Falar sobre os carros e suas variantes é sempre um assunto interessante e apreciar as transformações desenvolvidas pela engenharia das montadoras é um aprendizado a mais. Hoje vamos mostrar duas picapes americanas que tornaram-se rivais a partir de 1959 até 1979, elas são a Ford Ranchero e a Chevrolet El Camino, objeto de desejo tanto para trabalho quanto para lazer dos jovens da época, e veneradas até os dias de hoje.
A Chevrolet El Camino é um veículo utilitário coupé que foi produzido pela Chevrolet em 1959 e 1960 e de 1964 a 1987. Ao contrário de uma caminhonete tradicional, a El Camino foi adaptada à plataforma padrão de automóvel de duas portas Chevrolet e integrou a cabine e o compartimento de carga em um só corpo.
A Chevrolet El Camino foi lançada em 1959 em resposta ao sucesso do utilitário Ford Ranchero Coupé. Inicialmente a produção da El Camino durou apenas dois anos e retomada entre 1964 e 1977, utilizando a plataforma do Chevelle , e de 1978 a 1987 com base na plataforma GM G-body.
A Ford Ranchero é uma picape baseada em um veículo médio, o Ford Torino. A Ford Ranchero foi a primeira picape leve derivada de automóvel que surgiu nos Estados Unidos, o modelo apareceu em 1957 e não fez muito sucesso, sendo retirada de linha em 1979.
A resposta definitiva da Ford à El Camino SS veio em 1970, com a Ford Ranchero GT, equipado com um motor V8 429 7.0 de 365 cv, alimentado por um carburador de corpo quádruplo da Motorcraft e com o famoso scoop “shaker” disponível como opcional.
A Ford da Austrália foi a primeira empresa a produzir um utilitário originado de um cupê; como resultado de uma carta escrita em 1932 da esposa de um agricultor em Victoria-Austrália, pedindo um veículo para ir à igreja no domingo e que pudesse levar os porcos ao mercado nas segundas. O designer da Ford, “Lew Bandt” desenvolveu uma solução adequada, e o primeiro utilitário originário de um cupê foi lançado em 1934, batizado de “Utilitário Cupê”
Vamos conhecer um pouco mais de cada modelo
A Ford Ranchero foi desenvolvida para o trabalho no campo, lançada em 1957, derivada da perua de duas portas Ranch Wagon, sem a parte traseira do teto e com uma enorme caçamba.
A Chevrolet El Camino era a picape leve derivada do Impala 1959, convertido numa cabine simples para três pessoas, mantendo a famosa traseira em asa de gaivota.
A segunda geração da Ford Ranchero foi baseada no compacto Falcon menor e mais leve e impulsionada por um motor de seis cilindros de 2,4L.
A segunda geração da Chevrolet El Camino foi o que se diz na gíria “um tiro no pé”, redesenhado por Bill Mitchell, com estilo suavizado e menos cromados, não oferecia a praticidade da Ranchero. As vendas caíram mais de 30% e em 1960 a produção foi encerrada.
A Ford Ranchero melhorou muito na terceira geração lançada em 1966. O motor V8 Windsor cresceu para 4,7 litros, dando início à linhagem de picapes de alto desempenho, introduzindo a Ranchero no seleto grupo dos muscle cars.
Em 1964 a Chevrolet El Camino volta com tudo, agora evoluída do Chevelle, menor, mais prática e totalmente voltada ao trabalho e inovando os amortecedores traseiros com bolsas infláveis, que nivelavam a carroceria quando carregada.
A quarta geração da Ford Ranchero foi desenvolvida na plataforma do recém-lançado Ford Torino em 1968, equipado com um motor V8 de 5.7L.
Em 1968 foi apresentada a terceira geração da El Camino trazendo elementos dos fastbacks, com colunas traseiras mais largas e a versão SS 396, com decoração nervosa e um V8 6.5 de 375 cv.
A sexta geração da Ford Ranchero veio em 1972, com motores mais fracos devido à proibição do chumbo na gasolina, mas aumentando a cilindrada do V8 Cleveland para 6,5 litros. Ganhou o apelido de Boca de Peixe devido o formato da grade dianteira e em 1973 enormes para-choques foram adotados para atender à legislação norte-americana da época.
Seguindo a receita do Ford Ranchero, a quarta geração da Chevrolet El Camino ficou maior e mais fraca devido à proibição do chumbo na gasolina, e os enormes para-choques mudaram o visual do carro.
Aqui a Ford Ranchero se despede, tanto desta matéria quanto da linha de produção, a sétima e última geração durou três anos, derivada do Ford LTD, saiu de linha em 1979 com pouco mais de 500 mil unidades produzidas em 22 anos.
A última geração da Chevrolet El Camino deu as caras em 1978 baseada no Malibu. Em 1985 a produção foi para o México até 1987 quando foi encerrada definitivamente, totalizando 991 mil unidades produzidas em 28 anos.
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Matéria de Marcus Vinicius
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- Fonte: Wikipédia e sites relacionados
- Fotos meramente ilustrativas
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31/jan/2020
As Ford eram muito mais bonitas, e mais confortáveis, ate hoje!!!!