil conservar uma malha viária tão extensa, mas é fundamental para a economia e segurança dos usuários. Se levarmos em consideração o valor arrecadado pelos impostos como IPVA, ICMS e outros, os quais podemos dizer que são gerados no uso destas estradas a situação deveria ser outra.

Enquanto Mato Grosso conquistou duplicação de rodovias, Rondônia continua  com a BR-364 em condições precárias - Geral - Rondoniagora.com - As  notícias de Rondônia e Região

O ano de 2021 ficou marcado como o ano de menor investimento em infraestrutura para transportes rodoviários nas últimas duas décadas. Um levantamento que avaliou 109.103 quilômetros de estradas pavimentadas federais e estaduais constatou que o estado geral de 61,8% da malha rodoviária brasileira é classificado como regular, ruim ou péssimo. Os resultados fazem parte da 24ª edição da “Pesquisa CNT de Rodovias”, realizada pela Confederação Nacional do Transporte. (Fonte UOL Carros)

Os dados mostram que a qualidade da sinalização das rodovias mantidas pela União em 2021 tem 64,7% da extensão com problemas. Para o presidente da CNT, Vander Costa, os resultados mostram que a situação precisa ser enfrentada com grande rapidez e assertividade. “A forte retomada de investimentos é urgente e necessária para prover ao país uma malha rodoviária mais moderna e eficiente, condição indispensável para a promoção do desenvolvimento.”

As condições das vias impactam direta ou indiretamente na economia, segundo estudos, os pavimentos deficientes implicam mais gastos com despesas de manutenção do veículo, maior demanda do motor e de consumo de combustíveis por quilômetro rodado, entre outras despesas. O custo usual sofre um acréscimo médio de 30,9% por conta das rodovias em estado de conservação regular, ruim ou péssimo. Entre as rodovias privatizadas, 44,3% apresentaram algum tipo de irregularidade, o que ocasiona um aumento de 16% nos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas. Já 73% das rodovias sob administração pública mostraram irregularidades, o que acarreta um acréscimo estimado de 35,2% nos custos operacionais. A região Norte do país é a mais impactada, com um aumento de 40,5% do custo operacional do transporte, seguida por Centro-Oeste (31,3%), Nordeste (30,3%), Sul (30%) e Sudeste (27,7%), que têm melhores condições. (Fonte UOL Carros)

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Agora vamos falar das estradas mais bonitas do Brasil

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Gaúcho Gilson Castro Filho vence 10º Desafio Serra do Rio do Rastro -  Bikemagazine
Serra do Rio do Rastro

Começamos pela Serra do Rio do Rastro – Sem dúvida é a estrada mais bonita do Brasil, a mais famosa e também uma das estradas mais impressionantes do mundo. O trecho íngreme da rodovia SC-390 tem aproximadamente 12 km com descidas vertiginosas em meio a penhascos e é repleta de curvas de 180 graus, subidas íngremes, e mirantes espetaculares. O mirante do topo da serra fica a 1460 metros de altitude, em Bom Jardim da Serra e proporciona uma vista espetacular da estrada, da serra e da planície abaixo. Sem dúvida é a mais instigante das estradas do Brasil.

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Rodovia dos Imigrantes - SP | Lugares Fantásticos
Rodovia dos Imigrantes

A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma bela obra de engenharia em se tratando de estrada. A rodovia que liga São Paulo a Santos é duplicada e tem 58,5 km com 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis.

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Serra do Corvo Branco

Interessante também é conhecer a Serra do Corvo Branco, fica entre Urubici e Aiurê em Santa Catarina, com aproximadamente 12 km de serra. O seu trecho mais famoso tem 3 km entre paredões verticais e curvas intensas. Nesta estrada ainda restam 10 km de estrada de terra sem pavimentação e em mau estado.

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Um nome sugestivo: “Rota Romântica” entre a cidade de Dois Irmãos no Vale dos Sinos e Gramado, na Serra Gaúcha, incluindo trechos das rodovias BR-116 e da RS-235. O trecho reúne lindos cenários por conta do clima europeu e das culturas alemã e italiana.

