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No dia 19 de novembro de 1968 a Chevrolet iniciava a produção de um dos modelos de maior sucesso em sua história, o “Opala”

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Foi o primeiro automóvel fabricado pela empresa no Brasil, símbolo de requinte e sofisticação durante seus vinte três anos de produção.

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Com produção e venda próxima de um milhão de unidades, o Chevrolet Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil.

Cinco curiosidades do Opel Rekord C, o pai do Chevrolet Opala
Opel Rekord

A carroceria do modelo da General Motors foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e mecânica americana. Logo no seu lançamento o carro já se tornou um sucesso de vendas com grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado.

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Fatos interessantes sobre o Opala

1968

• É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1969

Em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.

1970

Em junho, a GMB lança o Opala Cupê SS.
• Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.

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1973

Novos Opalas em outubro: o Opala SS (4 cilindros) e o Opala Automático (4 e 6 cilindros).

1974

Em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan modelo 1975

Em 19 de dezembro, é a vez do Opala completar 300 mil unidades no Brasil.

1975

Em novembro, é lançado o Opala 250-S

1976

Em 20 de novembro, a GMB apresenta ao público, no X Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de 4 e 6 cilindros.

1977

Em 31 de agosto, a GMB apresenta à imprensa a linha Chevrolet 1978, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.

1978

Em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de 4 e 6 cilindros.
Em 29 de março, sai da linha de montagem o 500.000º Opala.

1979

Em 2 de julho, totaliza 600.000 Chevrolet Opala produzidos no País.

1980

• Em 4 de dezembro, é produzido o 700.000º Opala.

1981

Em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, 6-cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI).

1982

Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua unidade 750 mil.

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1988

• Em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.

1990

Em novembro, no XVI Salão do Automóvel em São Paulo, apresentação dos novos modelos Monza e Opala modelo 1991.

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O “Chevrolet Opala” foi fabricado ao longo de 23 anos e cinco meses na cidade paulista São Caetano do Sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, passando por atualizações estéticas e mecânicas, sendo mantido o projeto original, até ao dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira. Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala, 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, luxuosas ou esportivas. Durante todo o seu período de fabricação, foi considerado um veículo robusto e confortável, com um bom espaço aos ocupantes.

Em 1992 o “Omega”  foi apresentado ao mercado brasileiro pela  Chevrolet, produzido pela montadora na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Seria o substituto do Opala. Seu lançamento introduziu tecnologias inexistentes nos demais carros nacionais daquela época. Dentre suas qualidades, destacava-se o bom desenho aerodinâmico, a performance, a segurança, o conforto e a qualidade empregada no acabamento. 

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Curiosidades

O nome “Opala” tem duas vertentes: a primeira é relacionada a um pedra preciosa de mesmo nome, a o mais provável é da união do nome da marca Opel e do automóvel americano Impala.

Puma GTB

A mecânica do Opala também serviu de base para vários outros carros esportivos fora-de-série e réplicas fabricadas artesanalmente, como o Santa Matilde, Puma GTB e o Fera XK, réplica do Jaguar XK de 2 lugares.

Várias organizações no Brasil adotaram o Opala e Caravan como veículos de suas frotas, foram muito usados como viatura de Polícia Civil e Militar, guardas municipais, carro oficial da Presidência da república, carro resgate do corpo de bombeiros e ambulância.

Sua robustez, facilidade de manutenção, espaço interno, volume de porta-malas, facilidade de acesso ao interior e baixo consumo de combustível na versão 2.5 gasolina, também fizeram do Opala um dos carros mais utilizados como Táxi.

O piloto Bird Clemente estabeleceu um recorde de velocidade máxima em julho de 1970 na Rodovia Castelo Branco em São Paulo, a bordo de um Opala 4 portas, cravando 225km/h, c/ motor preparado e taxa de compressão um pouco mais elevada, válvulas maiores e três carburadores Weber.

Em 1991 o piloto Fábio Sotto Mayor estabelecia um novo recorde de velocidade ao atingir 303,157 km/h com um Opala 2 portas em um trecho da Rodovia Rio-Santos.

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O Opala nas Pistas

Durante muitos anos, desde o seu lançamento, o “Opala” brilhou nas pistas de todo Brasil.  Uma das categorias do automobilismo nacional em que o “Opala” mais atuou foi a “StockCar”.

Atualmente ele volta as pista na “Old Stock Race”, criada com a participação de grandes nomes do automobilismo brasileiro, e promete permanecer por muito tempo.

Em provas de arrancada o Opala tem estabelecido novos recordes de potência e tempos por todo Brasil, tanto em preparações de aspiradas e turbo alimentados, continua sendo o preferido de muitas equipes.

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Matéria editada em 19 de novembro de 2018

Atualizada em 21 de abril de 2021

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