.
O
Ford Mustang
é um automóvel esportivo produzido pela Ford Motor Company.
Em 2024 O Ford Mustang completa 60 anos, o carro foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World’s Fair.
Apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóveis da Ford.
O nome “Mustang” é inspirado no avião de caça “P-51 Mustang”, cujo nome se inspira na unica raça de cavalo selvagem dos Estados Unidos.
Primeira Geração – 1964 a 1973
Lançado em Abril de 1964 já como modelo 1965, o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas.
Equipado com duas motorizações, um modesto motor 6 cilindros de 2,8L com 101cv e outro V8 de 4,8L com 271cv. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback.
Já em 1966 o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso.
Em 1967 o Mustang sofreu a primeira atualização de estilo, cresceu alguns centímetros, linhas mais agressivas e mais confortável. A principal novidade foi a introdução como opcional dos motores V8 big-block 6,4L com potência de 325cv e em 1968, 390cv com um V8 de 7,0L.
Em 1969 e 1970 novas atualizações de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa).
A partir de 1971 até 1973, significativas mudanças de estilo foram apresentadas. Influenciado pelas leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho, em comparação aos modelos anteriores, o Mustang aumentou quase 15 cm, ficou 250 kg mais pesado e já não contava mais com motores tão potentes.
Vendas nos Estados Unidos de 1964 a 1973
Segunda Geração – 1974 a 1978
Ford Mustang Hardtop – 1974
O novo Mustang foi apresentado em 21 de setembro de 1973, as versões eram o coupé e hatchback . Os modelos disponíveis eram o Hardtop, Hatchback, Mach 1 e Ghia.
Os motores disponíveis no modelo de 1974 eram o 2.3 L e 2.8 L Cologne V6 do Mercury Capri. Em 1975 foram reintroduzidos os motores 302 Windsor V8 disponíveis com a transmissão automática C-4.
Outros modelos da segunda geração: ”Cobra II” (1976-1978) e ”King Cobra” (1978).
Terceira Geração – 1979 a 1993
A partir de 1979 a carroceria e a distância entre eixos foram aumentadas, permitindo um espaço maior para os passageiros, porta-malas com capacidade aumentada e compartimento do motor maior.
Os tipos de carrocerias eram cupê, hatchback e coversível. As versões disponíveis eram um modelo ”de entrada” sem nome (1979–81), L, GL, GLX, LX, GT (1982–1993), GTS, Turbo GT (1983–84), GT-350 (1984), SVO (1984–86), Cobra (1979–81,1993), Cobra R (1993), e Ghia (1979–81).
As motorizações disponíveis eram 2.3L 4cc, 2.6L V6 e, 5.0L V8.
A terceira geração foi equipada com duas frentes diferentes, de 1979 a 1986 possuía quatro faróis, conhecidos pelos entusiastas como ”quatro olhos”. De 1987 a 1993 o Mustang adotou uma frente moderna para a época, eliminando a grade.
Quarta Geração – 1994 a 2004
O Mustang de quarta geração foi apresentado em novembro de 1993, já como modelo 1994, a carroceria foi chamada de SN-95 pela Ford, baseado na plataforma Fox-Body chamada Fox-4 e tração traseira atualizada.
As opções de carroceria eram Coupé 2 portas e conversível 2 portas. As opções de acabamento de 1994 a 2001 eram: basica (todas as versões com motor V6), GT (só com a motorização V8) e GTS (produzido apenas em 1995, com o mesmo motor do GT e apenas na carroceria coupé e câmbio manual).
Opções de acabamento de 2002 até 2004 eram Basico V6, Deluxe V6, Premium V6, GT basico, GT Deluxe e GT Premium.
As opções de motor da quarta geração eram: 3.8 V6 12V de 147cv a partir de 1994 e 152cv a partir de 1997 até 194cv em 2004. GT 5.0 V8 16V 218cv em 1994 e 1995. GT 4.6 V8 218cv em 1996 e 1997, GT 4.6 V8 228cv em 1998 e 264cv de 1999 até 2004. E os SVT Cobra 5.0 V8 16V de 243cv em 1994 até 390 cv em 2000.
