.

Uirapuru é a continuação de um automóvel esportivo fabricado pela Brasinca com o nome de 4200 GT; um carro genuinamente brasileiro com carroceria e chassis feitos em aço e motor de caminhão.

.

O alto custo da produção do 4200GT fez com que a Brasinca desistisse do projeto, passando a produção para a equipe de engenheiros que trabalhava no veículo. Assim nasceu a Sociedade Técnica de Veículos Ltda (STV), que ficou encarregada de finalizar a montagem das carrocerias já fabricadas pela Brasinca. Uirapuru seria o nome inicial do modelo 4200GT da Brasinca. 

.

A construção do novo carro começou com o espanhol radicado no Brasil, Rigoberto Soler Gisbert. Ao assumir um novo trabalho na Brasinca, Soler convenceu a diretoria e obteve autorização para desenvolver um novo carro na categoria Gran Turismo (GT). O projeto recebeu o nome de X4200; posteriormente denominado 4200GT e Uirapuru.

.

O carro tinha uma estrutura monobloco montada num chassi próprio de vigas retangulares ocas, e a carroceria moldada manualmente em chapas de aço no lugar das peças estampadas. Os componentes mecânicos eram de caminhões e utilitários da linha Chevrolet.

.

O motor era um seis cilindros em linha com 4.271 cm³ emprestado das picks-ups e caminhões Chevrolet Brasil, com 142 cv de potência bruta.

.

Até 1967 foram fabricados 77 exemplares, inclusive três conversíveis, e o célebre protótipo “Gavião”, apresentado no Salão do Automóvel de 1966.

.

O Gavião era um modelo experimental para a Polícia Rodoviária que tinha na sua configuração duas metralhadoras embutidas na grade.

.

Uma versão para pistas também ficou famosa, campeão brasileiro de Gran Turismo, o carro “88”, pilotado por Walter Hahn Jr e Expedito Marazzi.

.

OBS: O número exato dos carros que foram construídos é um pouco vago, nas minhas pesquisas falam em 74, 76 e 77; quanto aos conversíveis falam 2 ou 3.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

20/05/2023

Comments

  1. O Uirapuru era um carro muito bonito, pena q não vingou.
    Na década de 90 trabalhei na Brasinca e qdo eu ia para o escritório em São Paulo tinha o prazer de ver este carro no Hall de entrada do escritório e ficava admirando o mesmo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *