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No dia 19 de novembro de 1968 a Chevrolet iniciava a produção de um dos modelos de maior sucesso em sua história, o “Opala”
Foi o primeiro automóvel fabricado pela empresa no Brasil, símbolo de requinte e sofisticação durante seus vinte três anos de produção.
Com produção e venda próxima de um milhão de unidades, o Chevrolet Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil.
A carroceria do modelo da General Motors foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e mecânica americana. Logo no seu lançamento o carro já se tornou um sucesso de vendas com grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado.
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Fatos interessantes sobre o Opala
1968
• É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1969
• Em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.
1970
• Em junho, a GMB lança o Opala Cupê SS.
• Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.
1973
• Novos Opalas em outubro: o Opala SS (4 cilindros) e o Opala Automático (4 e 6 cilindros).
1974
• Em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan modelo 1975
• Em 19 de dezembro, é a vez do Opala completar 300 mil unidades no Brasil.
1975
• Em novembro, é lançado o Opala 250-S
1976
• Em 20 de novembro, a GMB apresenta ao público, no X Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de 4 e 6 cilindros.
1977
• Em 31 de agosto, a GMB apresenta à imprensa a linha Chevrolet 1978, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.
1978
• Em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de 4 e 6 cilindros.
Em 29 de março, sai da linha de montagem o 500.000º Opala.
1979
• Em 2 de julho, totaliza 600.000 Chevrolet Opala produzidos no País.
1980
• Em 4 de dezembro, é produzido o 700.000º Opala.
1981
• Em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, 6-cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI).
1982
• Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua unidade 750 mil.
1988
• Em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
1990
• Em novembro, no XVI Salão do Automóvel em São Paulo, apresentação dos novos modelos Monza e Opala modelo 1991.
O “Chevrolet Opala” foi fabricado ao longo de 23 anos e cinco meses na cidade paulista São Caetano do Sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, passando por atualizações estéticas e mecânicas, sendo mantido o projeto original, até ao dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira. Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala, 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, luxuosas ou esportivas. Durante todo o seu período de fabricação, foi considerado um veículo robusto e confortável, com um bom espaço aos ocupantes.
Em 1992 o “Omega” foi apresentado ao mercado brasileiro pela Chevrolet, produzido pela montadora na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Seria o substituto do Opala. Seu lançamento introduziu tecnologias inexistentes nos demais carros nacionais daquela época. Dentre suas qualidades, destacava-se o bom desenho aerodinâmico, a performance, a segurança, o conforto e a qualidade empregada no acabamento.
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Curiosidades
O nome “Opala” tem duas vertentes: a primeira é relacionada a um pedra preciosa de mesmo nome, a o mais provável é da união do nome da marca Opel e do automóvel americano Impala.
A mecânica do Opala também serviu de base para vários outros carros esportivos fora-de-série e réplicas fabricadas artesanalmente, como o Santa Matilde, Puma GTB e o Fera XK, réplica do Jaguar XK de 2 lugares.
Várias organizações no Brasil adotaram o Opala e Caravan como veículos de suas frotas, foram muito usados como viatura de Polícia Civil e Militar, guardas municipais, carro oficial da Presidência da república, carro resgate do corpo de bombeiros e ambulância.
Sua robustez, facilidade de manutenção, espaço interno, volume de porta-malas, facilidade de acesso ao interior e baixo consumo de combustível na versão 2.5 gasolina, também fizeram do Opala um dos carros mais utilizados como Táxi.
O piloto Bird Clemente estabeleceu um recorde de velocidade máxima em julho de 1970 na Rodovia Castelo Branco em São Paulo, a bordo de um Opala 4 portas, cravando 225km/h, c/ motor preparado e taxa de compressão um pouco mais elevada, válvulas maiores e três carburadores Weber.
Em 1991 o piloto Fábio Sotto Mayor estabelecia um novo recorde de velocidade ao atingir 303,157 km/h com um Opala 2 portas em um trecho da Rodovia Rio-Santos.
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O Opala nas Pistas
Durante muitos anos, desde o seu lançamento, o “Opala” brilhou nas pistas de todo Brasil. Uma das categorias do automobilismo nacional em que o “Opala” mais atuou foi a “StockCar”.
Atualmente ele volta as pista na “Old Stock Race”, criada com a participação de grandes nomes do automobilismo brasileiro, e promete permanecer por muito tempo.
Em provas de arrancada o Opala tem estabelecido novos recordes de potência e tempos por todo Brasil, tanto em preparações de aspiradas e turbo alimentados, continua sendo o preferido de muitas equipes.
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Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
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Matéria editada em 19 de novembro de 2018
Atualizada em 21 de abril de 2021
Opala, sempre foi sinonimo de carro de familia….
Achei esse site nas pesquisas na internet, me interessou
muito o assunto. Obrigado!