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Vamos de Ônibus ?

O conceito de ônibus como modalidade de transporte público tem sua origem na cidade de Nantes, França. Em 1826, Stanislav Baudry estabeleceu um transporte entre o centro da cidade e as instalações de banhos públicos de sua propriedade em Richebourg, nos arredores da cidade. O serviço combinava as funções das carroças hackney com as das diligências. O veículo era dotado de bancos de madeira e a entrada era por trás.

A designação dos veículos de transporte de passageiros varia de país para país e até mesmo de região para região. Várias das designações têm origem da palavra “omnibus”, que significa “para todos” em latim. Este termo foi usado, desde o século XIX, para designar um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas grandes cidades do mundo, com caraterísticas e funções muito semelhantes aos transportes coletivos atuais.

Registros mostram que no dia 4 de Julho de 1829 um novo veículo chamado de omnibus, começou a fazer a ligação entre Paddington e Londres, provavelmente a primeira empresa oficial para transporte de passageiros. Em 1830, Nova Iorque lançou os serviços de omnibus, quando Abraham Brower, um empreendedor, estabeleceu a ligação ao longo da Broadway começando em Bowling Green. Em seguida outras cidades americanas aderiram ao novo transporte: Filadélfia em 1831, Boston em 1835 e Baltimore em 1844.

Em 1830, o britânico Sir Goldworthy Gurney desenvolveu uma carruagem longa movida a vapor, provavelmente o primeiro ônibus motorizado. Entretanto, nas grandes cidades onde o transporte coletivo se desenvolvia, a tração animal evoluía para o transporte sobre trilhos, levando o veículo a vapor ao esquecimento.

O serviço de ônibus produziu repercussões na sociedade e na urbanização. Socialmente o serviço colocava pessoas em intimidade física, espremidas umas contra as outras, os mais pobres permaneciam excluídos, surgindo uma nova divisão na sociedade urbana, sendo os que possuíam carruagens próprias e os que não possuíam.

Em 1895, Karl Benz criou o primeiro ônibus movido por um motor a explosão. Equipado por um motor a gasolina de 5 cv, o ônibus de Benz alcançava 15 km/h e transportava até oito passageiros.

Pouco se passou desde os primeiros Omnibus e já apareceu uma nova modalidade de transporte urbano: o “Bonde Elétrico”, oferecia uma grande melhoria, percorria sobre carris de ferro em vez de andar sobre estradas de blocos de granito, tornando as viagens mais suaves.

Em 1908 surge no Brasil o primeiro serviço regular de ônibus movido a gasolina, na cidade do Rio de Janeiro.

O ônibus elétrico no Brasil: Em 1917 a prefeitura do Rio de Janeiro aprova a circulação de uma linha de ônibus elétrico pela Av. Rio Branco. Foram utilizados carros elétricos movidos a bateria construídos nos Estados Unidos. O serviço foi inaugurado em 1918, durando até 1928.

Não podemos deixar de citar as chamadas “Jardineiras”. O nome é usado popularmente pelos brasileiros para se referir a um autocarro ou ônibus, normalmente com capô dianteiro similar ao de um caminhão, que também popularmente chamado de bicudo. Foi um veículo muito utilizado em zonas rurais para trajetos de média a longa distância, por serem muito resistentes às típicas estradas de terra.  

Mamãe me leva, é o carinhoso apelido deste ônibus que tinha a característica de veículo sem portas e bancos inteiriços.

Este era chamado de King Kong, porque será?

Se o assunto é sobre ônibus estranho, esse GMC tinha o apelido de Bulldog

O Papa-filas, foi uma tentativa de solucionar a insuficiência do transporte no final dos anos 1950. Os primeiros modelos foram utilizados em São Paulo, a carroceria fabricada pela Caio, tinha capacidade para 120 passageiros, sendo 55 sentados. O cavalo mecânico geralmente era um FNM. Não durou muito, era grande e tinha dificuldade de transitar pelas ruas estreitas.

O gasogênio, também foi a solução para o transporte de passageiros durante a escassez de combustível nos difíceis anos da Segunda Guerra Mundial. 

B75, foi o primeiro ônibus produzido pela Scania-Vabis no Brasil entre 1959 e 1962, com carroceria Ciferal podia acomodar até 78 passageiros. 

O ônibus comum é o tipo mais popular e mais utilizado, também chamado de ônibus simples ou ônibus convencional, esse tipo de ônibus possui apenas um andar e podem apresentar uma ou mais portas para a entrada de passageiros. De todos os tipos, é o mais compacto, mais barato de se adquirir e manter.

O ônibus articulado, também conhecido como ônibus-sanfona, se difere do ônibus comum por apresentar um reboque traseiro ligado por meio de uma articulação central.

O ônibus biarticulado, também conhecido como ônibus de duas sanfonas, é basicamente um ônibus articulado, no entanto, com duas articulações. Normalmente, possuem cinco portas, motor central e quatro eixos.

Ônibus de dois andares, são muito comuns no transporte público europeu, principalmente na Inglaterra, já que esses países têm ruas estreitas e um ônibus com articulação seria menos eficiente. 

Os ônibus de dois andares também são muito comuns para viagens longas e muito requisitados para turismo.

Agora vamos mostrar alguns exemplares que podemos classificar como interessantes ou no mínimo… estranhos.

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Mais uma do

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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23/07/2019

Comments

  1. Boa tarde.
    Gostei muito de conhecer a história do transporte público (ônibus) no mundo e .nossa terra. Lembro-me de minha mãe comentar sobre o gasogenio. Muito interessante a sua matéria, Marcus Vinicius.
    Parabéns!!!

  2. Como sempre nos instruindo no respeitante em epígrafe. Parabéns pelo trabalho enriquecedor q nós presenteia muito. Abraço fraterno!

  3. Trabalhando na Scania por 30 anos , uma das coisas mais interessantes eram os ônibus do começo do século (1911) feitos pela Scania. As carruagens públicas, ou precursores dos onit, iniciaram na Suécia no século 17. Interessante materia. Parabéns

  4. Você, Marcus Vinícius, sempre nos presenteando com boas matérias.
    Muito obrigado por compartilhar.
    Abração.
    Geraldo ( Barbacena ).

  5. Materia interessante, bem escrita e sucinta.
    Curiosamente estou lendo o primeiro volume de “A história do Automóvel”, da Quatro Rodas, em que se descreve, entre outras coisas, a história do desenvolvimento do transporte coletivo no mundo, com a ciracao de fatos e nomes que você citou.
    Parabéns pela iniciativa.

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