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Estrada da Graciosa - Guia da Ilha do Mel
Estrada da Graciosa

A Rodovia PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa tem 40 km de extensão e liga Curitiba às cidades de Morretes e Antonina no litoral do Paraná. A estrada atravessa a Serra do Mar e utiliza o mesmo trecho da antiga rota dos tropeiros, até hoje mantém 8 quilômetros calçados com paralelepípedos, com muitas curvas sinuosas envolvidas por encostas floridas, picos, montanhas, cachoeiras e belas paisagens.

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Trecho da Rodovia Rio-Santos

Com 457 quilômetros de extensão, a Rodovia Rio-Santos (SP-55/BR-101) margeia todo o Litoral Norte do estado de São Paulo e Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro. A rodovia liga destinos como Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis. Durante todo o trecho se tem belas vistas das praias e das montanhas emolduradas pela mata Atlântica.

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Serra do Pinto

A Serra do Pinto é o trecho da Rota do Sol (rodovia RS 453) que liga o planalto serrano com o Litoral Norte Gaúcho. São 15 km de descida com muitas curvas, viadutos e túneis, com destaque para o Túnel da Reversão, sucedido por um viaduto, onde dá para parar e contemplar o vale. Além do trecho de serra, toda a rodovia entre Caxias do Sul, Itati e Terra de Areia, já no litoral, também é muito bonito.

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DNIT divulga rotas alternativas em função da interdição da Serra da Rocinha  - Sulinfoco
Serra da Rocinha

A Serra da Rocinha é uma estrada espetacular que atravessa escarpas íngremes da Serra Geral, no Sul do Brasil. Liga os Campos de Cima da Serra, em São José dos Ausentes, a 1230 m de altitude com Timbé do Sul, no Litoral Sul Catarinense.

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Rodovia Interpraias

A Rodovia Interpraias interliga quase todas as praias da famosa cidade catarinense de Balneário Camboriú. A Interpraias com 14 km de extensão, passa por praias preservadas e algumas quase desertas.

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Teresópolis (RJ): o que fazer, hotéis e pousadas, dicas e muito mais!
Mirante do Soberbo – Teresópolis-RJ

Estrada entre Guapimirim e Teresópolis – RJ. A BR-116 entre a cidade do Rio e Teresópolis possui um trecho espetacular, a partir de Guapimirim onde começa a subida da serra. O trecho mais espetacular fica no Mirante do Soberbo, de onde se tem uma vista fantástica do Pico Dedo de Deus e outros picos pontiagudos do Parque Nacional da Serra Geral.

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Morro do Pai Inácio | Chapada diamantina bahia, Lençois ba, Céu nublado
Morro do Pai – Chapada Diamantina-BA

Rodovia da Chapada Diamantina. A Rodovia BA-242 atravessa o estado da Bahia e tem seu trecho mais bonito passando por cartões postais da Chapada Diamantina. O destaque está na vista que segue de frente para o Morro do Pai Inácio e desviando para o lado dele.

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Praia do Pipa

Estrada entre Praia do Pipa e Tibau do Sul. A RN 003 é uma rodovia que liga o interior do estado do Rio Grande do Norte ao litoral e costeia o mar num curto trecho muito lindo entre Tibau do Sul e a Praia do Pipa. Neste trecho de apenas 10 km, a rodovia passa entre falésias e dunas a poucos metros do mar, por paisagens maravilhosas.

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Rodovia Maceió-Maragogi

Rodovia Maceió a Maragogi. A rodovia AL 101 acompanha o litoral de Alagoas, uma das mais belas paisagens litorâneas do Brasil. A estrada tem trechos muito próximos ao mar, especialmente entre Camaragibe e Maragogi, entre coqueiros e o mar de coloração semelhante ao do Caribe.

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Nossos agradecimentos ao leitor Marcelo Pinto pela indicação do tema desta matéria.

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Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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27/04/2022

Comments

  1. Como sempre, o Conterrâneo de Barbacena, Marcus Vinicius, nós presenteando com matérias super interessantes, bem elaboradas e agradáveis .
    Muito obrigado pelos conhecimentos que você nos proporciona.
    Forte abraço.
    Carvalhinho.

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