Quinta Geração – 2005 a 2014
A quinta geração foi apresentada em 2004 no North American International Auto Show com duas opções de carroceria 2 portas coupé e conversível. A Ford nomeou sua carroceria de ”S-197″. Em 2010 o Mustang ganha lanternas traseiras com LEDs sequenciais.
Em 2012 foi introduzido o Mustang Boss 302 que recebia o motor ”Coyote” com 444 hp. Também era disponibilizada uma versão chamada ”Laguna Seca”, essa versão tinha uma barra no lugar do banco traseiro para endurecimento da carroceria e melhorias no trem de força e na dirigibilidade.
Preparado pela Shelby American o Mustang Shelby GT500 é a versão mais potente de cada geração do Mustang. Sua estreia aconteceu em 2005, equipado com um motor 5.4L V8 32v DOHC Super Charger com potência máxima de 456cv a 6000 rpm.
Sexta Geração – 2015
Todos os Mustangs da sexta geração apresentam suspensão independente multi-braço na traseira, que permite dirigibilidade superior em relação ao Mustang da quinta geração. Outra novidade é o motor 2.3 L Ecoboost que em relação ao 3.7 L V6 antigo entrega mais potência e torque consumindo menos combustível e menor emissão de poluentes.
O Mustang da sexta geração é o primeiro a ser vendido globalmente pela Ford, inclusive com “mão inglesa” (volante do lado direito) para comercializá-lo em todo o mundo.
Uma versão esportiva chamada “Shelby GT350” foi lançada em 2015, com motor 5.2 V8 de 526hp e virabrequim “Flat Plane”.
O “Facelift” da sexta geração foi apresentado em 17 de janeiro de 2017, com frente, faróis traseiros e interior levemente reestilizado. O trem-de-força do modelo recebeu vários aprimoramentos, com duas opções de motorização: o canadense V8 de 5 litros e o americano 2.3 EcoBoost turbinado de quatro cilindros (que substitui com vantagens o V6 3.7) ganharam ainda mais potência e torque.
Os inesquecíveis
O Mustang Bullitt de 2019 é o tributo mais notável ao aniversário do filme, consagrado pela perseguição de Frank Bullitt em 1968, pelas ruas de San Francisco. A perseguição deu notoriedade ao filme, manteve o bom nome de McQueen, e sem dúvidas, eternizou o Ford Mustang GT390 Fastback 1968. A Ford fez alguns ajustes no Mustang, é o mais rápido e potente do mercado, empurrado por um motor V8 de 5.0 litros, fantásticos 480 cavalos de potência, e você sente tudo isso se o mantiver acima de 6.000 rpms.
Poucas vezes um carro ficou tão marcado por conta de um filme como o Mustang Eleanor em 60 Segundos, filme de 2000 estrelado por Nicholas Cage e Angelina Jolie. Cage interpreta o personagem Memphis, um ladrão de carros que precisa roubar 50 veículos em uma noite: o último um Mustang, que recebe o nome de Eleanor. O modelo usado para as filmagens alude ao clássico Mustang Shelby GT500 1967.
Em 1968, os concessionários Ford da Califórnia começaram a comercializar um Mustang de edição limitada, chamado GT / CS, ou “California Special”, foram produzidas 4118 unidades. A produção durou apenas 5,5 meses a partir de meados de fevereiro de 1968 até o início de agosto de 1968. Hoje é um carro muito desejado pelos colecionadores. Em 2007 a Ford lançou em produção limitada o Califórnia Special. O GT / CS é baseado em um Mustang GT com motor de 4.6 litros.
.
- Matéria de Marcus Vinicius
- Revisão de Jaderson Gomes
- Colaboração de Emanuel Rezende
- Fotos meramente ilustrativas
- Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
.
.
.
2019/Atualizada em 2024
Mustang. A Lenda. Insubstituível… Fantastico meu amigo
Parabéns pela matéria . Carro maravilhoso. Um grande abraço.
Parabéns pela matéria.
Viva o P-51.
Abraço.
Muito boa a matéria, bem pesquisada e ilustrada, parabéns.